Seu cliente é rentável?

Faça que seu cliente novo torne-se seu cliente de sempre e aumente suas vendas!

Quanto se investe para trazer um cliente até sua empresa?

Vários são os fatores que influenciam a visita de um cliente à sua empresa: localização, infra-estrutura e todo tipo de divulgação.

Um imóvel bem localizado, uma infra-estrutura impecável e a divulgação, todos têm seu preço. Sua equipe faz um atendimento de qualidade. Mas é certo que foi explorado todo poder de compra do seu cliente?

As empresas gastam muito com divulgação do produto ou serviço, mas o quanto esse cliente é rentável? Se você tem uma loja de CDs, por exemplo, fez panfletos, e conseguiu vender bem, por que não fazer com que esses clientes voltem a comprar? Ou melhor, por que não fazer com que eles comprem somente na sua loja?

Como fazer isso? Esse é objetivo principal desse artigo.

Além de ter um bom atendimento e um produto de qualidade, fatores que são no mínimo essenciais, há outras ações que podem efetivamente fazer com que você aumente a rentabilidade da sua empresa a cada cliente.

1) Crie vínculo
Mas crie um vínculo de retorno. Dê ao cliente um bônus de dez reais, por exemplo, e diga que ele tem esse valor de crédito para próxima compra.

No caso de serviços, ofereça um cupom que dê oportunidade ao seu cliente de experimentar um pouco mais do que você pode oferecer.

Mas tome muito cuidado, faça de forma que seja rentável.

2) Bonifique!
Por mais simples que seja, crie um sistema de bônus. A cada sete cortes de cabelo ganhe um, ou a cada dez pizzas ganhe outra. E para não ?queimar? seu sistema, evite letras miúdas, como: ?Válido somente para pizzas da promoção?, ou ainda: ?Válido por dois meses?. Isso irrita os clientes! Quanto mais simples, melhor. Lembre-se de que o cliente já possui informações demais para absorver.

3) Gere cadastros mais interessantes
Sorteie um prêmio para obtê-los. Faça perguntas pertinentes a respeito do seu negócio e que podem ajudar a gerar mais oportunidades para sua empresa. Se for uma loja de CDs, por exemplo, descubra qual o gênero de música que seu público mais gosta. Se for um salão de beleza, informe-se e ofereça descontos na data de aniversário do cliente. Quem não quer ficar bem arrumado no dia em que comemora o nascimento?

Essas são ações simples que podem aumentar (e muito!) a rentabilidade da empresa.

O que é impossível conceber é que o esforço que as empresas fazem para conquistar novos clientes seja maior do que para mantê-los. Fazem promoções com músicas, palhaços, prêmios, etc. E por que não premiar os atuais clientes por comprarem mais?

Lembre-se: quanto mais seu cliente comprar, mais rentável ele vai ser. Valorize muito os atuais clientes, invista neles e vai perceber que seu investimento com prospecção vai ser bem menor. Faça com que sua empresa seja bem comentada e colherá bons frutos.

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