Quanto custa investir em si mesmo?
Olá.
Você lembra a última vez em que foi a uma rede de fast food e gastou R$12,00 (ou até mais) em um lanche? Ou aquela estendida no bar, em que você foi ficando, tomando algumas cervejas, e acabou gastando muito mais que esse valor? Aliás, a entrada do bar/balada normalmente já custa mais que isso, não é mesmo? E aquele corte de cabelo, “apenas as pontinhas”, que você cortou e ninguém reparou?
Mesmo sem perceber, gastamos dinheiro em coisas supérfluas. É um pacote de balas ali, um chocolatinho lá, uma fezinha acolá e por aí vai. É uma delícia fazer algumas concessões a si mesmo e eu sou super a favor disso.
O problema é que, quando o assunto é investir no próprio desenvolvimento, muitas pessoas se mostram resistentes: “Não sei, o mercado está nervoso”, “Este não é o melhor momento”, “Preciso planejar minha finanças”, “Infelizmente não cabe no meu orçamento”, etc. É impressionante o movimento que o ser humano faz para se manter na zona de conforto, em vez de investir em aprimoramento profissional e pessoal.
Veja o caso da VendaMais, por exemplo. Já somos mais de 100 mil assinantes nesta e-zine recebendo, todas as semanas, uma dica minha de vendas e outra selecionada em nossa comunidade para ajudar você a planejar sua semana e pensar em uma alternativa para fazer diferente em vendas. Você, já está à frente de muita gente no mercado, que nem se permite ter esse pequeno momento de reflexão sobre a profissão.
Mas, dessa base, pouco mais de 15 mil efetivamente assinam a revista VendaMais. O que acontece com os outros 85 mil? Vamos a algumas probabilidades:
- Desinteresse no assunto? Não acredito, pois assinam conteúdo gratuito especializado na área de vendas.
- Falta de tempo para ler? Mesmo? Ao menos uma matéria por dia ou um artigo? Talvez. E, se essa for a resposta, é mais preocupante ainda. Será que você está investindo o tempo que deveria para se tornar um profissional realmente diferenciado? Ou é apenas mais um na equipe de vendas? Nessas horas, baseio-me muito no conselho de Albert Einstein: “Não existe maior sinal de insanidade que fazer as coisas do mesmo jeito e esperar que os resultados sejam diferentes”.
- Agora, o que mais me preocupa é quem diz não ter R$12,00 por mês para investir em si mesmo. S-e-r-á? Esse é o preço pago por mês pela assinatura VendaMais, cujo objetivo central é trazer dicas, técnicas e exemplos de como aumentar suas vendas. Tudo ali, cuidadosamente pensado para você ler e gerar ideias para aplicar em seu próprio negócio, em sua própria forma de vender. Tudo ali, à sua disposição e pelo “preço” de uma saidinha a menos no mês, de quatro cervejinhas, de cinco cafezinhos…
Garanto a você que investir em si mesmo trará sucesso em pouco tempo. Quanto custa uma venda a mais que você faça por mês? Uma ideia nova para implementar e aumentar sua carteira? Um insight que te permita fidelizar aquele cliente superinteressante da concorrência? E a cerveja, a bala, o sanduíche? Trarão o que a longo prazo, além de uns quilinhos a mais? Pense nisso e traga à sua profissão a atenção que ela merece.
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br | |
http://twitter.com/raulcandeloro |
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA
5 maneiras de se tornar um vendedor persuasivo
Por André Silva
- Autoconvicção – Você acredita 100% no que está vendendo? Essa resposta vai revelar o grau de persuasão que você exerce sobre o cliente. Para persuadir, precisamos conhecer, sentir e provar o que estamos vendendo, só assim transmitiremos confiança na conclusão da venda. É preciso comprar a ideia para depois vendê-la.
- Conte uma história – Lembra-se daqueles domingos quando o vovô contava as suas histórias e ficávamos com os olhos saltados, fascinados e completamente presos para sabermos o desfecho? Comece a treinar para contar as suas próprias histórias. Narre com alegria, entusiasmo e satisfação e, com certeza, suas vendas aumentarão.
- Estabeleça algo em comum – Para persuadir o cliente, procure estabelecer alguma coisa que você e ele gostem e promova um diálogo aberto sem segundas intenções. Esse gesto vai deixá-lo mais relaxado. Primeiro, crie uma sinergia e, depois, faça sua apresentação.
- Conquiste a confiança – O cliente compra sua imagem antes do produto/serviço. Venda você, sua credibilidade, apresentação pessoal, boa dicção verbal, conhecimento sobre o produto, mercado e empresa dele e, com certeza, depois disso, você ganhará a atenção e a confiança para fechar novas vendas e obter sucesso.
- Seja amigável – Você gosta de comprar de vendedores amigáveis? Por quê? Por uma simples razão: ficamos mais à vontade, sentimo-nos seguros, o ambiente fica agradável, curtimos a experiência positiva e nos traz uma sensação de bem-estar. Rasgue um pouco aquela ideia de vender para ganhar comissão, isso é o que a maioria faz. Procure se diferenciar, fuja do igual e mostre que você está preocupado com as necessidades do cliente, isso é ter uma missão em vendas. Você tem a sua?
André Silva é palestrante de motivação e vendas.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br
E-mail: [email protected]
Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.
OPINIÃO DO LEITOR
“Tenho o hábito de agradecer a tudo o que me rodeia, o ar, a água, a vida, os amigos, familiares, pais, antepassados, professores… E, quando o agradecimento chega aos professores, não poderia deixar de agradecer a todos da equipe VendaMais. Todos mesmos! Desde quem escreve as matérias, passando por quem produz o papel, até quem me entrega a revista. A missão de todos os envolvidos é muito maior do que se possa imaginar. Todos estão envolvidos não apenas nos conceitos didáticos, mas engajados no crescimento de pessoas, empresas, economia, geração de rendas, enfim, no bem-estar de toda a nação. A todos vocês, muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado…”
Vanderlei Gomes Vieira
Piracicaba, SP
PARA PENSAR
“As grandes ideias sempre encontram os homens que as procuram”
Autor anônimo