Servicebot: conheƧa a plataforma da Tree Tools para automatizar relacionamento com clientes

Servicebot: robƓ para criar relacionamento com clientes

O quesito tempo tem sido um ponto cada vez mais crucial na hora de atender clientes. Se antes, esperar por 48 horas era algo plenamente comum ao mercado, hoje os prazos estĆ£o mais curtos, a concorrĆŖncia cada vez mais Ć”gil e o cliente espera solucionar problemas com rapidez. Para Mario Jorge Kowalski, Diretor da Tree Tools, a implementaĆ§Ć£o de uma plataforma que auxilie a equipe a aumentar esta eficiĆŖncia Ć© uma questĆ£o de sobrevivĆŖncia.

Diretor da empresa que Ć© focada em GestĆ£o de Atendimento desde 1991, ele explica que existem duas vertentes para agregar tecnologia ao atendimento: SoluƧƵes baseadas em machine learning e soluƧƵes baseadas em automaĆ§Ć£o de tarefas. Ambas utilizam tĆ©cnicas de inteligĆŖncia artificial para resolver demandas. Entenda a diferenƧa entre ambas:

  • Machine Learning: nesta vertente, o robĆ“ tem “capacidade de aprender”. Ɖ muito Ćŗtil em sistemas que exijam alto grau de especialidade, quase sempre de cunho tĆ©cnico. Ɖ implementada por meio de codificaĆ§Ć£o proprietĆ”ria e, portanto, requer profissionais de TI. O custo e o prazo para implementaĆ§Ć£o sĆ£o substancialmente maiores. Geralmente cria dependĆŖncia com o fornecedor.
  • AutomaĆ§Ć£o de tarefas: orientada para tarefas do dia a dia. Um bom exemplo Ć© o SAC, onde as atendentes seguem um script e nĆ£o hĆ” intenĆ§Ć£o de que tenham autonomia sobre as demandas. A implementaĆ§Ć£o Ć© muito mais rĆ”pida, raramente exige conhecimentos de TI e, portanto, tĆŖm custo menor. Rapidamente o usuĆ”rio estarĆ” autĆ“nomo para manter os scripts gerados e criar outros.

A soluĆ§Ć£o da Tree Tools, chamada Servicebot-3, Ć© orientada para a segunda vertente. O objetivo Ć© automatizar a execuĆ§Ć£o das atividades do dia a dia do relacionamento com seus clientes.

ā€œMuita gente que busca atendimento virtual ainda imagina que o papel de um atendente virtual Ć© responder perguntas. Nossa proposta Ć© oferecer um atendente virtual que possa fazer tudo o que um atendente humano faria, e nĆ£o sĆ³ responder perguntas. Os clientes nĆ£o ligam para sua empresa para fazer perguntas. Eles ligam para fazer negĆ³cios. E precisam ser atendidos com esse focoā€, explica o diretor.

ConheƧa mais sobre o Servicebot e suas aplicaƧƵes para a Ɣrea de atendimento nesta entrevista com Mario Jorge Kowalski:

O que vocĆŖs oferecem na Tree Tools? Como funciona?

Uma soluĆ§Ć£o de automaĆ§Ć£o para relacionamento com clientes. Um robĆ“ que pode conversar com os clientes em diversos momentos do relacionamento, seja na prĆ©-venda, na venda ou no pĆ³s-venda. Ele automatiza tarefas, tal como elaboraĆ§Ć£o de orƧamentos, qualificaĆ§Ć£o de clientes, agendamentos, envio de material ou troca de produtos.

Servicebot: conheƧa a plataforma da Tree Tools

Como a Tree Tools pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?

Aumentando a capacidade de atendimento e relacionamento para um modelo 24×7 (24 horas, 7 dias por semana). Sem restriƧƵes de horĆ”rios, sem filas, sem perder contatos e assegurando um padrĆ£o de qualidade, apesar de permitir personalizaĆ§Ć£o do atendimento. O aumento da capacidade vem associado tambĆ©m a uma reduĆ§Ć£o de custos de operaĆ§Ć£o. Ou seja, podemos fazer mais com menos, melhorando o retorno sobre o investimento no relacionamento com clientes. AlĆ©m disto, tudo o que foi conversado fica documentado, permitindo uma total rastreabilidade das aƧƵes e das reaƧƵes dos clientes. Isso faz com que possam ser aprimorados os processos de vendas.

