O que realmente é prioridade para você

Hoje não vou dar dica de nada, só vou bater papo. Estou no aeroporto de Goiânia, depois de um tour de eventos, palestras e workshops – incluindo Washington, EUA, com o grupo Small Giants –, volta para o Brasil e mais trabalho e viagens. Não conseguirei ir ao teatro de domingo com as crianças, mas pelo menos conseguirei jantar com a família hoje (e dormir na minha cama… nos últimos 14 dias dormi em 5 ou 6 hotéis diferentes).

Há um momento em que começa a ficar tudo igual… nem o número do meu quarto lembro mais. De qualquer forma, é bom poder conhecer tanta gente interessante, ajudá-las e cumprir minha missão.

Primeiro: parabéns! Atrasado ainda vale? Vale! Nesse sábado, dia 1º de outubro, foi comemorado o Dia do Vendedor. Parabéns a quem é, de verdade, a locomotiva do Brasil. Sempre me perguntam por que 1º de outubro é a nossa data. Resposta científica, formal, embasada em anos de pesquisa: não tenho a mínima ideia!

Encontrei a data num daqueles almanaques antigos, fiz um editorial sobre isso anos atrás na Técnicas de Venda e a coisa pegou. Aliás, se alguém souber a resposta de por que 1º de outubro é o Dia do Vendedor, dou de presente qualquer um dos meus livros, pode escolher o que preferir (quero só ver as histórias que vão me mandar…).

Segundo: faltam duas semanas (contagem regressiva!) para a ExpoVendaMais. Tudo na Quantum tem girado basicamente em torno disso desde setembro. É muito bom organizar um evento assim – você faz o planejamento com quase um ano de antecedência, escolhe os temas/palestrantes, comunica o mercado, conversa com patrocinadores e apoios, começa a vender inscrições… e, de repente, mais um ano passou voando! Que bom que foi um ano muito produtivo.

Sempre encontro pessoas que me dizem: “Este ano não consegui ir, mas no ano que vem vou com certeza”. Há gente que já me disse isso três vezes! Sempre respondo o mesmo: “Se for só com a ExpoVendaMais que você faz isso, sem problemas – será muito bem-vindo”. Mas a impressão que me dá é de que muita gente joga para o amanhã tantas coisas, e deixa tanta coisa boa sem fazer, que na verdade a pessoa já não comanda mais sua vida – é comandada. Vai respondendo ao que é urgente e, quando vê, a vida passou voando.

Tenho feito um exercício interessante com empresários nos meus workshops: peço que escrevam uma lista das suas principais prioridades na vida e depois peço que façam uma lista das suas principais atividades no dia a dia. Ou seja, de um lado prioridades, do outro atividades.

Adivinha o resultado? Tudo de cabeça para baixo – as duas listas completamente invertidas. As pessoas falam que família e saúde são as principais prioridades, mas quando você analisa como investem a maior parte das suas energias, tudo o que está no topo da lista é dinheiro, de uma forma ou de outra. Muita gente tem se enganado, falando uma coisa, pensando outra e fazendo uma terceira. Esse desalinhamento de vida tem consequências.

Não sou contra o dinheiro, pelo contrário. Minha posição em relação a ele se resume bem numa frase: “Dinheiro é muito bom e importante na sua vida, se você se lembrar de que as coisas realmente boas e importantes dela não se compram com dinheiro”.

E, principalmente, acho que as pessoas caíram numa corrida de ratos. Todo mundo na correria, achando que isso é realmente importante. Não é…faça a lista das suas prioridades e respeite-a. No final das contas, verá que, coincidentemente, além de mais feliz, você vai acabar ganhando mais dinheiro também (melhor ainda, precisando de menos para viver, porque descobre o valor da simplicidade). Tenho certeza de que o Waldez e o Cortella, que encerrarão a ExpoVendaMais, certamente falarão sobre isso.

É interessante também uma autorreflexão a respeito de estar tanto tempo fora de casa, pensando sobre isso. A verdade é que não existe prioridade sem dizer “não” a alguma coisa. Preciso voltar a exercitar melhor os meus “nãos”, para que os “sins” se fortaleçam.

E, falando de “sins”: se você quiser, ainda temos algumas inscrições disponíveis. Entre no site: www.expovendamais.com.br ou ligue para: 0300 789-2010. Seria um prazer e uma honra encontrá-lo lá.

Abraço, boa$ venda$, obrigado por me ler/ouvir e, mais uma vez, parabéns pelo Dia do Vendedor!

Raúl Candeloro

 

ARTIGO DA SEMANA

10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas

Quando perguntamos a qualquer empresário, presidente, diretor, gerente ou supervisor o que eles mais desejam de seus colaboradores, a resposta é imediata: “Gostaria que eles fossem mais comprometidos”. Quando perguntamos a amigos, professores, pais, filhos, membros de clubes e associação do que eles mais sentem falta nas pessoas de seu relacionamento, a resposta é a mesma. “Gostaria que as pessoas fossem mais comprometidas”. Mas, afinal, o que é, de fato, ser uma pessoa comprometida?

Veja as dez coisas que tornam uma pessoa comprometida:

  1. Uma pessoa comprometida procura sempre colocar-se no lugar das outras, sentir o que elas sentem.
  2. Uma pessoa comprometida faz tudo com cuidado aos detalhes. Ela presta atenção em tudo o que faz, detalhe por detalhe.
  3. Uma pessoa comprometida termina o que começa, não deixa as coisas pela metade.
  4. Uma pessoa comprometida vem com a solução, e não com mais problemas quando tem uma tarefa a cumprir.
  5. Uma pessoa comprometida pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber.
  6. Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários.
  7. Uma pessoa comprometida não vive dando desculpas por seus atos nem procura culpados pelos erros cometidos.
  8. Uma pessoa comprometida não vive reclamando da vida e falando mal das pessoas. Ela age para modificar a realidade.
  9. Uma pessoa comprometida não desiste facilmente. Ela não descansa enquanto não resolver um problema. Ela vai atrás da solução.
  10. Uma pessoa comprometida está sempre pronta para colaborar com as outras, ela participa, dá ideias. Você pode contar com ela.

João Paulo Contessoto é vendedor. Ele publicou o texto acima na Comunidade VendaMais. Se você quer obter outras dicas relevantes, práticas e diretas como essa ou enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br e inscreva-se!

 

OPINIÃO DO LEITOR

“Olá, quero ressaltar que a VendaMais tem sido uma revista indispensável no nosso dia a dia. Suas matérias têm sido atuais e diversificadas, o que torna sua leitura tanto didática quanto prazerosa. E a e-zine, que recebo gratuita e semanalmente, corrobora em muito com isso.”

Sérgio Silva
Gerente comercial

 

PARA PENSAR

“Se você não disser ‘não’ para algumas coisas, vai acabar fazendo tudo. E, quando deseja fazer tudo, algo sempre fica por ser feito”
Dalmir Sant’Anna

 

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima