Os sete monstros da iniciativa

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Os sete monstros da iniciativa

Olá.

Certa vez, um especialista em mentes chegou a uma cidade distante garantindo que podia provocar acontecimentos e mobilizar pessoas. Milhares de curiosos foram à palestra dele e se concentraram ao máximo quando ele acendeu uma vela, no meio do palco, e pediu que todos mentalizassem-na apagando. Algumas pessoas recitaram mantras, outras apenas fecharam os olhos e tentaram mandar o máximo de energia para aquela tarefa.

Após alguns minutos, o especialista voltou ao microfone e disse simplesmente: “Agora, alguém dos milhares presentes na plateia pode subir até o palco e efetivamente apagar a vela?”. A maioria das pessoas ficou desconcertada e sem ação, mas algumas correram para apagá-la. O fato é que a solução era mais simples do que todos imaginavam: bastava que alguém tomasse a iniciativa.

No ambiente corporativo, essa situação acontece frequentemente. Observe como seus colegas de trabalho reagem com um papel que caiu no chão ou com o telefone de um funcionário que resolve tocar, mas o colega acaba de ir ao banheiro. Muitos profissionais ficam esperando que situações simples se resolvam por mágica, mas não tiram a bunda da cadeira para realmente resolvê-las. Por que será que isso acontece?

Aqui, na Editora Quantum, observamos que existem sete monstros cuja função é justamente impedir as pessoas de tomarem a iniciativa. São eles:

  1. Preguiça.
  2. Medo do ridículo.
  3. Medo de retaliação.
  4. Insegurança.
  5. Falta de objetivo.
  6. Resistência a mudanças.
  7. Falar muito e agir pouco.

Para dar um basta a cada um deles – e a outros que podem estar se escondendo por aí –, estamos desenvolvendo o próximo Treinamentos VendaMais justamente sobre esse tema. E, como o produto é sobre iniciativa, nada melhor que começar pedindo ajuda a você, para testar em que nível anda sua iniciativa.

Desses sete monstros, qual é o que mais te atrapalha ou já atrapalhou profissionalmente? Se não for algum desses sete, conte para mim qual você acha que é o seu monstro da iniciativa. Escreva para: [email protected] e participe da nossa enquete. Só não vale responder que não há nenhum monstro, porque todo mundo, mais cedo ou mais tarde, perde algum bom negócio por falta de iniciativa. Tire a bunda da cadeira e comece a pensar sobre a sua rotina. O que tem impedido você de mostrar proatividade?

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

5 dicas para tratar um cadastro de forma adequada

Por Fernando Adas

  1. Manutenção dos dados atualizados – Em média, 15% dos dados cadastrais de um mailing se desatualizam mensalmente. Que tal atualizar o cadastro de seus clientes semestralmente? Carteiros, porteiros e os próprios clientes agradecem.
  2. Gestão da RFV – Entende-se como RFV o perfil comportamental do consumo de determinado cliente: “R” vem de Recência, ou seja, a observação dos clientes mais recentes em compras, “F” origina-se da Frequência das compras e “V” traz o Valor da compra. Qual é o melhor cliente? Aquele que apresenta elevado RFV, isto é, faz compras de alto valor, recentes e frequentes.
  3. Atenção aos opt-outs – Entende-se como opt-out a solicitação de retirar o nome de determinado cadastro. É um direito do consumidor, preservado pelo Procon, solicitar a retirada de seu nome de determinado mailing. Nesses casos, cabe a pergunta: “Por que o consumidor não quer receber mais newsletters ou informações sobre o meu produto?”. Essa indagação pode levar a muitos caminhos para evitar o opt-out.
  4. Agradecimentos pelo opt-in – Ao mesmo tempo, opt-in é a permissão que se dá para o recebimento de comunicação. Empresas, que tal um “hello” aos novos prospects antes de enviar ofertas?
  5. Sondagem sobre o grau de satisfação – As pesquisas de satisfação se mostram importantes ferramentas de avaliação e manutenção da relação entre cliente x empresa. Que tal perguntar ao seu consumidor por que ele compra de você?

Fernando Adas é especialista em comunicação de varejo, atendimento e relacionamento em marketing direto. É líder de atendimento e planejamento da FM – The Fine Marketing.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Fernando Adas, visite: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para ler este artigo na íntegra, acesse o site da Comunidade VendaMais e leia o texto Você não vale nada, mas eu gosto de você.

OPINIÃO DO LEITOR

“A empresa em que trabalho estava passando por dificuldades e, por meio de pesquisas na VendaMais, preparei um pequeno relatório, convoquei alguns superiores e mostrei os principais erros que estavam acontecendo. Parabéns a toda a equipe da VendaMais. Com certeza, essa publicação é uma das melhores ferramentas que um vendedor precisa ter”
Wilson Fernandes

PARA PENSAR

Você pode fazer mais amigos em um dia, apenas se interessando por eles, do que em um ano tentando fazê-los se interessarem por você
Dale Carnegie

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