VocĆŖ poderia nos dar um exemplo prĆ”tico?

Uma instituiĆ§Ć£o de ensino que somente podia atender candidatos a alunos, alunos atuais e egressos em turnos regulares de trabalho, com limitaĆ§Ć£o de atendimento nos dias de pico e que gerava atĆ© 4 horas de espera, hoje jĆ” realiza o mesmo trabalho com reduĆ§Ć£o do tempo de espera de atĆ© 50%, reduĆ§Ć£o de custo de telefonia em mais de 30%, melhoria da qualidade e presteza, podendo atender a 50% mais alunos com a mesma equipe que antes possuĆ­a, portanto com menor custo.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviƧo?

Qualquer empresa que possua necessidade de melhoria no seu atendimento e que busque reduĆ§Ć£o de custos, independentemente de seu tamanho. Afinal, estamos falando de reduƧƵes percentuais e de ganhos percentuais.

Da mesma forma, que tipo de situaĆ§Ć£o a Tree Tools NƃO se propƵe a resolver?

Apostamos fortemente na ideia de que o cliente estĆ” cada vez mais digital e que busca cada vez mais canais de comunicaĆ§Ć£o por mensagem de texto. Portanto, nĆ£o temos hoje pretensĆ£o de investir no desenvolvimento de soluƧƵes que automatizem conversas em canais de voz (0800, URAs, etc). Nossa soluĆ§Ć£o Ć© para comunicaĆ§Ć£o via mensagens de texto exclusivamente, apesar de, durante uma troca de mensagens, nosso robĆ“ poder oferecer para uma pessoa ser transferida para um canal de voz (uma ligaĆ§Ć£o de fixo para fixo, fixo para mĆ³vel, ou mĆ³vel para mĆ³vel). Ele faz inclusive a discagem automĆ”tica e coloca as pessoas ā€œna linhaā€ para conversarem, enquanto aguarda para continuar ā€œteclandoā€ com a pessoa.

Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas cometendo em relaĆ§Ć£o a este assunto especĆ­fico ou nesta Ć”rea em que a Tree Tools se propƵe a ajudar?

Muitos robĆ“s de atendimento virtual continuam oferecendo mais do mesmo, ou seja, sĆ£o meros mecanismos para responder perguntas mais frequentes. Muita gente que busca atendimento virtual ainda imagina que o papel de um atendente virtual Ć© responder perguntas. Nossa proposta Ć© oferecer um atendente virtual que possa fazer tudo o que um atendente humano faria, e nĆ£o sĆ³ responder perguntas. Os clientes nĆ£o ligam para sua empresa para fazer perguntas. Eles ligam para fazer negĆ³cios. E precisam ser atendidos com esse foco.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

Acreditar que a tecnologia, sĆ³ por ser inovadora, vai resolver antigos problemas. A tecnologia tem que estar inserida num processo inovador para ser inovadora. Usar inteligĆŖncia artificial para substituir buscas em pĆ”ginas de FAQ (perguntas mais frequentes) Ć© jogar fora uma tecnologia inovadora, usando-a para reproduzir um mecanismo de busca que o cliente jĆ” estĆ” cansado de tentar usar. O cliente nĆ£o quer aprender a trocar um produto. Ele quer ser atendido e ter seu produto trocado. Isso Ć© prestar serviƧos.Ā  Por isso nosso produto nĆ£o Ć© um chatbot (um robĆ“ para conversar). Ele Ć© um Servicebot: um robĆ“ para, conversando, executar serviƧos para o cliente.

Imagine que uma empresa estĆ” preocupada em implantar melhorias em relaĆ§Ć£o a este assunto. Por onde deve comeƧar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?

