Os 7 livros de vendas mais recomendados

Na semana passada postei uma pergunta no Facebook sobre qual era o livro que mais tinha ensinado a pessoa a vender. Os resultados foram muito interessantes e fiz a lista abaixo – quantos deles será que você já leu?

Mas antes de apresentar a lista de livros eu queria fazer dois comentários rápidos:

  1. Mal abrimos as inscrições para o curso online de Gestão de Equipes Comerciais (GEC) e já estamos com mais de 20 inscritos. No ano passado, a turma de 120 pessoas lotou em Janeiro… Se você é líder de vendas e quer se aprimorar na gestão da sua equipe, recomendo que não deixe para a última hora: www.institutovendamais.com.br
  2. Vai participar da feira da NRF em Janeiro, em Nova York? Tenho um grande amigo meu que é especialista em Varejo e que estará lá. Se o seu grupo quiser estar acompanhado por um grande consultor e palestrante da área, dando um brilho a mais num evento que já é excelente, também recomendo: Claudio Diogo, [email protected]

E agora, conforme prometido, a lista com os 7 livros de Vendas onde as pessoas mais aprenderam. Obviamente, vale a pena lê-los:

  1. A Bíblia das Vendas, Jeffrey Gitomer.
  2. O Maior Vendedor do Mundo, Og Mandino (eu acho que este livro é mais de autoajuda…)
  3. A Arte da Guerra, Sun Tzu
  4. O Poder do Hábito
  5. Spin Selling, Neil Rackham
  6. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie
  7. Coleção Passos da Venda (não é bem um livro – são 8 – mas obrigado! :))

Também receberam menções honrosas:

  • As 5 regras do Bom Vendedor, PH Whiting (um clássico indicado pelo Antônio Braga).
  • Quebra-Tudo, do Ricardo Jordão (que por algum motivo se recusa a escrever um artigo para a VendaMais… Alô Ricardo!!! Cadê você? Manda um artigo para a VM!)
  • Não, obrigado – Estou Só Olhando, do Harry Friedman (outro clássico, indicado pelo Lucena).
  • Let’s Get Real or Let’s not Play, indicação da Andrea Rodacki
  • Segredos do Fechamento de Vendas, do Roy Alexander e Charles Roth (custa R$ 100 nas lojas online… Não acreditei! )
  • Cale-se e Venda, Don Sheehan, indicado pelo Edvaldo Eliezer
  • Gestão de Vendas, Tejon e Marcos Cobra
  • Máquina de Vendas, Tejon e Edílson Lopes
  • Seu Cliente Pode Pagar Mais, Ian Brooks (esteve conosco na ExpoVendaMais, anos atrás – grande figura e excelente palestrante)
  • Desafios de Vendas (obrigado!)
  • A Bíblia (esse eu acho que é mais de liderança do que de vendas!)
  • Vendendo a Roda, Jeff Cox

Alguns livros clássicos, da minha coleção particular, que eu acho que deveriam fazer parte da lista:

  • Influência, do Robert Cialdini
  • Os Segredos da Arte de Vender, Zig Ziglar
  • Do Fracasso ao Sucesso em Vendas, Frank Bettger (um dos preferidos do Edilson)
  • Guia para a Excelência em Vendas, Tom Hopkins
  • Como Fechar Qualquer Venda, Joe Girard (tio Joe, como diz o Frazão).

E aí? Quantos desses você já leu? Existe algum que você acha que deveria ter entrado na lista e não entrou? Ainda dá tempo de comentar: www.facebook.com/raul.candeloro/posts/567284766693265

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S. Lembrando que inscrições do GEC estão abertas (www.institutovendamais.com.br) e quem quiser um palestrante/consultor para acompanhar seu grupo na NRF, em NY, pode confiar na minha indicação: Claudio Diogo ([email protected]).

Artigo da semana

Pra Fidelizar Você Tem que Cutucar!

Por Ricardo Ventura

Vamos lá!

Fiz todo dever de casa:

  • Arrumei meu local de trabalho deixando-o bem aprazível e customizado
  • Criei uma atmosfera aconchegante
  • Tenho produtos
  • Conheço todos meus produtos e os do concorrente
  • Tenho facilidades de aquisição
  • Estou treinado para reconhecer os desejos do meu cliente
  • Sou cordial, educado e atencioso
  • Tenho um CRM (controle gerencial dos meus clientes)
  • Meus clientes gostam de mim!

Ufa!

Portanto fidelizei meu cliente!

Só que não! (pra usar gíria da época)

Como assim, Ricardo Ventura?!Não?!

Não!

Realmente você fez todo dever de casa, agora falta fazer além do dever…

Você precisa ser lembrado!

Qual é o refrigerante mais vendido no mundo?

Coca-Cola!

A Coca gasta mais em publicidade do que a Microsoft e a Apple, juntas!

Ou seja, ela te cutuca a voltar a consumir seus produtos “todo santo dia”!

Então não basta fazer o dever de casa, você precisa cutucar seus clientes com frequência e para sempre…

Sim, você leu certo, PARA SEMPRE!

Quem não é visto, não é lembrado (velho ditado popular)

Mas o que eu vou fazer? Promover meus produtos a todo instante?!

Bom, alguns mercados isso funciona, tais como:

  • Vestuário (netshoes, por exemplo, sempre há algum banner te ofertando algum produto)
  • Eletrônicos (sempre recebemos e-mails e somos chamados à atenção por banners para ofertas deste ou daquele aparelhinho moderninho)
  • e etc…

Mas em outros isso seria chato demais!

Então o que fazer?

O que fazer para não ser “muito” chato e ser lembrado?

Eu gosto da regra de “São Francisco” – é dando que se recebe –

Dê informação pertinente aos seus clientes!

Dê informação pertinente, que tenha a ver com seu negócio, aos seus clientes!

Como?!

  • E-mails
  • News letter
  • Sms
  • Blog
  • Facebook
  • Artigos
  • Dicas
  • E etc…

Aí sim, intercalando com estas dicas e informações, você pode “informar”, “vender” seu peixe!

Então você não será apenas um vendedor chato que a toda hora quer enfiar goela abaixo um dos seus produtos!

Você se torna um provedor de conteúdo relevante para seus clientes!

Vamos começar?!

Ricardo Ventura!

Infernizando, ops, informando seus clientes e amigos

www.ricardoventura.com.br

Certificação em Vendas

Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem não tem!

Confira os mais novos aprovados:

FÁBIO RANGEL DA SILVA Nº 203
RODRIGO TOSHIO KURASHIMA Nº 204
NUBIA FERREIRA DE ARAUJO Nº 205
FABIANO LUIZ DE OLIVEIRA SILVA Nº 213
NILSON GAUDARD JUNIOR Nº 214
JOÃO CARLOS PINTO BOTELHO Nº215
MOISES BATISTA POSSATO GONÇALVES Nº 216
SOLANGE BOARI Nº 217
JOSE AUGUSTO CORREA Nº 218
JOSE ALEXANDRE ENUMO Nº 219
RUBENS PRADO Nº 220

Participe deste movimento de profissionalização do mercado de vendas brasileiro!

Conquiste você também a Certificação em Vendas VendaMais.

Inscreva-se: www.certificacaoemvendas.com.br

Opinião do leitor

Via Facebook:
“Quero PARABENIZAR a todos os trabalhadores desta importante editora pelas excelentes publicações que vocês nos dirigem”.
Amaury Couto

Para pensar

“Não é suficiente ter uma boa mente; o principal é usá-la bem”.
Renée Descartes

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