Saiba se seu programa de treinamento de vendas atende a todas as áreas e cobre as principais demandas que deveria cobrir respondendo este questionário
Se você gosta de material de desenvolvimento e crescimento pessoal (comumente chamado de “autoajuda”), com certeza conhece o trabalho de Tony Robbins, autor de Passos de gigante.
Quem talvez você não conheça é Pam Hendrickson, que por muitos anos trabalhou nos bastidores, ajudando o Tony Robbins a organizar e vender seus cursos online.
Ela é ótima, focada, direta ao ponto, muito profissional. Várias dicas que deu em webinários e artigos que publicou eu utilizei nos cursos que organizo no Instituto VendaMais (GEC, APV, PAP, NAP, CAP).
Recentemente, ela publicou um artigo com um checklist sobre a metodologia que defende para cursos voltados ao mercado empresarial (100% alinhado com nossa missão na VendaMais e muito provavelmente com a sua, que me acompanha aqui na e-zine e na revista).
Esse checklist é um questionário com 10 perguntas para ver se o seu programa de treinamento atende a todas as áreas e cobre as três principais demandas que deveria cobrir:
Demandas corporativas
O treinamento está alinhado com indicadores de performance que ajudam a empresa a atingir os resultados propostos?
Demandas pedagógicas
O treinamento está alinhado com as melhores práticas de ensino, retenção e prática do conhecimento?
Demandas pessoais dos participantes
O treinamento é interessante, desafiador, engajador e participativo?
Pam Hendrickson chama essa metodologia de CAP (Corporativo, Acadêmico, Participativo).
Checklist para avaliar seu treinamento de vendas
1) Resultados
Existem resultados claros e mensuráveis que os participantes e a empresa vão colher após o treinamento de vendas?
2) Estrutura do treinamento de vendas
O treinamento de vendas está estruturado de maneira clara, sucinta, prática e objetiva?
3) Título/tema do treinamento de vendas
O título do treinamento está claro e é motivador para os participantes?
4) Conexão
O treinamento de vendas está conectado diretamente às atividades e aos processos do dia a dia e resultados que os participantes querem atingir num futuro próximo?
5) Prática
O treinamento de vendas está baseado em colocar em prática o que foi visto no curso?
6) Desafio
O treinamento questiona e desafia? Vai fazer as pessoas saírem comentando de maneira positiva depois do curso sobre o que foi visto?
7) Amarração
Existe uma linha mestre que “amarra” o conteúdo deste curso/treinamento com a estratégia, com a missão, com a visão e com os valores da empresa; com outros cursos/treinamentos já feitos internamente, com melhores práticas de processos internos sendo defendidos e com resultados/indicadores a serem atingidos?
8) Congruência
O treinamento/curso é congruente com tudo que já foi visto anteriormente? Ou seja, constrói em cima do que já foi visto/falado?
Se vai ser disruptivo, isso é claramente posicionado (disruptivo em relação a quê, por exemplo? Qual modelo/padrão anterior defasado queremos mudar?).
9) Simplicidade do treinamento de vendas
O conteúdo, mesmo que complexo, pode ser apresentado de forma simples, direta e objetiva, para que as pessoas entendam e pratiquem?
10) Mensuração e melhoria
Os resultados são mensuráveis – tanto para a empresa quanto para os participantes? Assim você consegue criar um ciclo virtuoso de melhoria contínua.
Sempre que for organizar um treinamento de vendas (ou qualquer treinamento, na verdade – a lógica serve para outras áreas também) faça uma revisão rápida da lista acima e veja se lembrou de cobrir todas essas áreas. Vai ajudar muito no sucesso do seu treinamento antes mesmo de ele acontecer.
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