O que significa DINHEIRO para vocĂȘ?

Tendo trabalhado anos e anos procurando melhorar a performance de vendedores e equipes comerciais, uma das coisas que vejo as pessoas mais se complicarem na vida Ă© com DINHEIRO.

Dinheiro é muito interessante porque é basicamente uma ferramenta para facilitar um sistema de trocas. Se eu quero trocar uma banana por uma banana, fica fåcil fazer isso. Mas e se quero trocar uma banana por uma maçã? O que vale mais? Quantas bananas por maçã? E um ovo? E uma galinha?

Fica muito complicado negociar dessa maneira. Muito mais fåcil criar um sistema de trocas: uma banana vale 1 moeda, uma maçã vale 3 moedas, um ovo vale 5, uma galinha vale 10. A partir daí os preços podem variar seguindo a lei da oferta e da procura, mas a lógica da troca jå estå claramente estabelecida de maneira simples, pråtica, objetiva.

O dinheiro também serve como reserva de capital. Não consigo guardar bananas por que elas estragam. Mas se eu vender as bananas, trocando por dinheiro, consigo guardar o dinheiro.

EntĂŁo basicamente o dinheiro tem essas duas funçÔes muito prĂĄticas (e Ășteis): facilitar negĂłcios e acĂșmulo/reserva.

O problema Ă© quando entra a parte psicolĂłgica do ser humano – quando começamos a dar significados ao dinheiro. Por exemplo, para vocĂȘ dinheiro significa:

  • Liberdade?
  • Prazer?
  • Status?
  • Segurança?
  • Uma alavanca?
  • Uma comprovação?

Todos damos ao dinheiro um significado e, através desse significado, colocamos mais ou menos prioridade ao dinheiro nas nossas vidas. Esse significado é dado através da nossa formação familiar e social e pode ter conotaçÔes negativas ou positivas.

Se formos motivados por fatores negativos, vamos precisar sempre de mais dinheiro para ‘tapar nosso buraco interior’. Mesmo que consigamos dinheiro, não sentiremos uma sensação boa e positiva de conquista.

Por exemplo, vejo constantemente pessoas que lutam mentalmente (e muitas vezes publicamente) contra a ideia de se ter sucesso ou dinheiro, fazendo uma apologia da pobreza e questionando por que se precisa dele. Essas pessoas tĂȘm claramente um modelo mental negativo que deveria ser revisto.

Interessante notar que pessoas que lutam CONTRA o dinheiro no fundo continuam psicologicamente fortemente ligadas a ele, fazendo com que suas vidas continuem presas e limitadas, sĂł que agora do outro lado: contra e sem dinheiro.

Fatores negativos para alcançar o sucesso financeiro

  • Medo
  • Sensação de incompetĂȘncia ou inadequação
  • Sensação de rejeição ou falta de amor
  • Raiva
  • Inveja

Quando o dinheiro é usado como tapa-buraco nestes casos, ele acaba mascarando a verdadeira causa da insatisfação/infelicidade. Além de não resolver o problema acaba piorando-o.

E os fatores positivos, quais seriam? Sim, eles existem e antes de mais nada é muito importante reforçar isso. Dinheiro é ótimo de se ter, quando usado da forma certa e conquistado da forma e pelos motivos corretos.

Fatores positivos para alcançar o sucesso financeiro

  • PropĂłsitos mais altos
  • Contribuição familiar e social
  • Desenvolvimento e crescimento
  • Alegria

AliĂĄs, uma das melhores coisas de ter dinheiro Ă© nĂŁo ter que ficar preocupando-se com a falta de dinheiro, o que permite que vocĂȘ coloque seu foco e sua energia em metas mais alinhadas com seus prĂłprios valores e aspiraçÔes.

É uma discussĂŁo muito boa para se ter – quanto mais conscientes e informadas as pessoas estiverem em relação a isso, melhores decisĂ”es tomarĂŁo.

Para quem quiser se aprofundar, recomendo imensamente o livro Segredos da Mente MilionĂĄria, do Harv Eker. Acho que todos deveriam ler esse livro na adolescĂȘncia, no seu processo de formação, para que saibam lidar de maneira positiva, construtiva e saudĂĄvel com o dinheiro.

E vocĂȘ? O que significa DINHEIRO para VOCÊ?

Abraços milionårios, positivos, construtivos e saudåveis,

RaĂșl Candeloro

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Artigo da semana

Vender ou negociar, eis a dĂșvida!

Por Antonio de PĂĄdua B. Braga

Muitos vendedores pensam que a negociação entra no processo da venda apenas no momento de discutir preços, descontos e condiçÔes de pagamento. Por isso, preparam-se para falar de preço, mas a venda nem sempre se concretiza. 

A venda Ă© um processo que envolve negociação do começo ao fim, passando por etapas importantes, que vĂŁo do planejamento ao fechamento. Nesse processo, vendedor e cliente tĂȘm objetivos definidos, que nĂŁo sĂŁo somente financeiros, os quais serĂŁo satisfeitos de acordo com a necessidade de cada um. A negociação nĂŁo Ă© uma competição, onde tem que haver um vencedor e um perdedor, mas sim um processo de convencimento em busca de acordos.

