Raul Responde: Como lidar com vendedores veteranos que não seguem os processos da empresa?

Raul Responde - liderança

Por Raul Candeloro

Dúvida do assinante:

Olá!

No episódio “Os primeiros noventa dias de um vendedor na sua equipe”* do programa VendaMais Responde, vocês dizem que o novo vendedor deve seguir o profissional que melhor segue os processos da empresa.

Eu não posso fazer isso, pois os veteranos da minha empresa minam o novato a não seguirem os processos. O que posso fazer?

Luiz Alfredo Kiefer

*Acesse bit.ly/90diasvendas e assista!

Raul Responde

Luiz Alfredo, que bela pergunta. E que pepino!

Essa situação me lembra de quando eu pedia para meu pai que me ajudasse com problemas de matemática. Ele me ensinava umas quatro ou cinco formas de resolver o problema, eu ficava impaciente e exasperado e dizia: “Pai, eu só quero a resposta!” Ele sempre respondia: “se eu te der um peixe, amanhã você vai vir pedir outro. Se eu te ensinar a pescar, você vai poder pegar os seus peixes.”

Imagino que você queria o peixe – é o que geralmente as pessoas querem. Seja paciente, pois vou aproveitar para ensiná-lo a pescar. Então, antes de mais nada, preciso fazer vários comentários para depois dar possíveis soluções.

O onboarding, que é o processo de colocar pessoas “a bordo”, é uma das principais oportunidades e também uma das grandes falhas nos departamentos comerciais. E uma equipe de vendas que boicota e subverte o processo mostra um desalinhamento claro e uma falha grave de liderança. Basicamente você está dizendo que é refém da equipe. Não pode.

Sempre digo que se temos um vendedor com problemas e/ou desalinhado, o problema é pontual, específico. Se a equipe inteira está desalinhada, então o problema não é a equipe: é o líder.

Eu posso dar “n” dicas paliativas para você lidar com a situação. Remédios para diminuir a dor, mas que não curam a causa da dor. Mas prefiro começar pelo começo – onde e por que surge esse problema?

Uma das coisas que sempre defendo nos meus cursos de gestão de equipes comerciais é que tudo começa com a definição clara dos valores do líder e da empresa.

Se um líder não define, não comunica e não cobra (com consequências) que os valores sejam vividos, então temos um cenário em que realmente a equipe vai definir ela mesma os valores. E aí é que está o problema.

Duas perguntas que eu faria num processo de coaching para ajudar a resolver as causas deste problema e não apenas lidar com as consequências/sintomas:

1) Por que vendedores veteranos não seguem eles mesmos as regras? Alguém está deixando isso acontecer. Como nasceu isso e por que é persistente e generalizado?

2) Por que vendedores veteranos subvertem o processo? Por que não fazem corretamente a educação/onboarding dos novatos?

  1. Porque sabem que nada acontece?
  2. Porque acreditam que seu jeito de fazer as coisas, quebrando regras, é o que realmente funciona?
  3. Porque têm medo do novato, de perder espaço?
  4. Porque querem marcar território e “mostrar quem manda”?
  5. ???

Só essas perguntas já deveriam ser suficientes para fazer uma forte autoavaliação do processo de liderança. A questão mais importante aqui é de liderança fraca, que precisa ser revista. Duro de falar, mas é a verdade.

Está mais do que na hora de líderes comerciais entenderem que vendedor tem que vender e tem que seguir regras. As duas coisas. Não uma nem a outra.

Um líder que deixa a equipe vender mas descumprir regras não é de verdade um bom líder. Vira refém da equipe. E um líder que tem vendedores que são ótimos em cumprir processos, mas não vendem, também não é um bom líder – vai ser demitido, junto com toda a equipe, por falta de resultados. Liderança, então, é juntar três coisas: valores + regras/processos + resultados. Aí sim o líder mostra a que veio, tem a equipe na mão e faz a gestão correta.

Dicas práticas

a) Peça para os vendedores preencherem uma ficha de avaliação pós-encontro, tanto veteranos quanto novatos. Dê um feedback para os vendedores veteranos depois de cada visita/reunião/encontro que eles tiverem com novos vendedores novos. Premie os melhores (mesmo que em pequenos detalhes) e chame para uma conversa pessoal os piores.

b) Acompanhe, sempre que possível, esses encontros. Com sua presença vai ter muito menos gente subvertendo o processo. Se você não puder ir pessoalmente, mande alguém (pode ser até de outro departamento) para acompanhar. Peça um relatório no final do processo para essa pessoa de fora.

c) Remunere vendedores veteranos de alguma forma, mesmo que simbólica, pelo sucesso de seus apadrinhados. Crie a figura do mentor, padrinho, anjo da guarda e faça com que o sucesso do novato seja comemorado.

d) Identifique na sua equipe quais vendedores veteranos estão mais alinhados com sua forma de pensar e mais abertos à mudança. Trabalhe só com eles e faça com que lentamente convertam-se e saiam do lado negro da força.

e) Demita de maneira ostensiva vendedores desalinhados. Não aceite desvios de conduta. Dê a todo mundo feedback e siga a lei dos 3 strikes: na 3ª advertência você está fora.

Ok? Espero ter ajudado! Recado mais importante de todos: vá na raiz do problema, não na consequência.
Abraço e boas vendas,

Raul Candeloro

Conteúdos Relacionados

5 Atitudes cruciais para não ser morno na Prospecção de Novos Clientes | Parte 1: Iniciativa

5 Atitudes cruciais para não ser morno na Prospecção de Novos Clientes | Parte 1: Iniciativa

Conhece aquela frase “Seja quente, seja frio, não seja morno que te vomito?”

A verdade é que muitas prospecções não dão certo porque os vendedores não a fazem de maneira convicta, com atitude vencedora e de forma consistente. Vão mornos, sem muita vontade, sem consistência, fazendo a mesma coisa que todo mundo faz, falando a mesma coisa que todo mundo fala. E nós já sabemos o que os clientes vão fazer com essas posturas mornas!

Continuar lendo
Seja consistente

Seja consistente

Uma grande característica da liderança premium de alta performance é a CONSISTÊNCIA. Consistência é o que transforma algo normal em excepcional. Sabe aquela história, de

Continuar lendo
As duas listas

As duas listas

Tempos atrás o Seth Godin publicou no seu blog (www.sethgodin.com) um texto excelente sobre “As duas listas”. Gostei tanto que achei que vale a pena

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima