Marketing Pessoal: Um diferencial para o sucesso em vendas

Cadeado

1. Vendas – Saiba como fazer uma boa abordagem e aumente suas vendas
2. Marketing Pessoal – Um diferencial para o sucesso em vendas
3. Nova edição do portal VendaMais
4. Comentário da semana: Vanessa Evaristo
5. Frase da semana: Sucesso – George Burns

Olá,

Há alguns anos, quando não havia concorrência e o consumidor não
tinha escolhas, as empresas faziam o que queriam. Entregavam no
prazo que queriam, com a qualidade que queriam e até mesmo atendiam
mal os clientes (infelizmente, existem algumas que são assim até hoje!).

Entretanto, surgiu uma nova fase: o consumidor ganhou poder e importância.
Ele passou a ser idolatrado e as empresas tinham de fazer suas vontades.
Esse cliente, intencionalmente ou não, acabava levando a empresa a ter
resultados negativos em termos de lucratividade, pois ela abria mão de suas
margens para satisfazê-lo.

Mas, com o tempo, percebemos que as necessidades do cliente não podem
ser 100% satisfeitas. Por isso, estamos entrando em uma nova era em termos de relacionamento entre empresa e cliente. Pelo menos, é nessa nova filosofia em que acredito e espero que todos possamos migrar para ela.

Essa nova estratégia mescla as duas eras que tivemos – aquela em que a empresa tinha uma personalidade forte e aquela em que o cliente era rei.

A verdade é que uma empresa não pode ter e fazer todas as coisas perfeitamente, a ponto de satisfazer todas as necessidades de seus clientes (que conforme já dissemos são impossíveis de atender). Por isso, precisamos direcionar nossos esforços para que, no geral, os clientes tenham sentimentos e lembranças positivas em relação à nossa empresa.

Muitas pessoas falaram e ainda falam sobre fazer sempre o que o cliente quer, mas essa estratégia pode ser, ao mesmo tempo, perigosa e errada.

Precisamos fazer escolhas, mesmo que isso signifique deixar o cliente um pouco insatisfeito em alguma área. Acredite: se você fizer muito bem aquilo a que se propõe, o cliente estará disposto a abrir mão daquela necessidade em prol de outras.

A escolha parece clara: eleja bem no que sua empresa investe. Se tiver importância para os clientes, merece atenção máxima. Caso contrário, corte ou simplifique. O resultado final será uma empresa muito mais enxuta, focada no que faz e que se aprimora constantemente naquilo que o cliente valoriza. É um caminho radicalmente diferente da maioria das empresas, que busca apenas a mediocridade em todas as áreas, tentando agradar a todos ao mesmo tempo. Decisões como essas requerem coragem e visão,
e são a única forma de sobreviver e prosperar em mercados cada vez mais competitivos.

Um grande abraço,
Raúl Candeloro

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1) Vendas – Saiba como fazer uma boa abordagem e aumente suas vendas

Prepare-se mentalmente – Crie um cenário de sucesso mental buscando
aceitação,flexibilidade, empatia e construção de um relacionamento
sólido e duradouro com o cliente.

Apresente-se com alegria – Os clientes gostam de fazer negócios com vendedores de sucesso e não com profissionais desmotivados.

Sorria, crie sinergia e procure ter uma excelente comunicação.
Evite falar de você – Destaque os interesses do cliente, conheça suas
preferências, a maneira de agir, a forma de negociar e, só depois,
comece a falar da sua empresa e produto.

Valorizar as colocações do cliente – Mostre respeito, admiração, aceitação e
valorização nas suas colocações. Isso deixa o cliente à vontade e
cria uma disposição maior para ele receber suas futuras sugestões.

Seja flexível e atencioso – Coloque-se no lugar do cliente, demonstre flexibilidade, compreenda as suas razões e mostre os pontos em que você concorda com ele,deixando-o ainda mais seguro.

Não faça prejulgamento – Evite impressões precipitadas e saiba que ele pode lhe surpreender a qualquer momento. Portanto, esteja com a mente aberta e atento para ouvir e identificar como e onde você pode contribuir.
Cuide do marketing pessoal – Vendedores com autoestima elevada cuidam
da sua imagem, aparência, visual e mostram para seus clientes que
gostam do que fazem, deixando uma ótima impressão sempre.

André José da Silva é consultor, palestrante da AJS Consultoria.
Ministra cursos e palestras nas áreas de Vendas, Motivação,
Atendimento e Gestão de Pessoas.
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2) Marketing pessoal – Um diferencial para o sucesso em vendas

Vender exige preparo e esforço por parte do vendedor, um grande
diferencial competitivo é o marketing pessoal.
Confira algumas sugestões:

  • Seja um Sherlock Holmes – Realize um levantamento de informações do produto que, nesse caso, é você.
  • Itens – Atitude, comportamento, comunicação verbal, não-verbal e
    aparência pessoal, tendo em foco as exigências do setor em que atua.
  • Atitude – Os elementos acima para avaliação formam a sua imagem junto ao cliente interno e externo. Portanto, caso não atinja o sucesso desejado, detecte qual item está desalinhado e aja a seu favor.
  • Visite um otorrinolaringologista – Para vender mais é necessário estar
    com os ouvidos ouvindo e não escutando o cliente, pois o comprador
    é a chave do seu sucesso.
  • Tenha uma alma samurai – Seja o mais verdadeiro possível e responda a pergunta:
    Você seria o seu consultor de vendas?. Se sim, o seu marketing pessoal está correto.

Lígida dos Santos é especialista em Comunicação e Marketing,
autora do livro Marketing Pessoal e Sucesso Profissional.
E-mail: [email protected]

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4) COMENTÁRIO DA SEMANA – Vanessa Evaristo

A maioria dos meus amigos empresários diria: É necessário vencer,
independentemente da sazonalidade do mercado. Para isso, sua
equipe tem de estar preparada, treinada e motivada a vender,
pois nem sempre sabemos como atuar diante dela. Por isso, assinei
uma revista que realmente mudou minha forma de agir diante da minha
equipe e, principalmente, que me mostrou diversas formas de atingir e
superar as metas, sem sacrificar ou prejudicá-la. A VendaMais não
ensina a vender, ensina a ser vendedor e a ser vencedor. Os artigos
podem ser usados em reuniões de treinamento ou mesmo de
fechamento de ciclos; ela é uma ferramenta atual e sua linguagem
está ao alcance de todos.

5) PARA TERMINAR: sucesso – George Burns

Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo do que
um sucesso em algo que odeio.

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