Motive-se!

Motive-se!
Olá.

“Hoje quero dividir com você as minhas frustrações. Não tenho vendido muito, ando cansado, o mercado está muito ruim, cheio de concorrentes inescrupulosos e clientes sovinas. Não me sinto motivado para continuar.”

Brincadeira! Você acha que eu pensaria dessa forma? Definitivamente não! E isso não significa que eu não tenha dias difíceis ou que meu mercado seja um mar de rosas. Apenas acredito que a força do sucesso está, antes de qualquer coisa, em minha maneira de pensar e agir. É a minha capacidade de ousar, de me mover diante dos desafios, que me deixa realizado com o que eu faço. E sabe como é o nome disso? Motivação.

Muitos vendedores ficam parados, reclamando de suas empresas e de seus clientes. Eles não percebem que a motivação, como diriam os meus amigos Maurício Góis e Paulo Angelim, “é como uma porta que só abre para dentro”. Depende de você, 100%, tomar atitudes. Como anda a sua motivação?

Por outro lado, muitos líderes podem ter agora relaxado, cruzado os braços e feito aquele sorriso sarcástico de: “Eu não falei?”. Pois saiba que, se essa foi a sua reação, você também está errado! Embora não possa, de fato, motivar alguém, você pode, sim, criar ambientes para que os funcionários renovem a motivação. Os fatores externos influenciam determinantemente a motivação e qualquer emoção de uma pessoa.

Por isso, convido você a começar agora mesmo a analisar o que, de fato, motiva seus funcionários. E já vou adiantando: não tente adivinhar ou colocar todos os funcionários num só programa. Cada pessoa reage de forma muito singular a um mesmo estímulo. O que motiva você pode não ser considerado ideal por um funcionário seu. Por isso, pergunte! Faça um e-mail, use a rádio interna, vá de mesa em mesa, coloque um pedacinho de papel na mesa de cada funcionário, não importa: dê um jeito de descobrir como cada um se sente mais estimulado para trabalhar e vender ainda mais.

Para ajudar você nessa caminhada, preparamos aqui, na Editora Quantum, um treinamento exatamente sobre isso. Com ele, você e sua equipe poderão descobrir o que motiva e desmotiva cada um dos funcionários e se há ou não controle sobre esses fatores. A partir desse diagnóstico, ficará muito mais fácil manter a motivação e, como consequência, vender muito mais e se sentir mais realizado.

Você quer mais um motivo da importância de fazer um treinamento de motivação com sua equipe? Responda este pequeno questionário:

Você tem sentido que:

  • Sua equipe possui profissionais desatualizados e despreparados?
  • Ela sente dificuldade para enfrentar os problemas do dia a dia?
  • Mostra falta de comprometimento com os resultados que a empresa precisa alcançar?
  • Está sem entusiasmo, otimismo ou, pior ainda, brilho nos olhos?
  • Os clientes têm demonstrado insatisfação em relação ao atendimento prestado pelos vendedores?
  • Sua empresa tem perdido oportunidades de negócio?
  • A imagem dela perante o mercado está comprometida?

Se respondeu sim a algum desses itens, arregace as mangas e comece agora mesmo a pensar no que pode fazer para ajudá-los a dar uma guinada na motivação. Não perca tempo! Mesmo que não adquira o produto, não aja como se nada estivesse acontecendo. Você já sabe onde está um dos seus problemas ou da sua empresa. Mexa-se e resolva!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

Receita de campeão olímpico

Por Roberto Vieira Ribeiro

Você deve realizar cada um dos passos listados abaixo, 100%, antes de, se for o caso, instruir outros vendedores para que o façam.

  • Anote essa receita em um caderno, de próprio punho e com sua melhor letra, no menor espaço de tempo possível.
  • Responda: “Quais são as minhas metas para hoje, esta semana, mês e ano?”.
  • Você já está preparado adequadamente para alcançar os resultados planejados?
  • O que precisa aprender?
  • Em que você necessita melhorar?
  • Este é o seu plano de ação: descreva-o detalhadamente.
  • Siga o plano que você criou: trabalhe!
  • Compare os seus resultados com os seus resultados. Você pode e deve ter como meta ganhar a medalha de ouro. Entretanto, precisa compreender que, antes de concorrer com os outros, é você o seu maior adversário.
  • Além do trabalho propriamente dito, siga um programa de treinamento diário que inclua os itens a seguir, na proporção em que sua experiência indicar, acrescentando outros que sejam necessários para a sua situação em particular.

Para que e o que treinar
Treinar para aprender.
Treinar para se atualizar.
Treinar para melhorar detalhes.
Treinar para evoluir.
Treinar para se manter em forma.
Treinar por prazer.
Treinar para merecer vencer.
Treinar para ser reconhecido.
Treinar para ganhar dinheiro.
Treinar para superar os concorrentes.
Treinar para se manter na frente.
Treinar para os momentos de objeção.
Treinar para evitar a rejeição.
Treinar para se relacionar melhor.
Treinar para saber apresentar.
Treinar para persuadir.
Treinar para aprender a perguntar e ouvir.
Treinar para atender melhor.
Treinar a comunicação.
Treinar para vender mais, tudo o que tem.
Treinar os novos produtos também.
Treinar a prospecção.
Treinar para recuperar clientes.
Treinar a pré-qualificação.
Treinar como lidar com todo tipo de gente.
Treinar para ser simpático, empático.
Treinar um bom aperto de mãos.
Treinar para modular a voz, no tom certo para a ocasião.
Treinar como falar com as secretárias para não ter decepção.
Treinar para manter sua chama acesa e trabalhar sempre com paixão.
Treinar para conquistar seus sonhos, além das metas da corporação.
Treinar para produzir relatórios úteis, que servirão de bússolas para sua orientação.
Treinar para treinar.
Treinar a verdade. Se você não cumpriu a orientação do início, repita o processo outra vez.

Roberto Vieira Ribeiro é coach, consultor e palestrante, administrador de empresas e pós-graduado em marketing. Tem dupla formação e certificação internacional em coaching e Programação Neurolinguística (PNL). É autor do livro Assim é que se faz: desenvolvimento pessoal e profissional e DVDs de apoio a treinamentos.
Visite o site: http://www.robertovieiraribeiro.com.br
E-mail: [email protected].

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Roberto Vieira Ribeiro, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para ler esse artigo na íntegra, acesse o site e leia o texto Receita de campeão olímpico.

OPINIÃO DO LEITOR

“Nossa empresa trabalha no segmento de hidrômetros. Somos pequenos, comparados aos líderes de mercado nesse setor, mas eles não têm o que nossa empresa possui, que é o espírito de lutar por um ideal, um atendimento diferenciado e a procura dos prospects, sem ficar aguardando que venham até nós. Quando solicitei a inclusão da VendaMais em nossa empresa, foi exatamente para isso, para que continuemos sempre a melhorar em tudo. Vocês nos ensinam, e nós tomamos as rédeas do setor. Obrigado, amigo Raúl, por sua ajuda e colaboração”
Antonio Thomaz
Montes Claros, MG

PARA PENSAR

O sucesso na vida é determinado pela sua capacidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”
Winston Churchill

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