PĂ©rolas do recrutamento

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PĂ©rolas do recrutamento

Olá.

Imagine a situação: você está recrutando um novo funcionário para a sua equipe de vendas. O que sentiria se, ao perguntar qual é a empresa brasileira que ele admira, ouvisse Nike como resposta? E se a pessoa continuasse dizendo que admira a Nike justamente porque ela investe em marketing “mesmo sem precisar”?

Ou, então, ao questionar se a pessoa seria feliz trabalhando tão longe de casa e gastando um bom tempo para ir ao trabalho (a felicidade do funcionário é importante e deve ser pensada já no recrutamento!), ouvisse: “Se dou os meus pulos para ir a raves, não vou fazer o mesmo para vir ao trampo?”.

É impressionante a coleção de pérolas que tenho visto nesses vários anos à frente de gestão em vendas. Só para citar mais algumas:

“Meu meio de transporte e de toda a minha família é a bicicleta!”. Tudo perfeito, se não fosse o fato de a pessoa chegar inteira suada e tornar a entrevista – feita em uma sala fechada – um verdadeiro martírio.

“Saí do antigo emprego porque quebrei o pau com o meu chefe. Onde já se viu, o sujeito estava me roubando, um absurdo…” (absurdo é o barraco que sou obrigado a ouvir, logo no primeiro contato…).

“Por que você escolheu vendas?”. “Porque meu pai disse que eu tinha que começar a trabalhar e eu não sabia o que queria, então comecei a trabalhar numa empresa perto de casa”. Preciso comentar?

“Nunca tive problema algum para vender, as pessoas sempre dizem ‘sim’!”. Essa pérola veio depois de eu pedir para o candidato contar um caso de superação das objeções do cliente para fazer a venda. Difícil acreditar em um vendedor que nunca passou por uma objeção de cliente, não é mesmo?

Poucas etapas do processo seletivo são tão controversas quanto uma entrevista de emprego. Há até quem defenda que ela é pouco importante e que um bom teste de personalidade e dinâmicas de grupo trazem muito mais resultado.

Eu discordo. O olho no olho traz muitas informações e oportunidades para entender realmente quem é aquela pessoa que está pleiteando uma vaga na sua empresa, o que sua empresa ganhará com a contratação dela e vice-versa.

Em um momento de crescimento como o atual, em que encontrar bons vendedores é fundamental para garantir o aproveitamento das oportunidades, achei interessante dividir com você, algumas perguntas-chave para fazer em um processo seletivo:

  • Como você virá ao local de trabalho?
  • Qual é a empresa brasileira que admira e por quê?
  • Conte um caso difícil que você enfrentou e em que conseguiu reverter as objeções do cliente e fazer a venda.
  • Por que você saiu do antigo emprego?
  • Você gosta de vender? (Parece uma pergunta óbvia, mas pega muita gente!)
  • O que você mais aprecia em sua profissão? E o que não gosta em vendas?
  • O que significa vender?
  • O que gostaria de estar fazendo daqui a cinco anos?
  • Qual é o seu maior objetivo de vida?
  • Como tem se atualizado ultimamente?
  • Por que devo contratar você?
  • O que é uma venda bem-sucedida para você?

Além dessas, há outras dez que utilizo nos meus workshops e que foram desenvolvidas por Jeffrey Brian, da SalesForce Training:

  • Quais são as três coisas que todo cliente potencial deve ter?
  • Quais são suas duas técnicas preferidas de fechamento?
  • O que é uma tentativa de fechamento?
  • Qual é a maneira mais rápida de conseguir o interesse de um cliente potencial?
  • Quando você descreve um produto ou serviço para o cliente, o que é mais importante: as características ou os benefícios do produto ou serviço?
  • O que é uma proposta única de valor?
  • Qual é o principal motivo de os clientes falarem que está caro?
  • Qual é a primeira coisa que você deve fazer quando ouve uma objeção do cliente?
  • Quais são seus três livros preferidos de vendas?
  • Como você estabelece seus objetivos de vendas?

E você, tem mais alguma pergunta que realiza e que já o ajudou a encontrar boas pérolas – sejam de excelentes profissionais ou frases que pelo menos causam boas risadas? Se quiser compartilhar essa experiência, escreva para: [email protected].

Abraço e boa$ venda$!

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter RaĂşl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro

P.S.: você já fez a sua inscrição para a primeira turma do Treinamentos VendaMais ao vivo? Com o tema Negociação – Como contornar objeções ao preço sem recorrer a descontos, o evento acontece em São Paulo, na Integração Escola de Negócios, no próximo dia 3. Serão quatro horas de treinamento, das 8h às 12h, ministrados pela equipe de treinadores da Quantum. Não fique de fora dessa! Garanta sua inscrição pelos telefones: 4004-0174 (todas as capitais) ou 0300 789-2010 (demais regiões) ou pelo e-mail: [email protected] e dê um basta ao excesso de descontos em sua equipe de vendas.

DICAS DA SEMANA

5 maneiras de apresentar uma proposta vencedora em vendas

  1. Levantamento de necessidades – O cliente precisa sentir a preocupação do vendedor em entender os seus anseios, desejos e preocupações e, para que isso aconteça de uma forma natural, prepare algumas perguntas abertas para o cliente externar as suas opiniões e anote os pontos mais importantes para, futuramente, usar essas informações na conclusão do negócio.
  2. Personalização – Com os interesses do cliente em mãos, você poderá deixar a proposta mais sofisticada que a da concorrência, tendo em vista que a solução será oferecida sob medida. Fale menos e escute mais, esse é o segredo do vendedor campeão.
  3. Permita que os clientes contem as suas histórias – Incentive o cliente de uma forma natural a contar as suas experiências profissionais, situações em que ele obteve sucesso ou, até mesmo, momentos em que não foi feliz com os seus fornecedores. Quando isso acontecer, é porque ele está sentindo-se à vontade e abrindo portas na sua mente para comprar de você.
  4. Transmita entusiasmo – Imagine agora você recebendo um vendedor desmotivado e sem vibração. Qual é a sua primeira reação? Descartar, concorda? Para uma proposta ser vencedora, o vendedor precisa contagiar o cliente, levar alegria para o seu ambiente de trabalho, transmitir simpatia. O cliente gosta de comprar de pessoas positivas e com alto-astral, pense nisso e seja mais otimista.
  5. Demonstre todo o seu conhecimento – Seja fonte de novas ideias, demonstre conhecimento sobre o seu produto/serviço e também leve informações referentes ao mercado do cliente. Com isso, você vai causar uma ótima impressão e deixará a sua proposta irresistível.

Abraços e bons negócios!

André Silva é palestrante de motivação e vendas.
E-mail: [email protected]
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa primeiramente postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

“Sou assinante da revista VendaMais há oito meses e a cada edição me surpreendo com as matérias publicadas. São conteúdos transmitidos de maneira clara, objetiva e motivadora. Uma aula na arte de vender. E vender bem, é claro! Parabéns a toda a equipe da revista VendaMais. Um grande abraço!”
Alexandre do Nascimento Silva
Gerente comercial – Betamax Equipamentos

PARA PENSAR

“Somos muito mais felizes ao agir do que ao reagir”
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