Marketing pessoal: 10 dicas para elevar sua própria marca
1) Marketing pessoal ? 10 dicas para elevar sua própria marca
2) Consumidor ? 19 diferenças nas vendas para homens e mulheres
3) Princípios de reconhecimento
4) Comentário da semana: Roselinda Pauka
5) Frase da semana: Tipos de pessoas ? Provérbio escocês
Olá.
Hoje, quero discutir com você o papel das mulheres nas vendas. O
dia 8 de março me fez pensar sobre a batalha que, há 152 anos,
elas travam para se equiparar aos homens no mercado de trabalho.
A data ficou marcada devido ao protesto de 1857, em que operárias
de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque resolveram cruzar os
braços, cansadas das jornadas abusivas de trabalho, que chegavam
a 16 horas por dia, e dos salários, muitas vezes, inferior à metade do
que ganhavam os homens. Entretanto, a história não teve um
desfecho feliz, uma vez que a polícia trancafiou-as na fábrica e, no
confronto entre grevistas e policiais, um incêndio acabou vitimando
130 funcionárias.
Atualmente, há um maior respeito, mas a diferença salarial ainda
persiste. De acordo com dados do IBGE de 2008, entre os
trabalhadores com nível superior completo, o salário das mulheres
equivale a 60% dos rendimentos pagos aos homens na mesma
função. Elas recebem cerca de R$2,2 mil, enquanto eles somam
R$3,8 mil por mês.
Na área de vendas, elas são ainda mais lucrativas. É que, se por um
lado, o salário pago a elas é menor, por outro, elas são mais eficazes.
?Na maioria das vezes, as mulheres vendem mais que os homens?,
garante meu amigo e colunista da VendaMais, Jeffrey Gitomer. Entre
os motivos que levam as mulheres a essa conquista, estão a
delicadeza e o profissionalismo com que executam suas negociações.
Elas tendem a se manter mais nas regras que os homens. Fazem
boas vendas e ultrapassam metas, mas sempre com os princípios da
empresa no coração.
Aliás, essa parte do corpo também leva as mulheres a conquistarem
clientes. É que elas costumam negociar com simpatia e empatia. Ao
mesmo tempo que são objetivas, vendem com delicadeza e
paciência, atentas aos vários detalhes da negociação. Por fim,
praticam, com maior facilidade que os homens, a escuta ativa,
procurando captar nas entrelinhas o que o consumidor quer. Isso
vem muito do lado materno, que desde cedo é testado pelo choro
dos filhos e geralmente é a mãe quem tem de procurar entender a
origem daquela insatisfação, mesmo que a criança ainda não tenha
a capacidade de verbalizá-la. Jeffrey gosta de compará-las com a
rainha do jogo de xadrez: uma peça ao mesmo tempo versátil e
poderosa.
A ideia desta e-zine não é incentivar rivalidade entre sexos. Meu
objetivo, além de homenagear e reconhecer o esforço feminino, é
provocar uma discussão sobre o que leva as mulheres a serem
consideradas boas vendedoras e fazer você ? tanto homem como
mulher ? avaliar se vem colocando esses conceitos em prática e de
que forma pode aprimorá-los. Para você, o que faz das mulheres
boas profissionais de vendas? Divida sua opinião conosco. Envie
sua resposta para: [email protected].
Abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
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1) Marketing pessoal ? 10 dicas para elevar sua própria marca
- Seja gentil ? Gentileza cabe em qualquer situação, seja no
trabalho ou na vida pessoal. Chamar as pessoas pelo nome,
agradecer, pedir por favor, dizer muito obrigado são atitudes
simples e que fazem diferença. - Seja pontual ? A pontualidade representa agilidade e
comprometimento. - Elogie ? Esqueça seu cabedal de conhecimentos adquirido na
graduação, pós-graduação e MBA e valorize as boas ideias
vindas de seus liderados ou colegas de trabalho. - Lealdade ? Deixe comentários maldosos e fofocas somente
para revistas e programas especializados. No ambiente de
trabalho, você deve usar seu tempo para trabalhar com afinco
e ajudar a construir um mundo melhor. - Boas notícias ? Seja mensageiro de boas notícias. Chegar ao
escritório pela manhã reproduzindo as tragédias que viu nos
telejornais não fará de você uma pessoa agradável. - O diabo veste Prada, e você? ? Mais que se preocupar com a
aparência, procure ser elegante em gestos e atos. - Seja comandante ? Aja com firmeza, mas sem instituir medo
à sua volta. - Não seja diferente, faça a diferença ? Siga o exemplo de
pessoas, como: Madre Tereza de Calcutá, Zilda Arns, Indira
Gandhi e Dona Geralda, catadora de papel em Belo Horizonte,
que ganhou, em 1999, o prêmio da Unesco, na categoria
ciência e meio ambiente. Não se preocupe em ser diferente, e
sim em fazer a diferença. - Respeite ? Quem quer respeito primeiro tem de se dar e
mostrar respeito com alguém. Não importa se é seu superior
hierárquico ou frentista do posto em que abastece seu carro.
