Preço: 6 dicas para o sucesso de sua negociação

Preço: 6 dicas para o sucesso de sua negociação
1) Preço ? 6 dicas para o sucesso de sua negociação
2) Conflito ? 5 passos para você enfrentar sua resistência a mudanças
3) Valor ? 5 caminhos para descobrir o que é importante para o cliente
4) Comentário da semana: Carmen Fransozo
5) Frase da semana: Força de vontade ? Henri Lacordaire

Olá.

Um assinante veterano, que há anos atua como representante autônomo,
escreveu-me desmotivado, perguntando o que ele poderia fazer para
recuperar aquele brilho nos olhos, aquela garra para encontrar trabalhos.
Respondi a ele, e gostaria de compartilhar com você, as opções que
imagino para recuperar a energia. Vou enumerá-las por ordem de
gravidade, assim você pode escolher a que se encaixa melhor em seu
perfil.

  1. Você está entrando em depressão ? Se for esse o caso, não tenho
    outra recomendação a dar a não ser a de buscar ajuda. O maior
    problema, nessas situações, é nosso próprio preconceito. Como
    vendedores veteranos, homens formados, fomos treinados para
    sermos ?durões?, movidos para a ação, sem tempo para cuidar
    dessas ?frescuras?. Mas a coisa pode ser séria e requerer ajuda. A
    verdade é que, às vezes, não temos ninguém para conversar sobre
    certos assuntos, e eles vão ficando represados. Um bom (ou boa)
    terapeuta pode fazer um bem imenso nesses casos.
  2. Você está precisando de uma amante ? Antes de me xingar,
    deixe-me explicar. Quem inventou isso foi um amigão meu, Eduardo
    Botelho, um dos pais do treinamento de vendas no Brasil. A amante
    a que ele se referia não era uma pessoa (embora pudesse ser). Na
    verdade, era uma atividade qualquer, um hobby, que fizesse os
    olhos da pessoa brilharem. Algo que ela tivesse verdadeiramente
    paixão por fazer, por exemplo: em minha vida pessoal, desde os 18
    anos, escolho um tema por ano para estudar e uma coisa para fazer
    que nunca havia feito antes. Assim, mantenho-me entretido.

    No seu caso, eu aconselharia que voltasse a estudar alguma coisa.
    Não precisa ser faculdade/pós (embora ache que isso é fantástico
    para os veteranos). Pode ser um curso de línguas, de culinária, um
    esporte, enfim, algo que o tire um pouco da normalidade, que exija
    algo a mais de seu cérebro, que seja divertido e que o faça
    conhecer pessoas e situações novas. O Costenaro, que escreve
    para a VendaMais, foi fazer Aikido e acha que deveria ser
    obrigatório para todos os vendedores. O Oscar Schild, do
    www.grandesvendedores.com.br, foi fazer uma pós-graduação (ele
    é representante comercial).

  3. Você está ?sacudo? ? Precisa de férias. Mas de férias mesmo ? por
    pelo menos uns dois meses fora do circuito, sem responder a
    e-mails, ligações de celular, etc. Não é todo mundo que consegue
    (até pela questão financeira), mas pode ser uma coisa excelente
    para quem está no limite e precisando de um ?pit-stop?. Conheci um
    representante que negociou com a empresa e conseguiu que lhe
    pagassem combustível e estadia para visitar clientes espalhados
    pelo Brasil. Ele passou 45 dias viajando ? num dia, visitava
    clientes e, no outro, conhecia a região. Depois de um mês e meio,
    voltou para casa com as baterias totalmente recarregadas e cheio
    de histórias para contar.
  4. Uma outra opção seria a de perfil ? Há muita gente que se
    desencanta um pouco com o empreendedorismo e quer voltar para
    a vida corporativa. De repente, é uma opção também ? você pode
    tentar se recolocar no mercado, às vezes, até mudando de área. O
    mercado está passando por uma fase complicada e alguém como
    você, com experiência de já ter passado por outras crises, é um
    ativo valioso na hora da tempestade.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br

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1) Preço ? 6 dicas para o sucesso de sua negociação

