Pesquisa: Desafios da Gestão Comercial em 2016

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Para muita gente, 2015 foi um ano para esquecer. Mas, como diz o ditado, quem não aprende com seus erros está fadado a cometê-los novamente. Então, não temos que esquecer nada – temos é que aprender. Até por que 2016 está apontando como mais um ano “complicadinho”.

Se 2016 realmente piorar, vamos ficar com SAUDADES de 2015. Difícil de acreditar, mas é melhor estarmos PREPARADOS para isso.

Se você estiver preparado e 2016 melhorar, ótimo: estar preparado só vai fazer você decolar mais rápido.

Se você estiver preparado e 2016 ficar estável, ótimo: você vai conseguir aproveitar melhor as oportunidades e melhorar sua eficiência como líder e também o desempenho da sua equipe.

Se você estiver preparado e 2016 piorar… não vou dizer “ótimo”, mas vou reforçar que o líder vai precisar usar TODAS as ferramentas do seu arsenal para manter a equipe motivada e engajada e os resultados da empresa estáveis e com LUCRO. (Sim, dá para ter lucro mesmo num ambiente recessivo).

A questão toda é reavaliar a forma a gestão da equipe comercial vem sendo feita.

  1. Rever planejamento, canais de venda, precificação, posicionamento e diferenciais da concorrência.
  2. Rever quais indicadores de performance são PRIORIDADE.
  3. Rever recrutamento e seleção da equipe (como, quando, quem, por que contratar).
  4. Rever treinamento como INVESTIMENTO (como treinar, quando treinar, quanto treinar, como medir retorno do investimento, etc.).
  5. Rever remuneração dos vendedores (não existe plano de remuneração eternamente perfeito, o que existem são prioridades e o alinhamento correto entre salário fixo, comissões e incentivos).
  6. Rever comunicação com a equipe de vendas (o que falar, quando falar, como falar – incluindo reuniões de vendas produtivas, como dar feedback, etc.).
  7. Rever campanhas de vendas (que motivem a equipe, agradem aos clientes e ao mesmo tempo tragam volume de vendas, trabalhem mix de produtos/serviços e melhorem margem de rentabilidade).

São muitas coisas para rever e eu quero que saiba que estou pessoalmente, junto com a equipe VendaMais, envolvido para que nossos assinantes tenham à sua disposição o que existe de melhor em termos de gestão de equipes para lidar de…

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