Relatórios de vendas: vantagem ou dor de cabeça?

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Relatórios de vendas: vantagem ou dor de cabeça?

Olá.

Por que será que tantos vendedores parecem ter verdadeira aversão à palavra “relatório”? Já abordamos na VendaMais algumas vantagens de preencher relatório. Só para relembrar algumas:

  • Descobrir quantas ligações ou atendimentos você precisa fazer para fechar uma venda.
  • Encontrar quais são os seus pontos fortes e fracos.
  • Realizar um plano de ação para melhorar fraquezas e fortalecer potenciais.
  • Relembrar eventos passados.
  • Permitir ao gerente maior controle sobre a equipe.
  • Dar informações úteis para a empresa, que podem ser utilizadas, por exemplo, para melhorar ou criar produtos ou serviços.
  • Manter o foco na profissão.
  • Controlar o estoque.

Na prática, entretanto, vários vendedores se mostram desconfiados e desentusiasmados para preencher relatórios. Conversando com alguns deles, percebi certos problemas comuns às empresas brasileiras:

  • Dados irrelevantes – Muitas empresas pedem informações desnecessárias para seus funcionários e, depois, não as utilizam para nada.
  • Dados transformados em armas – Chefes ou outros diretores utilizam os dados apenas para criticar a equipe, criando um clima ruim e incentivando os vendedores a forjarem os dados.
  • Informações atrasadas – Relatórios que só são preenchidos muito tempo depois perdem a utilidade e fazem os vendedores perder tempo tentando se lembrar de eventos passados.
  • Excesso de relatórios – Numa combinação dos três itens anteriores, há empresas que pedem tantos relatórios que acabam atrapalhando a principal atividade do vendedor, que é justamente vender.

Analisando a utilidade dos relatórios e os motivos que fazem os vendedores fugirem dessa tarefa, fiquei curioso para conhecer a sua relação com os relatórios. Como você e os vendedores de sua empresa se relacionam com eles?

Não quero aqui estimulá-lo a dar respostas prontas, informando que todos cumprem os relatórios à risca e sabem da importância deles. Quero conhecer a sua prática. Alguma vez um relatório ajudou você ou sua empresa a trazerem um bom resultado? Ou, ao contrário, a necessidade de fazer um relatório criou alguma indisposição ou outro problema para você e para a empresa? Escreva para a gente contando a sua relação com os relatórios.

Envie um e-mail para: [email protected] ou participe da nossa enquete na Central de Pesquisas de Vendas, acessando: www.centraldepesquisasdevendas.com.br. Fique atento, pois a sua resposta poderá aparecer em uma das próximas edições da revista VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

10 dicas para ter força em vendas

Por Allynson Lymer

  1. Resgate seus sonhos e estabeleça objetivos.
  2. Seja expert em seu produto, empresa e concorrência.
  3. Identifique seu nicho de mercado e foque ele.
  4. Invista imediatamente em seu marketing pessoal.
  5. Aprenda que vender é uma questão de números.
  6. Entenda seu cliente entendendo de gente.
  7. Estabeleça acompanhamento constante (follow-up).
  8. Aprimore-se sempre e desenvolva sua inteligência emocional.
  9. Fortaleça seu espírito, ore, medite e agradeça.
  10. Adquira uma convicção inabalável.

Allynson Lymer é palestrante de vendas e treinador comportamental.
Visite o site: www.tecnicasdevendas.com.br.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem espaço em nosso boletim semanal. Faça como Lymer, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para conferir este artigo na íntegra, acesse a comunidade e leia o texto A força de vendas.

OPINIÃO DO LEITOR

“Olá, Raúl. Compartilhei a revista com meus colaboradores, principalmente a seção Manual do Vendedor, e aqueles que aplicaram as atitudes sugeridas fidelizaram mais clientes e melhoraram sua performance em vendas!”
Milnen Ho

PARA PENSAR

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”
Peter Drucker

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