Uma rotina semanal que criei para mim mesmo no começo do ano e que tenho feito regularmente é a revisão pessoal semanal.
Geralmente faço no domingo à noite, depois que todos vão dormir. Sento no meu escritório ou na cozinha, faço um chá, abro meu caderno e começo a revisar a semana que passou e a planejar a semana seguinte.
Como é muito produtivo e motivador, tenho comentado com algumas pessoas e o assunto sempre desperta interesse.
São 10 passos que sigo que talvez você queira usar como modelo.
Recomendo comprar um caderno só para isso – funciona muito bem e acaba virando seu diário, com anotações para você mesmo, fantásticas de reler depois. Nenhuma desmotivação resiste ao ato de reler seu diário quando escrito desta forma!
- Quais foram minhas maiores conquistas esta semana?
- Frase/ditado da semana (algo que li e que me inspirou).
- O que não consegui fazer ou não aconteceu esta semana (e deveria ter acontecido)?
- O que aprendi esta semana? Maiores lições? Recados para mim mesmo!
- Quais foram minhas maiores fontes de inspiração?
- Lista da gratidão (o que tenho para agradecer?)
- Revisão dos meus Valores.
- Revisão das minhas Metas para o ano.
- Revisão dos meus grandes Projetos.
- Planejamento: Lista de coisas a fazer.
Lembre sempre desta dica dos campeões de vendas: uma boa semana começa no domingo à noite, com PLANEJAMENTO.
Abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro
Artigo da semana
Atenda seus clientes como você gostaria de ser atendido!
Por Oswaldo Pires
O bom atendimento cria Clientes Fiéis que vão sempre preferir comprar de você.
Claro que seus produtos ou serviços têm que ser de alta e constante qualidade; os preços devem ser competitivos; as entregas pontuais e sem erros, etc.
O bom atendimento completará tudo isso como a cereja em um bolo delicioso!
Dicas para atender muito bem seus Clientes:
- Antes da visita, reveja tudo sobre o seu Cliente.
- Pense se poderá cumprir o que prometer. Prometeu? Cumpra exatamente o que prometeu.
- Fale sempre a verdade ao Cliente. Ele vai ter respeito por você e confiará em você.
- Vital: cumpra prazos. Se não puder, avise o seu Cliente com boa antecedência.
- Acompanhe o Pedido e mantenha seu Cliente informado.
- Consiga que os outros Departamentos da sua Empresa façam tudo com perfeição.
- Aja com rapidez. Ajude seu Cliente a não perder tempo e a ter lucro com a sua ajuda.
- Conheça bem o lado pessoal dele: data do aniversário, suas preferências, família etc.
- Não demonstre saber mais do que o Cliente. Seja humilde. Demonstre firmeza.
- Escute-o com atenção e interesse. Fale pouco: ouça muito. Faça perguntas.
- Olhe sempre nos olhos do Cliente ao falar com ele, ou melhor: olhe em um ponto fixo entre os olhos dele para não deixá-lo constrangido.
- Tenha paciência e calma. Controle sua ansiedade.
- Pergunte como atendê-lo ainda melhor.
- Anote o que precisar estando com o Cliente: ele sentirá sua seriedade.
- Agradeça pelo Pedido obtido. Mas se não o obteve, pergunte o que faltou para o seu Cliente comprar de você.
- Após a venda/entrega pergunte a ele se está satisfeito ou se você pode ajudar.
- Mantenha em mente: atenda o seu Cliente como você gostaria de ser atendido!
Oswaldo Pires – [email protected]
Opinião do leitor
Esta é a melhor revista de informação, em relação a vendas que conheço, aprendo demais, sou vendedora de prestação de serviços em atividade física, lendo a revista minha profissão se torna mais fácil. Obrigada VendaMais!
Solange Silva (via Facebook)
Para pensar
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.
Thomas A. Edison