O respeito se conquista respeitando. - Valorize-se ? Faça uma autoanálise e mostre aos outros como
você gostaria de ser percebido.
Cida Silva é diretora e instrutora da En Theos Consultoria e
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2) Consumidor ? 19 diferenças nas vendas para homens e mulheres
Mulheres e homens são diferentes, e isso se reflete em seus
comportamentos de compra. Confira, a seguir, as principais
características de cada sexo:
Mulheres | Homens |
São exploradoras | São objetivos |
Gostam de conversar e de conselhos | Não gostam de bajulação nem vendedor no pé |
Gostam de lojas coloridas, cheirosas e bem decoradas | Gostam de lojas tecnológicas e bem sinalizadas |
Pesam mais o impacto daquela compra em seu meio social | Pesam mais o preço |
Adoram falar | Falam silenciosamente consigo |
Falam emotivamente | São literais e ouvem como estátuas |
Gostam de novidades | Gostam de repetir produtos que já compraram antes e dos quais gostaram |
Não se importam em passar mais tempo na loja se receberem atenção dos vendedores | Exigem rapidez |
Pensam mais na hora de comprar | São mais impulsivos |
Salvo raríssimas vezes, compram o que é importante | Preferem supérfluos |
Negociam | Não pechincham |
São mais estrategistas (pensam no futuro) | São imediatistas (pensam em curto prazo) |
Desconfiam do vendedor | Acreditam mais no vendedor |
Seduzem (homens, cuidado para não se deixarem seduzir por pedidos de descontos!) | Deixam-se seduzir |
Pensam na sobrevivência | Não têm um bom sentido de sobrevivência |
Poupam | Gastam |
Questionam, perguntam e se informam até entenderem | Quando não entendem algo, para não parecerem ignorantes, não manifestam que não entenderam |
Insistem ao máximo | Não costumam insistir |
Quase sempre conseguem o que querem | Nem sempre conseguem o que querem |
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CUSTOMER LOYALTY MANAGEMENT ? GESTÃO ESTRATÉGICA DE
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
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A Haas School of Business, da Universidade de Berkeley, e a
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3) Princípios de reconhecimento
Veja algumas regras de Chester Elton, autor do livro The carrot
principle: how the best managers use recognition to engage their people,
retain talent and accelerate performance (algo como O princípio da
cenoura: como os melhores gerentes usam o reconhecimento para
estimular seu pessoal, reter talentos e conseguir maior performance):
- Um bom reconhecimento deve ser frequente, específico e
entregue no tempo certo. - Defina qual mensagem você quer passar e repita-a com
frequência. Se deseja que sua equipe foque mais na carteira
existente, elogie sempre que fizerem uma grande venda para
um cliente antigo. - Não economize no reconhecimento. Alguns cartões de
obrigado, um almoço ou lanche grátis para um bom vendedor
não vão fazer nenhum buraco em seu orçamento, e o
resultado nas vendas compensa.
Atenção
Uma das características do líder que incentiva é a capacidade de
ouvir ativamente. Os dois componentes-chave dessa técnica são:
- Use seu corpo e suas palavras ? Balance a cabeça em sinal
afirmativo, incline-se na direção de seu interlocutor e diga
coisas como ?sim?, ?hum-hum?, ?e depois??. Isso mostra
que você está escutando. - Repita ? Repetir o que acabou de ouvir com suas próprias
palavras mostra que você está com toda atenção naquele
membro da equipe que está na sua frente.
Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de
consultoria e treinamento de gestores e cofundador da National
Association for Employee Recognition (Associação Nacional para
Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso,
estão 1001 maneiras de premiar seus colaboradores e Faça o que
tem de ser feito.
4) COMENTÁRIO DA SEMANA: Roselinda Pauka ? Sócia-proprietária
da SOS Cozinha
?Participei do 12º encontro de empresários realizado no Clube
Juventus em São Paulo, onde conheci a revista VendaMais. Devorei
todas as matérias e tive muitas ideias para usar em minha pequena
empresa de consultoria sanitária. Agradeço a todos da equipe da
VendaMais e coloco nossa companhia à disposição.?
5) PARA TERMINAR: Tipos de pessoas ? Provérbio escocês
?Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem
acontecer e as que perguntam o que aconteceu?
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