Rever seus processos e identificar onde estĆ” a causa-raiz dos problemas. A tecnologia tem que ser aplicada para atuar sobre causas-raĆ­zes, minimizando ou mitigando-as. SĆ³ depois disto, buscar soluƧƵes que efetivamente atuem sobre estas causas de modo inovador, mas sem tirar a opĆ§Ć£o de escolha do cliente. Se ele quer conversar pelo telefone, ele terĆ” direito a ter este canal, mas nĆ£o sem antes ter passado por uma triagem com nosso atendente virtual. Assim todos saem ganhando.

Qual o seu diferencial em relaĆ§Ć£o a outros possĆ­veis concorrentes? Por que vocĆŖs sĆ£o diferentes?

Temos uma soluĆ§Ć£o que, apesar de inovadora, jĆ” carrega 5 anos de projetos em produĆ§Ć£o. Portanto, temos inovaĆ§Ć£o, mas temos experiĆŖncia.

Em segundo lugar, somos uma empresa que entende de processos de relacionamento e atendimento. NĆ£o somos somente fornecedores de ferramentas, prestamos consultoria em processos e melhorias de atendimento.

Em terceiro lugar, temos total domĆ­nio da tecnologia. Usamos hoje uma soluĆ§Ć£o totalmente desenvolvida em nossos laboratĆ³rios. NĆ£o dependemos de terceiros para ter nossa soluĆ§Ć£o operacional. Temos tambĆ©m um ambiente muito seguro e flexĆ­vel para criaĆ§Ć£o de robĆ“s. Um leigo Ć© capaz de utiliza-lo para criar sozinho seus robĆ“s, sem precisar de uma equipe de informĆ”tica altamente especializada, e sem pagar em dĆ³lar.

Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆ­dia sobre esse assunto com as quais nĆ£o concorda?

Uma coisa que me assusta muito Ć© ver muita gente dizendo que sistemas cognitivos sĆ£o sistemas que aprendem sozinhos, e que ninguĆ©m precisa programĆ”-los. Ou que sistemas inteligentes sĆ£o aqueles com capacidade de aprender coisas novas sem que ninguĆ©m os ensine. Isto Ć© uma meia-verdade. Ou se olharmos por outro lado, uma meia-mentira. Treinar um sistema cognitivo Ć© muito complexo, trabalhoso, e se uma situaĆ§Ć£o nova surgir, ele vai precisar sim ser treinado para tratĆ”-la. O que ele aprender sozinho, e ainda depois de muito trabalho, Ć© reconhecer, por exemplo, novas frases que se assemelhem Ć s frases para as quais ele jĆ” foi treinado. RecomendaƧƵes novas para situaƧƵes novas nĆ£o serĆ£o automaticamente derivadas do nada. O aprendizado Ć© feito por reconhecimento de padrƵes. SĆ³ depois disso Ć© que entramos numa etapa mais evoluĆ­da de ā€œdeep-learningā€. Mas atĆ© lĆ”, tem muita coisa sendo dita de modo irreal. Ou por desconhecimento, ou por vontade de atrair clientes.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Tree Tools pode encontrar informaƧƵes e tirar dĆŗvidas?

No nosso site www.servicebot.com.br conversando com nosso atendente virtual, Ć© claro.Ā  Ou com a gente tambĆ©m, se preferir, pelo 41 3-LIG-TREE.

Algum Ćŗltimo comentĆ”rio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

A oportunidade de inovar no atendimento e no relacionamento com clientes estĆ” Ć  sua disposiĆ§Ć£o. Ela pode trazer economia, melhoria de produtividade, aumento de capacidade, padronizaĆ§Ć£o e muitas outras vantagens. Obter tudo isso, porĆ©m, pode depender da escolha da soluĆ§Ć£o certa. Ainda outro dia ouvi de um prospect a frase: ā€œDe 10 fornecedores que vieram aqui, vocĆŖ Ć© o primeiro que eu vejo que tem experiĆŖncia neste assunto… Todos estavam querendo vir aqui e fazer projetos experimentais comigo. Me usar de cobaiaā€. Portanto, se de cada 10 fornecedores, 1 tem experiĆŖncia, entĆ£o nos procure. Somos este 1.

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