  1. Comece pelo preço mais conveniente para sua empresa.
  2. Mostre o valor com convicção e calma, e aguarde.
  3. Se o cliente reclamou do preço, enfatize o que você está oferecendo
    além do produto. Fale da periodicidade de entrega, de sua
    assistência na implantação, do apoio que será dado no
    ponto de venda, da garantia de reposição, da facilidade de
    localizá-lo, da qualidade da equipe técnica, etc.
  4. Dar o menor preço e dizer que está dando desconto não funciona.
  5. Só aceite reduzir o valor mediante contrapartidas: aumento de
    quantidade, prazos mais curtos ou troque desconto por aumento de
    prazo, etc. Não saia dando desconto a torto e a direito, isso apenas
    faz o comprador achar que você, dali a pouco, vai pagar para ele
    comprar.
  6. Consiga o compromisso do cliente antes de fazer concessões.
    Pergunte: ?Se eu conseguir mais isso, o negócio estará fechado??.
    Aguarde a resposta dele antes de dizer que consegue.

Paulo Ferreira é palestrante, instrutor de vendas, colunista da VendaMais
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2) Conflito ? 5 passos para você enfrentar sua resistência a mudanças

  1. Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas
    sobre a necessidade de mudar.
  2. Explique o que precisa ser modificado para que entendam sua
    participação em todo o processo de mudanças e o que terão de
    fazer para conservar seus empregos.
  3. Enfatize que a idade cronológica e o tempo de empresa não têm
    relação direta com as mudanças.
  4. Mostre que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência
    estão diretamente relacionados à capacidade do indivíduo de se
    adaptar ao novo e, principalmente, ser um agente de mudanças.
  5. Entenda que mudar pode ser fascinante e trazer muito mais
    oportunidades que imagina, mas você só poderá descobrir isso
    se experimentar.

Alessandra Assad é jornalista, palestrante, professora universitária e
diretora da Assim Assad Desenvolvimento Humano. É também autora do
livro Atreva-se a mudar! ? Como praticar a melhor gestão de pessoas e
processos
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3) Valor ? 5 caminhos para descobrir o que é importante para o cliente

  1. Os clientes não se interessam, propriamente, pelos produtos e
    serviços, e sim pelos benefícios que eles trarão. Afinal, os
    consumidores procuram extrair valor do que lhes é ofertado.
  2. Você é pago para criar valor. Em um mercado competitivo, aqueles
    que compreendem e agregam valor vão prosperar. O primeiro passo
    para persuadir os clientes a pagarem mais é fornecer mais
    benefícios que os concorrentes.
  3. Para criar mais valor, é preciso, antes de tudo, entender o que os
    clientes estão comprando para que se possa vender o que eles
    querem.
  4. Valor é igual a vantagens menos os custos. Use essa equação como
    orientação para os negócios, porque é ela que orienta a decisão de
    compra.
  5. Vantagens são aquelas características dos produtos e serviços que
    solucionam os problemas dos clientes. Quanto mais você entender
    os problemas dos clientes, maiores serão as chances de criar valor.
    É preciso compreender não somente o próprio negócio como
    também o do cliente.

Ian Brooks é autor de dez livros sobre gerenciamento de negócios e
cuidados com o cliente. Palestrante muito requisitado e internacionalmente
reconhecido, Ian inspira mais de 180 grupos por ano.

4) COMENTÁRIO DA SEMANA: Carmen Fransozo ? Gerente-comercial da SOS
Dente

Para mim, é um enorme prazer receber as informações das revistas
VendaMais
, Motivação e Liderança através das e-zines. Sou
gerente-comercial de uma clínica odontológica e, em nossa empresa, é
muito difícil manter bons vendedores, pois só oferecemos comissão, e não
salário fixo. Afinal, não são todas as pessoas que aceitam trabalhar dessa
forma. As publicações têm me ajudado muito. Desde já agradeço a atenção
de todos e os parabenizo pelas revistas e matérias abordadas.

5) PARA TERMINAR: Força de vontade ? Henri Lacordaire

?Por toda a parte onde se quer vender o homem encontra compradores?

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enviando sua mensagem para: [email protected]
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