O mundo não é justo

O mundo não é justo

Você certamente já ouviu a frase acima. Provavelmente até já a mencionou em um momento ou outro.

Ao ligarmos a televisão, ao abrirmos o jornal, vemos pessoas paupérrimas perderem o pouco que têm. Inundações, furacões e terremotos destroem casas humildes, móveis, roupas e tudo mais.

De outro lado, vemos políticos condenados publicamente, não pela justiça, jactarem-se de novos acordos, cargos, planejarem novas eleições.

Parece que, realmente, o mundo não é justo. Mas não. O mundo é o que é. Somos nós que o tornamos justo ou injusto. Com nossas ações. Com nossas escolhas. 

Existem tragédias naturais e doenças que não podem ser evitadas. Mas o que fazemos a partir disso é o que importa. Se não podemos impedir, podemos falar, mobilizar, fazer, doar, reparar, reconstruir. Podemos agir. Podemos mudar.

Se você leu a edição de maio da VendaMais, conheceu o Júlio César, da Brindes GP (www.brindesgp.com.br), supervendedor daquela edição. Assim como você, Júlio César é desafiado quase que diariamente por objeções, clientes difíceis e concorrentes. E consegue superar tudo isso.

Mas tem uma coisa que o Júlio César só conseguirá superar com a sua ajuda: recuperar os movimentos da mão. Ele também tem dificuldade para falar, ambos sequelas de uma queda que sofreu na infância. Para tanto, precisa sofrer uma intervenção cirúrgica na cabeça.

Hoje, Júlio César tem problemas de locomoção e sua mão esquerda não se move. Sua companheira, além da esperança, é uma dor física profunda, presente 24 horas por dia. Mesmo com a dor, com o desconforto, com parte do corpo paralisada, Júlio César continua a trabalhar. Continua a vender. Porque ele é como você.

Segundo o neurocirurgião que contatou, ele pode voltar a ter os movimentos da mão, pode se livrar das dores. Porém, o plano de saúde dele não cobre as despesas dessa operação por ainda lhe restarem 380 dias de carência. Duro, não? Injusto? Pode ser. Mas podemos reverter isso.

Júlio César precisa de nossa ajuda. Precisa de R$ 80 mil para realizar a operação. E pede sua ajuda para mudar a vida dele. Os dados bancários de Júlio César:

Banco Itaú
Ag. 7407
C/C 00910-4
Júlio César Silva Nascimento
CPF: 005614359-10

Esqueça um pouco nosso relacionamento. Aqui não está o Raúl, a VendaMais, nem nada disso. Está um ser humano pedindo ajuda para outro ser humano. Apenas isso e nada mais. Então, se você decidir fazer algo, sem esperar nada em troca, obrigado.

Por aqui, nós estamos fazendo. Eu, o Júlio Clebsch e o Brasílio Andrade Neto já depositamos R$ 50,00 cada um para colaborar com o Júlio César. Qualquer valor será bem-vindo. É assim que se ajuda pessoas e se muda o mundo.

Conto com você. Abraço.

Raúl Candeloro

P.S.: Se você desejar contatar o Júlio César para maiores esclarecimentos, o telefone dele é (41) 4063-7388 / (41) 8407-6164. Se preferir, envie um e-mail: [email protected]

ENTREVISTA

“Você não pode dizer que um whisky é bom olhando somente a caixa, não é mesmo? Também não pode dizer que conhece o consumidor sem entender a biologia do comportamento. Somos seres biológicos e é a química orgânica e o cérebro que nos movem e nos impulsionam a agir.”

Confira entrevista com Pedro Camargo.

ARTIGO DA SEMANA

O amor impregnado nas vendas

Por Edilson Menezes

É possível promover uma relação entre “amor” e “vendas” sem transformar eficiência laboral em utopia romântica? 

Duvide de pessoas que lhe proponham ignorar o amor ou que lhe sugiram que não existe um lado romântico no universo das vendas. Sabe aquelas pessoas que lhe dizem: “Você precisa vender, fidelizar, focar, escutar”? 

Todos esses verbos e muitos outros são imprescindíveis à cartilha do vendedor brilhante. Entretanto, poucos falam sobre o amor. Quando alguém ousa falar, é sumariamente criticado. 

O líder servidor, figura cujo carisma é contagiante, dá amor à equipe e os liderados amam atuar sob o comando dele. Sabe como ele pensa?

  • Alguém da equipe errou? EU ERREI. 
  • Minha vendedora acertou? ELA ACERTOU. 
  • É importante que uma briga seja comprada com o concorrente em prol da empresa? EU COMPRO A BRIGA! 
  • Ganhei a briga? O MÉRITO É DO MEU VENDEDOR. 
  • Fui homenageado em algum evento de fornecedores? MINHA EQUIPE FOI HOMENAGEADA. ELES SUBIRÃO PARA RECEBER O PRÊMIO, EU FICAREI EMBAIXO APLAUDINDO. 
  • Recebi um presente do fornecedor? NÃO É MEU, VOU SORTEÁ-LO ENTRE A EQUIPE.

Esse profissional, desprovido de ego exacerbado, é disputado a tapa no mercado e tem ganhos altíssimos. Não significa que o reconhecimento não seja importante para o líder servidor. O que ocorre é que ele preenche o critério de reconhecimento pessoal observando o crescimento da equipe e da empresa. Quanto mais estas crescem, mais ele se realiza. 

A boa notícia é que os vendedores que trabalham com o líder servidor passam a adotar o mesmo processo de modelagem. Querem também ser grandes líderes e aprendem com seus formadores que é importante tratar cada verbo estratégico com amor: vender com amor, focar com amor, fidelizar com amor e assim por diante. 

Se você é líder, forme líderes com amor. Se você é palestrante, insira amor no seu trabalho e treine pessoas que possam, antes de qualquer coisa, preocupar-se com o vizinho de mesa. Se você é vendedor, ame a arte de vender como um artista ama suas obras de arte ou o cantor que dá tudo de si no palco. 

Quer exemplos da vida real? 

Vejo os diretores sofrendo para responder a estas perguntas:

  • Por que o ambiente de minha empresa quase sempre é pesado? 
  • Por que existe fofoca demais e vendas de menos? 
  • Por que existe alta rotatividade de profissionais na minha empresa?

Comece a incutir amor no cotidiano da empresa e você poderá descobrir que a resposta para essas perguntas era justamente a falta de amor. 

A escolha, como sempre, é apenas sua! 

Visite o site: www.arteesucesso.com.br

OPINIÃO DO LEITOR

Caro Raúl,

Acompanho seu trabalho há muitos anos, já li muitos artigos seus e assisti a muitas palestras de sua equipe. Agradeço pela ajuda que tem nos prestado com seus materiais de vendas.

Vicente Geovani
Especialista em Marketing
MBA Gestão de Pessoas
Consórcio Recon
Filial Fortaleza

PARA PENSAR

“Não há nada mais perigoso do que acreditar que se detém a fórmula que vai continuar sempre conduzindo ao sucesso”
Tom Lambert

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