Relacionamento com o cliente: dicas de ouro para a excelĂȘncia

Relacionamento com o cliente: dicas de ouro para a excelĂȘncia

1) Carreira ? Talento nĂŁo se sustenta sozinho
2) Atendimento ? Dicas para fortalecer as argumentaçÔes e realizar um atendimento diferenciado
3) Relacionamento com o cliente ? dicas de ouro para a excelĂȘncia
4) ComentĂĄrio da semana: Paulo Baptista Portal
5) Frase da semana: Intuição ? Henri Poincaré

OlĂĄ.

Este ano, cometemos uma ?temeridade? em relação à ExpoVendaMais.
Decidimos que os palestrantes seriam escolhidos pela comunidade
VendaMais, em votação aberta. Sabendo disso, tivemos até mesmo
alguns consultores que se recusaram a participar. Um por achar que
estĂĄ acima disso, outro por medo de nĂŁo ser escolhido. Os dois sĂŁo
excelentes profissionais e tĂȘm direito absoluto de terem sua opiniĂŁo e
sentimento respeitados.

A verdade Ă© que a democracia nĂŁo Ă© o melhor sistema do mundo, mas
Ă© menos pior que os outros. O problema democrĂĄtico, como vemos em
nosso sistema polĂ­tico, Ă© que as aparĂȘncias sĂŁo muito mais
importantes que o conteĂșdo. AlĂ©m disso, as pessoas priorizam o curto
prazo e nĂŁo o longo ? por isso, temos sempre planos emergenciais,
quando na verdade deverĂ­amos olhar para mais longe, justamente
para evitĂĄ-los.

De qualquer maneira, resolvemos arriscar e confiar no bom senso dos
nossos leitores. O resultado foi muito interessante. Alguns grandes
nomes ficaram de fora. Outros, menos conhecidos, foram escolhidos
mais pelo peso da ferramenta ou sistema que pelo prĂłprio nome. Isso
Ă© bom, pois essa Ă© justamente a proposta da ExpoVendaMais deste
ano.

Para que os leitores conheçam melhor quem vai se apresentar na
ExpoVendaMais 2008, pedi aos consultores escolhidos que enviassem
dicas de vendas alinhadas com suas apresentaçÔes. Assim, além de
aguçar a curiosidade e talvez conseguir alguns inscritos a mais,
beneficiaremos até mesmo quem não puder ir, pois as dicas podem ser
colocadas imediatamente em pråtica, que é também a proposta desta
e-zine.

Para começar, esta semana teremos dicas do Clåudio Tomanini, que
falarĂĄ sobre como obter excelĂȘncia no relacionamento com os
clientes na ExpoVendaMais. E a partir de agora, vocĂȘ pode esperar
uma dica especial por semana desse pessoal ? 15 dos maiores
especialistas em vendas do Brasil dando dicas especiais para vocĂȘ.

Abraço e boas vendas,

RaĂșl Candeloro

P.S.: a grade completa e mais informaçÔes sobre a ExpoVendaMais
vocĂȘ encontra no site www.expovendamais.com.br.

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1) Carreira ? Talento nĂŁo se sustenta sozinho

Os dicionĂĄrios definem talento como ?inteligĂȘncia excepcional, aptidĂŁo
natural ou habilidade adquirida? e dom como ?dote ou qualidade
natural inata, poder, virtude ou privilégio?.

No entanto, talento nĂŁo se sustenta sozinho. Existe uma linha tĂȘnue
entre as conquistas advindas do talento e as obtidas através de muito
trabalho e persistĂȘncia. HĂĄ pessoas que executam tarefas com mais
facilidade (talento), e para elas o caminho parece nĂŁo ser tĂŁo ĂĄrduo.
Mas isso nĂŁo quer dizer que terĂŁo mais sucesso que outras. Na
pråtica, o sucesso é resultado de muito suor e determinação.

O talento faz com que a ?largada? seja mais rĂĄpida para o indivĂ­duo
talentoso, mas alguém mais esforçado poderå chegar muito mais
longe. Um bom exercĂ­cio para todo profissional Ă© refletir sobre seu
talento e investir em suas potencialidades. O ideal é unir a inspiração
com a transpiração. Quando seu talento se une com a perseverança
Ă© que surge o grande diferencial.

Fabiano Brum é palestrante nas åreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas. Em suas apresentaçÔes, alia seu conhecimento
musical aos temas dos treinamentos.
Visite o site: www.fabianobrum.com.br

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2) Atendimento ? Dicas para fortalecer as argumentaçÔes e realizar
um atendimento diferenciado

No livro Menos Pode ser Mais (editora Odorizzi), o palestrante mĂĄgico
Dalmir Sant?Anna conta que uma das habilidades fundamentais dos
colaboradores e gestores dos diversos setores estĂĄ no
comprometimento individual e coletivo para fortalecer argumentaçÔes
e realizar um atendimetno diferenciado, tendo como objetivo a
ascensĂŁo na produtividade e nos resultados em vendas, confira.

» Despertar o interesse do cliente.
» Detectar os sinais de fechamento da venda.
» Estar preparado para a ligação com o cliente.
» Observar as objeçÔes como oportunidades.
» Saber ouvir.
» Ser humilde nas respostas.
» Ser otimista faz a diferença.

Lembre-se de que um atendimento diferenciado e pautado pelo
conhecimento nos produtos e serviços oferecidos proporciona uma
atitude positiva para o fechamento da venda.

Dalmir Sant?Anna Ă© palestrante mĂĄgico e autor do livro Menos Pode
ser Mais
.
Visite o site: www.dalmir.com.br

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3) Relacionamento com o cliente ? Dicas de ouro para a excelĂȘncia

» Conhecer o cliente a fundo, incluindo toda a cadeia produtiva.
» Desenvolver ou criar soluçÔes que atendam as reais necessidades
   do seu cliente.
» Desenvolver projetos em conjunto com ele.
» Mais importante que o carisma é o reconhecimento pelo seu nível
   de participação no sucesso dele.
» Comprometimento e disciplina.
» Orientação por inovação, trazendo novos referenciais para o
   mercado.

Clåudio Tomanini é professor de MBA da Fundação Getulio Vargas e
diretor-presidente da New Marketing ? empresa de estratégias e
resultados de mercado. Presença confirmada na ExpoVendaMais 2008,
Tomanini vai apresentar a ferramenta Avaliação ? Nível de
Relacionamento com os Clientes.
E-mail: [email protected]

4) COMENTÁRIO DA SEMANA ? Paulo Baptista Portal

A revista VendaMais tem me ajudado muito com suas técnicas e
auxílios nos procedimentos de venda, além de levantar interesse
também do chefe do setor financeiro da empresa e de minha
supervisora. A VendaMais serve para mim como um auxĂ­lio nos
momentos de dificuldades.

5) PARA TERMINAR: Intuição ? Henri Poincaré

?Provamos através da lógica, mas descobrimos através da intuição?

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enviando sua mensagem para: [email protected]
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