Por Claudio Diogo
Temos, atualmente, a geraĆ§Ć£o de profissionais mais bem preparada e motivada de toda histĆ³ria do nosso paĆs. Hoje, encontramos um mundo de profissionais com menos de 23Ā anos com curso superior completo, duas pĆ³s-graduaƧƵes, dois MBAs, fluentes em trĆŖs idiomas e com uma disposiĆ§Ć£o de subir na carreira de dar inveja aos profissionais mais motivados que conheci em meus quase 40Ā anos dedicados Ć s vendas.
Em termos curriculares, eles estĆ£o muito acima da mĆ©dia europeia e americana, em queĀ aos vinte e poucos anos os jovens ainda estĆ£o terminando a faculdade.Ā No quesito motivaĆ§Ć£o, extrapolam em muito o normal.Ā
Dia destes, entrevistando um trainee para nossa equipe de consultores, perguntei onde ele queria estar daqui a trĆŖs anos, e ele me respondeu:
– AĆ na sua cadeira, como CEO desta consultoria.
Isso poderia soar como uma notĆcia superpositiva nos dias de hoje, pois precisamos deste contingente para mudar o paĆs. Mas ao contrĆ”rio, fiqueiĀ muito preocupado com a colocaĆ§Ć£o do ambicioso rapaz. Acredito queĀ se dependermos de jovens como ele, teremos nos prĆ³ximos trĆŖs anos mais presidentes do que empresas! Seremos o “paĆs dos presidentes”.
Tenho contato frequente com executivos de vƔrias partes do Brasil e a queixa Ʃ generalizada:
- SĆ³ me aparece presidente de empresa!
- Mucha ropa y poco fuego! – me diz um executivo de montadora, mostrando-se visivelmente preocupado com o excesso de imagem e a falta de conteĆŗdo desses jovensĀ profissionais.
O acesso fĆ”cil Ć s instituiƧƵes de ensino superior, com vestibulares que muitas vezes sĆ³ medem se o candidato nĆ£o possui alguma patologia grave ou se Ć© um analfabeto completo, faz com que os jovens com diploma tenham a plena convicĆ§Ć£o que jĆ” estĆ£o preparados para serem presidentes.
Somam-se aos produtores de presidentes os amorosos pais que, desde pequenos, os ensinam que sĆ£o prĆncipes e princesas. Quero alertar os pais que a monarquia foi extinta em 1889; seus filhos nĆ£o sĆ£o e nem serĆ£o nobres. E, alĆ©m disso, fiquemĀ atentos ao que dizem aos seus filhos, eles podem acreditar!
Quando fui paraninfo de uma turma de formandos de AdministraĆ§Ć£o de Empresas em uma faculdade em que dava aulas, ouvi de uma amorosa mĆ£e:
– āMeu filho, vocĆŖ Ć© o melhor administrador de empresas que existe e logo serĆ” presidente de uma grande multinacional.”
Os pais e as faculdades insistem em dizer a estes jovens que eles merecem oportunidades e sucesso.
Merecem nada!
Meritocracia, expressĆ£o que vem do latim mĆ©rito, deixa claro que quando galgamos degraus em nossa vida, eles sĆ£o conquistados com base no merecimento e, entre os valores associados, estĆ£o experiĆŖncia, educaĆ§Ć£o, moral e aptidĆ£o especĆfica para uma atividade. Ć quando vocĆŖ faz por merecer, nĆ£o merece por existir!
E tudo isso acaba formando uma geraĆ§Ć£o frustrada de jovens profissionais ā afinal, eles esperam atingir a presidĆŖncia logo nos primeiros anos e, depois de passarem por meia dĆŗzia de empresas, declamam:
– āO mercado nĆ£o me compreende. A empresa nĆ£o me proporciona condiƧƵes de crescimento e quer me cobrar atividades menores; esse mundo nĆ£o Ć© para mim.”
E neste quesito estĆ£o certos. Este mundo real nĆ£o Ć© para eles.
O mundo real precisa de gente que construa sua carreira tijolo a tijolo, e o conceito bĆ”sico de construĆ§Ć£o Ć© comeƧar pela fundaĆ§Ć£o. Conhecer a empresa nas atividades de base, atuar em diversas posiƧƵes, mesclar-se e integrar-se Ć cultura organizacional, ralar e ralar um pouco mais.
Definindo sucesso
Quando me perguntam o que admiro nos jovens talentosos, respondo que tenho meu pentĆ”gono particular do sucesso – quem foi meu aluno conhece bem:
- Humildade.
- Autodisciplina na prƔtica.
- Generosidade sincera.
- Entusiasmo com foco.
- PaixĆ£o por ajudar pessoas.
Nos Ćŗltimos trinta anos percebi que os profissionais que partiram para suas caminhadas com estes cinco quesitos na sua formaĆ§Ć£o de base, chegaram ao limite mĆ”ximo do sucesso: a felicidade.
Afinal, o sucesso Ć© ser feliz!
Por isso, peƧo aos queridos pais:
– Parem de formar presidentes. Formem gente feliz!
Um abraƧo!
Palestrante de vendas, formado em AdministraĆ§Ć£o com especializaƧƵes em Marketing e Consumo.
Visite: www.tekoare.com.br
.