Pensar como um designer pode ajudar seu negócio a crescer

Ao falar de design, muitos pensam na questão da imagem, do visual. Mas além da função estética, o grande foco do design é desenvolver algo que irá interagir com as pessoas, trazendo soluções para suas necessidades e resolvendo seus problemas. A partir dessa lógica é que nasce o conceito de “Design Thinking”, que, resumidamente, é o jeito que o designer pensa ao avaliar o mundo à sua volta para criar projetos que sejam não apenas bonitos, mas, principalmente, úteis.

Esse conceito tem sido aplicado no mundo corporativo, com a proposta de que todos tenham esse olhar do designer para conseguir atender as reais necessidades de seu público. Tem tudo a ver com vendas, não é mesmo? Afinal, profissionais de vendas estão (ou deveriam estar) a todo momento focados em atender aos desejos e necessidades de seu consumidor.

Então, quer uma dica sobre como melhorar as vendas de seu negócio? “Pense como um designer”.

O conselho é dado por Tenny Pinheiro, autor do livro The Service Startup – Inovação e Empreendedorismo através do Design Thinking e que é o nosso entrevistado desta semana. Em um bate-papo cheio de boas lições, Tenny falou sobre o conceito que defende em seu novo livro e sobre seu trabalho em geral. Leia a entrevista e inspire-se a observar o seu dia a dia sob o ponto de vista do design.

Sobre o que trata exatamente seu livro The Service Startup – Inovação e Empreendedorismo através do Design Thinking? Qual a grande mensagem?

42859441O livro fala sobre a necessidade de pensarmos como designers e propõe uma maneira fácil e ágil de incluirmos o Design Thinking na rotina do empreendedor, para que ele crie ofertas que façam sentido para pessoas e para o negócio.

Como o Design Thinking pode ajudar as empresas a melhorarem suas Vendas?

Design Thinking diz respeito a compreendermos de maneira profunda o ponto de vista do outro e olharmos o mundo através do seu olhar, de forma a oferecermos para essa pessoa uma solução relevante para um problema que ela enfrenta.

Essa poderia ser uma definição de venda, certo? Em sua essência, design é sobre se conectar ao outro de maneira empática e trabalhar com essa pessoa no processo de construir valor para ambos os lados.

Essa também poderia ser uma definição de venda, certo? O papel do vendedor, quando ético e bem intencionado, é o de conectar valor ao consumidor final, oferecendo a ele coisas que o ajudem viver e/ou trabalhar melhor.

Além do seu próprio site (www.tennypinheiro.com) para quem deseja saber mais sobre este assunto, que outros sites na sua área você recomendaria?

Eu recomendo uma leitura dos cases no site da Livework, consultoria de Design Thinking aplicado a serviços, com sede no mundo todo e da qual sou CEO no Brasil. Além disso, recomendo acessar o HCD (Human Centered Design), kit de ferramentas da IDEO que tem versão em português. E claro, indico também que os futuros designers baixem o kit de ferramentas do meu novo livro em www.theservicestartup.com, também gratuito e em português.

Que conselho você daria para uma empresa que está pensando em usar o Design Thinking para melhorar seus resultados?

Que ela pense em usar design thinking para melhorar o negócio como um todo e os resultados virão. Foco em melhorar resultados é uma armadilha trimestral perigosa que resulta em táticas burras de alta erosão do modelo de negócio.

authorQual é o erro mais comum que você vê as empresas cometendo nessa área? Que sugestões daria para que melhorassem?

O maior erro corporativo hoje é continuar operando em uma economia relacional com uma mentalidade transacional. Isto é, as empresas continuam achando que o seu negócio é sobre “produzir e vender”, quando na verdade elas estão no negócio de criar e manter relacionamentos consistentes com seus consumidores.

O que você acha que as empresas deveriam PARAR de fazer?

As empresas deveriam parar de tratar a venda como investimento e o relacionamento como custo. Numa economia relacional e sócio-digital, o relacionamento é o negócio. Um índice recente da consultoria Nielsen mostrou que o consumidor vai fazer a compra quando direcionado por amigos ou até mesmo desconhecidos, muito antes de obedecer a um comercial de TV. Enquanto as empresas não compreenderem que hoje em dia a venda é resultado direto do relacionamento, e não de propagandas na TV, elas continuarão a jogar dinheiro no lixo com estratégias que valorizam novos clientes acima de clientes antigos.

Qual dica de Design Thinking você vê com frequência que acha estar errada?

Design Thinking não é uma metodologia, como muitos insistem em dizer. É uma maneira de abordar problemas pautada em empatia colaboração e experimentação.

Que grande conselho ou dica você daria para alguém que quer melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida?

Pense como um designer.

 

6250456_300x300Tenny Pinheiro

Autor do livro Design Thinking Brasil (DTBR) e do recente The Service Startup :: Inovação e Empreendedorismo através do Design Thinking. Idealizador da Eise, a Escola de Inovação em Serviços. Tenny é também colunista do blog americano Core77 e fundador da Livework no Brasil.

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