Quero contar algo a seu respeito que nem vocĂȘ sabe

Conheço um gerente de uma empresa bem conhecida em SĂŁo Paulo. Todos os dias, ele levanta muito cedo da cama, toma o cafĂ© em pĂ© na cozinha com a mulher, mal e mal vĂȘ os filhos, enfrenta quase uma hora de trĂąnsito para chegar no trabalho.

Tudo isso para quĂȘ? Para chegar na empresa e prejudicar a sua equipe de vendas. Para fazer os
vendedores perderem clientes, vendas e prospects.

E o pior, ele nem sabe o que estĂĄ fazendo. Ele nĂŁo percebe que estĂĄ sabotando sua equipe.

Em minhas conversas com especialistas e profissionais de vendas tanto no Brasil como no exterior, levei um susto ao perceber isso. Pensava que as pessoas tinham plena consciĂȘncia de suas escolhas.

Bom, nĂŁo Ă© bem assim.

Muitas de nossas escolhas sĂŁo conscientes, claro. Percebo isso na VendaMais: todos os anos, muitos escolhem continuar a receber a revista, outros nĂŁo.

Mas e o que nĂŁo Ă© consciente? Aquilo que nĂłs nĂŁo percebemos sobre nĂłs mesmos?

Achei esse assunto tão importante, tão vital para os negócios, que decidimos fazer uma matéria sobre isso na VendaMais e gostaria de contar com sua ajuda.

Preciso dizer a todos os chefes e lĂ­deres sabotadores que eles e elas estĂŁo perdendo dinheiro sem perceber.

Por isso coloquei minha equipe em campo, ouvi grandes profissionais (com destaque para Alexandre Prates, do ICA, que criou atĂ© um teste e 7 tipos de perfis de liderança sabotadora), para lhe entregar esse dossiĂȘ sobre como vocĂȘ (ou seu chefe) pode estar sabotando sua equipe sem perceber.

Se vocĂȘ quer participar e nos ajudar com essa matĂ©ria, por favor envie um e-mail para [email protected] relatando seu caso (ou algum caso que tenha acompanhado) de como um lĂ­der sabotou as vendas da sua equipe.

Lembrando que sabotar pode acontecer por uma sĂ©rie de fatores – alguns propositais, outros nem tanto. Ou atĂ© mesmo inconscientes.

Exemplos tĂ­picos de comportamentos sabotadores num lĂ­der:

  1. Falta de uma visĂŁo clara sobre metas e objetivos.
  2. Falhas na comunicação com a equipe.
  3. NĂŁo liderar pelo exemplo (falar uma coisa e fazer outra).
  4. NĂŁo estabelecer claramente os VALORES da equipe.
  5. Tratar os membros da equipe de maneira desigual.
  6. Competir com os membros da equipe.
  7. ‘Roubar’ ideias e dizer que são suas.
  8. Promover intrigas internas para ganhar poder.
  9. NĂŁo assumir responsabilidades por erros.
  10. NĂŁo se aprimorar, falta de conhecimento.
  11. ArrogĂąncia e nĂŁo ouvir nem aprender com liderados/equipe.
  12. ??? (o que vocĂȘ incluiria aqui?)

Na verdade, queremos falar abertamente sobre comportamentos da liderança que claramente atrapalham o desempenho da equipe. Afinal de contas, não adianta exigir alta performance da equipe se depois o/a líder é o que mais atrapalha.

Grande abraço, boas vendas a aguardamos sua contribuição,

RaĂșl Candeloro

P.S. 1 – Por falar em atrapalhar vendas e sabotagem, continuamos acreditando que a VendaMais Ă© a melhor ferramenta mensal para treinar e motivar uma equipe de vendas. E quem nĂŁo assina… estĂĄ se sabotando! Sorriso Na semana que vem vou falar mais sobre o projeto Gigantes das Vendas e das aulas mensais que estamos colocando online com os maiores especialistas do Brasil. O ‘gigante’ de Março foi AndrĂ© Silva – aula exclusiva online para assinantes da VendaMais! DĂȘ uma olhada e veja se realmente nĂŁo Ă© uma excelente forma de treinar e motivar uma equipe de vendas: http://gigantesdasvendas.vendamais.com.br/

P.S. 2 – Tenho outra informação muito interessante para vocĂȘ: nos unimos Ă  equipe da Resultados Digitais para montar um eBook com uma visĂŁo completa de “Como vender mais usando o Marketing Digital e a geração de Leads”. O material traz informaçÔes da atração do seu pĂșblico alvo atĂ© o fechamento do negĂłcio. O eBook Ă© gratuito e pode ser baixado neste link

Artigo da semana

Equilíbrio e agilidade: o diferencial das novas lideranças

Por Irene Azevedo

Houve um tempo em que, para ser um executivo de sucesso, objeto de desejo das maiores empresas, bastava gerar resultados. Hoje, Ă© preciso mais do que isso: o profissional deve pensar na imagem que quer deixar para o mercado. Afinal, alĂ©m de pequeno, esse mercado se “fala”. Com o advento das mĂ­dias sociais, as notĂ­cias se espalham tĂŁo rapidamente que todo cuidado Ă© pouco. E o que vocĂȘ pode acrescentar de novos ingredientes Ă  “fĂłrmula de sucesso” dos que agora fazem a diferença no ambiente corporativo e deixam sua marca de forma permanente? A resposta Ă© simples e, ao mesmo tempo, complexa: EquilĂ­brio e Agilidade.

