O jeito Toyota de ser e fazer

Conheça os princípios do sucesso da Toyota baseados em dois pilares: melhoria contínua e respeito pelas pessoas.

Devido ao seu sucesso inegável, a Toyota passou a ser cada vez mais estudada como modelo de gestão. O “jeito Toyota” de fazer as coisas, medindo tudo, melhorando tudo passou a ser referência em todas as escolas de Administração do mundo. É uma maneira diferente de pensar e de fazer que obviamente tem obtido resultados excelentes. Não apenas na qualidade dos seus carros (há 15 anos a empresa norte-americana JD Powers coloca a Toyota e a Lexus, sua subsidiária de luxo, no topo do ranking de confiança do consumidor, de qualidade e de durabilidade), mas também nos negócios: a Toyota assumiu a liderança mundial na produção de carros, passando oficialmente, pela primeira vez na história, a GM.

E tudo isso de maneira muito lucrativa. Enquanto no ano passado a Toyota lucrou 13,7 bilhões de dólares, a GM perdeu 1,97 bilhão de dólares e a Ford perdeu astronômicos 12,61 bilhões de dólares. O resultado é que o valor de mercado da Toyota é hoje maior do que a GM, a Ford e a DaimlerChrysler juntas.

Com tanto sucesso, precisamos analisar melhor como e por que isso aconteceu. Comecei então a estudar o “jeito Toyota”, com seu foco constante em kaizen, seis sigma, lean disciplinas do que se convencionou chamar TQM ou Total Quality Management (Gestão da Qualidade Total). Em recente entrevista para a HBR, Katsuaki Watanabe, presidente da empresa, explicou de maneira clara e direta o que diferencia a Toyota das outras empresas. Resumi aqui as principais questões – com certeza podemos aprender muito com elas.

  • Lição 1 − Todos na empresa devem estar comprometidos com a melhoria contínua e com o respeito às pessoas.
  • Lição 2 − Todos na empresa devem entender que o lucro é resultado da excelência e do trabalho bem-feito.
  • Lição 3 − Todos na empresa são responsáveis por apontar e ajudar a resolver problemas.
  • Lição 4 − Todos em uma empresa devem estar comprometidos com a qualidade.
  • Lição 5 − Todos na empresa devem entender o posicionamento que ela tem.
  • Lição 6 − Todos na empresa são responsáveis por baixar custos.
  • Lição 7 − Todos na empresa são responsáveis por desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais.
  • Lição 8 − Todos na empresa devem respeitar e valorizar a experiência.
  • Lição 9 − Completando o ciclo em que começamos, é importante relembrar que todos na empresa são diariamente responsáveis pela melhoria contínua. Trabalho em equipe e pequenas melhorias constantes permitem grandes inovações.

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