Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
Olá.

Certo dia, um conhecido meu entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de uma fornecedora de materiais esportivos para questionar por que estavam sendo enviadas às lojas apenas tamanhos pequenos da nova camiseta de seu time. Ele já tinha procurado em vários estabelecimentos, e não conseguia encontrar o produto no tamanho que desejava.

Qualquer atendente bem treinado veria nessa situação uma oportunidade de encantar o cliente, ajudando-o a encontrar o produto desejado ou anotando seu número para entrar em contato quando a camiseta estivesse disponível. Entretanto, ao contrário do que se imagina, a atendente se limitou a responder: ?Você tem noção de quantas empresas temos de atender nesta época do ano? Vários clubes estão fazendo lançamentos, então você terá de esperar?.

Essa história chega a ser cômica, mas, na prática, é muito comum e observada em diversas companhias brasileiras, de diferentes ramos. Ela é reflexo da dificuldade que muitos profissionais têm de lidar com as situações do dia a dia que fogem do roteiro. As causas que podem gerar falhas no atendimento são várias, no entanto, a maioria delas passa por um ponto em comum: treinamento.

Foi pensando nisso que minha equipe de criação e eu resolvemos desenvolver o Treinamentos VendaMais. Trata-se de mais uma novidade da Editora Quantum, destinada a ajudar os líderes a extrair de sua equipe os melhores resultados. O conteúdo do programa é inteiramente baseado no CHA das vendas, ou seja, nos conhecimentos, habilidades e atitudes que um bom profissional deve desenvolver para atender com excelência.

O produto reúne vários materiais que irão capacitar o líder a conduzir o treinamento com precisão. Ele engloba um manual sobre o tema a ser trabalhado, um modelo de convite para o treinamento, fichas de orientação, apresentação em PowerPoint ? que pode ser personalizada com a logomarca de sua empresa ?, apostila do vendedor e faixas de áudio e vídeo para enriquecer a apresentação.

O Treinamentos VendaMais abrange três etapas: a primeira é o treinamento propriamente dito, programado para ter duas horas de duração. Após essa fase, os liderados recebem um desafio, que deve ser colocado em prática durante os 15 dias seguintes. Isso será crucial para que o treinamento não fique apenas na teoria, mas que seja trazido para o dia a dia dos vendedores. No fim do processo, deve ser reservada uma hora para o levantamento dos acertos e dificuldades observados nessas duas semanas e para a premiação dos que se destacaram durante o processo.

Além desses recursos, o líder ainda poderá contar com todo o apoio da Editora Quantum. Uma equipe capacitada pela VendaMais entrará em contato com ele para saber como está sendo aplicado o treinamento, se há alguma dificuldade e quais são os resultados.

Ficou curioso? Então, acesse o site: http://www.treinamentosvendamais.com.br e faça o teste para descobrir como os treinamentos estão sendo feitos em sua empresa. Mesmo que você não adquira nosso produto, espero que reflita sobre como tem realizado seus treinamentos e mensurado se, na prática, eles estão resultando em uma mudança de postura de seus liderados.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

DICAS DA CONSULTORA DA SEMANA

Gestão em vendas ? As 5 portas que precisam ser abertas
Por Marília Zanim Candeloro

Segundo Brian Azar, autointitulado Doutor Vendas (Sales Doctor), além da ética, competência profissional e conhecimento técnico, existem cinco portas que ajudam os profissionais de vendas a venderem mais:

  1. Energia ? Para alcançar o sucesso, você precisa ter energia, e uma das melhores formas de possuí-la é eliminando de sua vida a energia negativa e tudo o que estiver relacionado ao negativismo.
  2. Fisiologia ? Não estamos nos referindo apenas ao modo como você cuida do seu corpo, mas também de como anda, de sua linguagem corporal, pois está comprovado que ela é muito importante, pois afeta até mesmo o rendimento de quem trabalha ao telefone.
  3. Apelos visuais ? Nada melhor para se energizar que ter à disposição um símbolo qualquer que represente o sucesso para você. Pode ser um chapéu, foto, lenço ou camisa, enfim, algo que sirva como seu ?uniforme de jogo?, que faça seu cérebro entender que agora a coisa é séria e que você está empenhado para vencer.
  4. Atitude ? Se você não está fazendo o que gosta, acordar pela manhã, todos os dias, vai se tornar uma tarefa cada vez mais difícil. Faça o que ama e ame o que você faz.
  5. Sistemas pessoais ? Hoje, temos vários sistemas de crenças que não são verdadeiros, saudáveis ou mesmo apropriados. Eles deveriam incluir uma visão positiva do trabalho, como: ?Não existem fracassos, apenas lições?. Quando você possui um propósito mais alto para o que quer conquistar, tanto pessoal quanto profissionalmente, cria um sistema de crenças que o ajuda, automaticamente, a conquistar seus objetivos.

Escreva uma missão de vida com alguns objetivos que deseja alcançar e mantenha sempre uma cópia em sua carteira, outra na gaveta do escritório e uma em casa.

Marília Zanim Candeloro é administradora e editora da revista VendaMais.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Marília Zanim Candeloro, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Quando assinei a VendaMais, eu buscava mais conhecimento sobre o mundo das vendas porque, até então, não tinha contato algum com essa área. A revista me ajudou muito e tem sido uma excelente ferramenta de trabalho, além de possuir várias matérias que auxiliam em meu dia a dia?

Marcos Proença
Supervisor de revendas da Siemens na região sul do Brasil

PARA PENSAR

?Uma organização que visa ao lucro não é apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, e sim sua validação. Se quisermos saber o que é uma organização, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora dela. E essa finalidade é criar um cliente?
Peter Drucker

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