Para adquirir tais virtudes só há um caminho: o autoconhecimento. Vale terapia, exercício diário de leitura e mesmo meditação. Afinal o processo de crescimento pessoal deve ser constante e eterno. Nem quando morremos nossa “casa interior” está totalmente decorada, sempre ficará faltando alguma obra de arte.

Com equilĂ­brio, vocĂȘ torna-se capaz de escutar e entender melhor os seus liderados e assim servi-los para que sejam mais felizes e, consequentemente, mais eficientes e eficazes. Consegue dar a cada um, o que realmente necessita. É isto que propicia um ambiente de motivação. AlĂ©m disto, Ă© preciso liderar pela diversidade, contratar pessoas que supram as deficiĂȘncias da organização e nĂŁo, simplesmente, alguĂ©m que seja uma mera cĂłpia daqueles que estĂŁo no poder. A agilidade de mudar seus comportamentos de acordo com a situação serĂĄ fundamental para liderar pela diversidade.

Um líder que faz a diferença é capaz de preparar seu sucessor e contratar pessoas que poderão vir a ser tão aptas quanto ele. Não gerencia pela mediocridade, mas trabalha para que todo o grupo se desenvolva. Isso se faz atribuindo responsabilidades e verificando quais são as suas necessidades. Além disso, a humildade de admitir que não sabe tudo e ter coragem de enfrentar os desafios. Essas são as características fundamentais em um líder.

Ainda falando das características do líder que constrói uma equipe coesa, eficiente e eficaz, é quando ele em algumas situaçÔes assume o papel do líder coach, utilizando a técnica de questionar os seus funcionårios para que eles próprios cheguem à resposta de como solucionar os seus problemas. Desta forma, este líder estarå ganhando comprometimento de seus colaboradores, pois as soluçÔes virão dos mesmos e não do líder. Outro ponto importante é manter sua rede de relacionamento ativa. E isto deve ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.

Lembre-se que hoje quando vocĂȘ usa qualquer mĂ­dia social, vocĂȘ estĂĄ se expondo e aumentando sua rede. Todo cuidado entĂŁo Ă© pouco! Mas vocĂȘ tem que estar na rede! E para nĂŁo perder as rĂ©deas, mesmo em situaçÔes e ambientes de total ambiguidade, use a resiliĂȘncia pessoal. Ou seja, tenha autocontrole, conheça bem o territĂłrio, fique informado sobre os recursos disponĂ­veis e trace um plano de ação.

EquilĂ­brio e Agilidade farĂŁo de vocĂȘ o “super homem” ou a “mulher maravilha” que sĂŁo tĂŁo almejadas hoje dentro das organizaçÔes. VocĂȘ estarĂĄ pronto!

Irene Azevedo Ă© Diretora de negĂłcios da LLH/DBM e professora de gestĂŁo de pessoas na BBS Business School

Certificado em vendas

ParabĂ©ns! VocĂȘ conquistou a Certificação VendaMais

Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem nĂŁo tem!

Confira os mais novos aprovados:

MONICA HORTOLAN nÂș – 241

ISAAC DE ALMEIDA BARAUNA nÂș – 242

DAVID ASSUMPÇÃO DA SILVA nÂș – 243

Participe deste movimento de profissionalização do mercado de vendas brasileiro!
Conquiste vocĂȘ tambĂ©m a Certificação em Vendas VendaMais.

OpiniĂŁo do Leitor

Via Facebook

Roberto Lopes OlĂĄ.O material Ă© excelente. Trabalho com Treinamento e Desenvolvimento na ColchĂ”es Ortobom e costumo avaliar diariamente o feedback recebido para melhorar a convocação, estrutura, performance, etc… O material ajuda muito. Como sempre, a Venda Mais nos presenteando com joias raras. Obrigado.

Oswaldo Jacque Muito bom, jå salvei pois quero oferecer treinamento em vendas para os meus clientes.
(Sobre o e-book gratuito “Os 15 Principais Erros Em Treinamentos De Vendas”).

Para Pensar

“Quem conhece os outros Ă© sĂĄbio; quem conhece a si mesmo Ă© iluminado.”
Lao-Tsé

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