O que fazer em vendas antes de morrer

O que fazer em vendas antes de morrer
Olá.

Há algumas semanas, lancei, aqui mesmo na e-zine VendaMais, uma provocação sobre o que fazer em vendas antes de morrer. Sei o quanto a palavra ?morte? é forte e que acaba nos levando a pensar em fé, na vida e em vários assuntos relacionados à nossa existência. Meu intuito, no entanto, foi falar sobre vendas, discutir com quem, assim como eu, é apaixonado por essa área.

O que você, como profissional, sente que precisa desenvolver para se considerar um profissional de vendas de verdade? O que falta para você conquistar dentro da profissão? Alguma meta? Algum conhecimento sobre determinado produto ou serviço? Atuar em uma empresa diferente? Testar uma forma criativa de vender? Envolver-se em diferentes treinamentos sobre vendas?

Recebi vários depoimentos de pessoas contando o que fazem. Para Romário Vargas, um profissional de vendas bem-sucedido precisa de alguns requisitos básicos, como ?paixão pelo que faz, determinação, autoestima, capacidade de persuasão e conhecer profundamente o produto e/ou serviço que vende, a empresa que representa e, acima de tudo, conhecer o seu cliente. Além disso, é fundamental ter em mente o foco do cliente, ou seja, ajudar o seu cliente a vender mais e melhor para que a sua própria venda aumente cada vez mais?.

Giovani Francisco nos escreveu dizendo que vender ? e viver ?, para ele, é observar um nicho de mercado e aproveitar as oportunidades. Cleiton Castelhano revelou que está em busca de entender 100% o que norteia as intenções do cliente: ?Vender nada mais é que escutar as necessidades do cliente e criá-las de forma inteligente e consciente?. E Maurício do Prado demonstrou desejo de saber tudo sobre vendas, quer aprender mais sobre como atender cada vez melhor seu cliente, dar o melhor de si, ?ser o cara?, como ele mesmo diz.

Entretanto, algumas pessoas me escreveram falando sobre suas vidas, felicidades e realizações profissionais e pessoais. Senti um pouco de dificuldade para alguns leitores em focarem a profissão.

Viver é bom e ter fé é necessário. Mas o que é que coloca você com “sangue nos olhos” para vender? O que faz essa profissão ser tão única? Se fosse desenvolver uma cartilha sobre como ser um vendedor excelente, o que você escreveria? O que não poderia faltar de jeito algum? Pense sobre isto: o que falta para você desenvolver em vendas?

Saber o que falta e correr atrás desses conhecimentos e conquistas é o que vai diferenciar você no mercado, além de fazê-lo perceber por que essa profissão é tão rica e encantadora. Eu estou nessa área há décadas e posso garantir: há cada vez mais assuntos para abordar e aprender.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

4 dicas para utilizar a linguagem corporal para incentivar a sua equipe de vendas

Por Alexandre Stella

  1. Tenha contato ?olho no olho?. Além de demonstrar sinceridade, credibilidade nas palavras e postura, garante a atenção de quem está recebendo a informação.
  2. Sorria enquanto fala, mostrando suavidade e fluência na comunicação. Isso faz com que as pessoas mantenham a atenção em suas palavras, pois se sentirão mais tranquilas e seguras com o que você está passando.
  3. Deixe os braços relaxados e as mãos sempre abertas. Esses gestos são, no subconsciente, traduzidos como sinais de honestidade.
  4. Mantenha sempre uma postura ereta e de fácil visualização, pois, além de melhorar a saúde, passa profissionalismo e liderança.

Quando nos comunicamos, boa parte dessa comunicação se faz por meio da linguagem verbal e o restante por meio da não verbal. Não se esqueça: o sucesso está em suas mãos!

Alexandre Stella
é palestrante motivacional e presidente do Grupo Alexandre Stella. É administrador de empresas e consultor em comunicação. Atua como diretor de projetos na área de comunicação, com ênfase em publicidade e marketing.
Visite o site: http://www.alexandrestella.com

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OPINIÃO DO LEITOR

?O mais interessante é a capacidade que a VendaMais tem de trazer matérias muito próximas da realidade. São assuntos pertinentes abordados de forma clara, direta e por pessoas que parecem viver a rotina do assunto. Considero a revista como um caso único no cenário nacional?
Flávio Lamb

PARA PENSAR

?Treino e valorizo as recepcionistas, os guardas, as telefonistas e secretárias, porque eles podem, num único contato, melhorar ou destruir toda a imagem da minha empresa?
Daniel Godri, consultor de marketing.

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