Pratique os 4 Es e faça sua empresa ser minimalista

Você sabia que nenhuma empresa que busque bons resultados consegue escapar dos 4 Es? Eles estão na gestão, na inovação e na comunicação de toda organização bem-sucedida. São quatro conceitos fundamentais – Elegância, Eloquência, Eficiência e Êxito –, que, juntos, formam um sistema de gestão sem excessos e sem desperdício, com foco na satisfação do cliente/consumidor.

Esse sistema, que detectei e detalhei em um livro, é o que chamei de SEM – Sistema de estratégia minimalista. Mas, como implementar o sistema de estratégia minimalista, com seus 4 Es, em sua empresa e mantê-lo? Proponho nove medidas:

1) Avalie seus compromissos.

O que sua empresa se propõe a entregar? Qual é realmente o seu negócio? Definir quais são os compromissos primordiais de sua empresa traz clareza e mostra qual é a mensagem a ser veiculada tanto para consumidores como para parceiros e fornecedores.

2) Reduza, simplifique e defina bem seus objetivos.

Pode parecer contraditório, mas quanto maior o número de objetivos definidos por uma empresa, maior a sua chance de se perder. Simplificar suas metas é o primeiro passo para alcançá-las.

sistema de estratégia minimalista

3) Privilegie a qualidade, e espere que a quantidade venha como consequência.

Ser minimalista significa buscar a excelência sem desperdício. É a qualidade de um produto ou serviço que define as suas vendas e não o contrário.

4) Sempre pergunte: isso vai simplificar a vida do cliente?

A criatividade pode ser a melhor amiga ou a maior sabotadora de um gestor que deseja que sua empresa voe alto. Nada melhor do que se perguntar se o que está sendo feito vai facilitar a vida do cliente.

5) Comunique o essencial.

Vivemos na era do excesso. Os consumidores tendem a ignorar quem fala demais. Cabe ao gestor de marketing cuidar para que a mensagem primordial de sua empresa seja sempre ouvida e compreendida, e lutar para a relevância na comunicação.

comunique o essencial - empresa minimalista

6) Faça orçamentos simples, que tragam resultados claros.

Um dos desafios do gestor é saber o que fazer com sua verba e a filosofia minimalista pode ajudar na definição do que é realmente relevante.

7) Sacrifique o que não contribui para o negócio.

Abrir mão de rotinas, ideias e produtos que perderam a eficácia, a relevância ou o apelo de mercado não é fácil, mas é necessário. Sacrificar o que já não tem função é um ato de sabedoria.

8) Priorize a segurança, apesar da simplificação.

Livrar-se do que não é útil é um exercício de inteligência. Destituir um produto ou estratégia de aspectos fundamentais de segurança é suicídio.

9) Aprenda a dizer “não”.

Há variações de produto, segmentações de mercado e até oportunidades de negócio que não vão contribuir para o futuro de sua empresa. Por isso, dizer não para essas tentações passa a ser um dos grandes desafios dos gestores.

Essas nove lições são como postos de parada no meio do caminho rumo ao sistema minimalista. Aplique-as e sua empresa vai aprender a viver com o que é realmente necessário, com foco no que é realm
ente bom, sem desperdício de recursos e de energia criativa. E tendo como meta principal a foto-rodrigo-rocha-alta-resolucaosatisfação dos seus clientes. Nada contribuirá tanto para sua competitividade.

*Rodrigo Rocha é autor de SEM – Sistema de Estratégia Minimalista (ed. HSM, R$ 34,90) e executivo-chefe de marketing do Grupo Amil. Neste artigo, contou com a colaboração de Andréa Ciaffone.

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