Os vendedores que não dominam as etapas do processo da venda iniciam a negociação falando das características do produto, mencionando em seguida o preço e ficam na expectativa da reação do cliente. Quando este faz alguma objeção, o vendedor jå sinaliza com a possibilidade de conseguir um desconto ou esticar o prazo de pagamento. 

NĂŁo hĂĄ dĂșvida de que as objeçÔes ocorrem em maior quantidade quando o vendedor pula etapas do processo. Se nĂŁo for feito um bom diagnĂłstico para identificar as necessidades do cliente, com certeza, o processo nĂŁo fluirĂĄ normalmente, pois ele compra benefĂ­cios, e nĂŁo caracterĂ­sticas, os quais deverĂŁo ficar bastante claros. Como os benefĂ­cios sĂŁo subjetivos e, geralmente, nĂŁo sĂŁo bem explorados pelos vendedores, a negociação acontece com mais intensidade por ocasiĂŁo das objeçÔes.

Para ser um bom negociador, em primeiro lugar, o vendedor deve adotar uma postura flexível, ser habilidoso em relacionamento interpessoal, ter boa comunicação, ser empåtico e agir sempre com assertividade. Ficar na defensiva ou agir com agressividade é uma péssima postura em negociação. 

Em segundo lugar, trabalhar com paciĂȘncia todas as etapas da venda/negociação. Vejamos, resumidamente, quais sĂŁo essas etapas:

PLANEJAMENTO: Definir quais objetivos pretende alcançar e as estratĂ©gias e tĂĄticas que serĂŁo utilizadas, estabelecendo parĂąmetros que sejam viĂĄveis para a realização do negĂłcio – o mĂ­nimo de aceitação e o mĂĄximo de concessĂŁo. Obter informaçÔes antecipadas sobre o cliente, bem como preparar todo o material de apoio necessĂĄrio para argumentaçÔes e objeçÔes. 

PREPARAÇÃO: Para uma apresentação segura do produto, Ă© fundamental o conhecimento, tendo respostas inteligentes, rĂĄpidas e criativas para todas as dĂșvidas e objeçÔes do cliente. AlĂ©m disso, Ă© importantĂ­ssimo o preparo emocional e psicolĂłgico, de modo a evitar a ansiedade, nervosismo e impaciĂȘncia durante a venda/negociação. 

ABORDAGEM: Deve ser com postura firme, educada e gentil, não negligenciando na apresentação pessoal para causar boa impressão. Aliado a isso, os cumprimentos e a boa comunicação fortalecem o interesse do cliente em dar continuidade ao processo da venda/negociação. 

SONDAGEM/IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES: Para ter ĂȘxito na venda Ă© preciso identificar as necessidades do cliente a fim de saber se o produto tem utilidade para ele. Nessa etapa Ă© fundamental que o vendedor tenha a capacidade de fazer perguntas, estimulando o cliente a falar, dando-lhe o mĂĄximo de atenção e audição ativa. 

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO: Deve ser feita com entusiasmo, convicção e bastante conhecimento, destacando as vantagens e benefĂ­cios do produto, de modo que o cliente perceba a utilidade e valor, ficando consciente de que o preço negociado Ă© justo. 

SUPERAÇÃO DE OBJEÇÕES: É aqui onde a negociação se torna mais intensa, sobretudo se o processo da venda nĂŁo foi bem trabalhado. Nessa etapa muitos vendedores desistem da venda com facilidade porque nĂŁo percebem que o “nĂŁo” do cliente Ă© um sinal de interesse em comprar. Quando as objeçÔes sĂŁo tratadas com profissionalismo, o “sim” do cliente Ă© o prĂłximo passo. 

FECHAMENTO: Se todas as etapas foram bem trabalhadas, o fechamento Ă© consequĂȘncia natural do processo. Mas, para isso, o vendedor tem que ser proativo, tomando a iniciativa de fechar a venda.

Antonio de PĂĄdua B. Braga Ă© Engenheiro AgrĂŽnomo, especializado em vendas, consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relaçÔes com clientes, com mais de 30 anos de experiĂȘncia, tendo sempre atuado na ĂĄrea comercial como executivo de empresa multinacional e autĂŽnomo.

OpiniĂŁo do leitor

A editora Quantum Ă© uma empresa Maravilhosa que estĂĄ comprometida com nosso sucesso! Ensinar algo a alguĂ©m Ă© mais do que transmitir conhecimento de uma forma mecĂąnica, antes, Ă© um ato de amor… HĂĄ coisas na vida que nĂŁo tem preço… Salve a Revista Venda Mais!!!
Joh Nny (via Facebook)

Para pensar

“Quando um arqueiro erra o alvo, deve buscar a solução para o erro dentro de si mesmo.
Se vocĂȘ nĂŁo acertar no centro, a culpa nĂŁo Ă© do alvo. Para melhorar a sua mira, melhore a si mesmo”.
Gilbert Arland

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