Marketing: 5 dicas extraídas de erros de outras empresas
1) Marketing titânico ? 5 dicas extraídas de erros de outras empresas
2) Inovação ? 5 maneiras de retirar o S da palavra crise
3) Incentivo ? 2 dicas para incentivar corretamente
4) Comentário da semana: Flávio Henrique Von Glehn
5) Frase da semana: Crédito x Venda ? William Bernbach
Olá.
Depois de São Paulo, agora será a vez de trazer a Curitiba meu workshop
de Gestão em Vendas. Dividido em duas etapas, ele acontecerá nos dias
11 e 12 de maio, no Hotel Rayon.
Recentemente, abordei nesta e-zine alguns dos conceitos do
primeiro dia desse workshop. Para quem não pôde conferir, defendi, na
época, que existem quatro formas para aumentar o faturamento de uma
empresa:
- Aumentar o mercado de atuação.
- Ampliar a participação de mercado.
- Aumentar o valor médio de compra.
- Aumentar a frequência de compra.
Agora, quero discutir com você alguns tópicos do segundo dia do curso,
em que abordo recrutamento e seleção, treinamento, remuneração e
incentivos e ferramentas de supervisão.
Recrutamento e seleção ? Existem várias formas de selecionar
funcionários, por isso aconselho a você que não se atenha apenas a
uma. Unir testes de perfis, entrevistas com candidatos, dinâmicas de
grupo e análise do CHA podem lhe dar uma ideia muito mais abrangente
de quem é cada candidato e quais realmente são seus pontos fortes.
Remuneração e incentivos ? Há muitas vantagens e desvantagens
tanto para praticar salários fixos quanto para remunerar funcionários
através de comissão. No workshop, abordo mais a fundo essa questão,
mas, basicamente, vejo a remuneração fixa como proveitosa no sentido
de que a força de vendas fica concentrada em atividades, ela tende a
cultivar e preservar os negócios já existentes e é orientada para o
trabalho em equipe. Já a remuneração variável se destaca por envolver
uma força de vendas concentrada em resultados, que a transforma
em verdadeiros caçadores, buscando sempre novos negócios. A
orientação, por sua vez, torna-se mais individual e competitiva.
Ferramentas de supervisão ? Uma maneira eficaz de mensurar o
desempenho de sua equipe é o balanced scorecard em vendas. Ele
mantém o foco na criação e visualização de metas, permite administrar
o tempo e os resultados, pode ser utilizado em treinamentos e outros
processos de melhoria contínua e, consequentemente, crescimento nas
vendas.
Quatro passos para montar seu balanced scorecard:
- Estabeleça suas metas financeiras.
- Transforme as metas financeiras em mercadológicas.
- Calcule suas metas operacionais de vendas.
- Planeje a aprendizagem e a inovação.
Claro que abordei aqui os assuntos de uma forma muito superficial, mas
que pode oferecer a você um modelo interessante para desenvolver seu
planejamento comercial. Se você é diretor ou gerente de vendas e tem
interesse em se aprofundar nesses temas, seria bom tê-lo em nosso
curso. Para obter mais informações sobre o workshop, entre em contato
com Renata, através do e-mail: [email protected].
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
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1) Marketing titânico ? 5 dicas extraídas de erros de outras empresas
- Fique ligado no mercado e ambiente. Um filme, uma peça de teatro,
tudo pode inspirar soluções. - Faça o planejamento pensando nas piores coisas que possam
acontecer. Esteja preparado para elas. - Treine sua equipe para as dificuldades que possam surgir,
capacitando seus funcionários. - Mantenha os colaboradores motivados. O clima positivo é
fundamental para superar os momentos de crise. - Tenha a postura de um eterno guerreiro, e não a de um
conquistador comemorando triunfo. Não se sinta o máximo, pois o
mercado está em constate mudança.
Alexandre Luzzi Las Casas é consultor, doutor em administração
mercadológica, mestre em administração de empresas e professor em
vários cursos de graduação e pós-graduação. Autor de vários livros, entre
eles Marketing titânico.
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2) Inovação ? 5 maneiras de retirar o S da palavra crise
Em tempos difíceis, temos de redobrar nossos esforços, sair da zona de
conforto e entrar em ação, seja ela física ou mental. Para isso, você
precisa:
- Criar uma nova estratégia.
- Desenvolver uma maneira diferente de atender.
- Produzir uma nova metodologia de trabalho.
- Criar uma forma diferente de divulgar seu produto ou serviço.
- Elaborar uma campanha de vendas inusitada.
Cida Silva é diretora e instrutora da En Theos Consultoria e Treinamentos.
Visite o site: www.entheos.com.br
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resultados. Para mais informações, acesse o site:
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3) Incentivo ? 2 dicas para incentivar corretamente
- Explore o tema ? Se for preciso, encontre alguns voluntários para
usar uma fantasia referente ao tema. Decore a empresa inteira,
não apenas a área de vendas. Publique um jornalzinho ou faça
circular e-mails periódicos com notícias atualizadas da campanha. - Façam suas apostas ? Crie um sistema em que os funcionários dos
outros departamentos possam apostar nesse ou naquele
vendedor para ser o grande vencedor da campanha. Isso ajuda a
unir a empresa e dá um empurrãozinho extra no pessoal de
vendas.
Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de
consultoria e treinamento de gestores, e cofundador da National
Association for Employee Recognition (Associação Nacional para
Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso, estão
1001 maneiras de premiar seus colaboradores e Faça o que tem de ser feito.
4) COMENTÁRIO DA SEMANA: Flávio Henrique Von Glehn ? Representante
comercial
?Sou representante comercial em Ribeirão Preto e região e trabalho com
informações para análise de crédito. Algumas semanas atrás, no
escritório, me perguntaram: ?Flávio, como você consegue vender tabelas
de preços com valores altos??. A resposta foi simples e direta: ?O grande
triunfo é não ter medo de vender valores altos, passar segurança para o
cliente e saber se ele tem ou não potencial para pagar. Com essa atitude,
tenho alcançado bons resultados, além de prestar um atendimento
diferenciado, deixando um canal aberto com o consumidor, isso também
faz a diferença?. As informações que recebo da VendaMais me ajudam no
aprimoramento de minhas técnicas de vendas!?
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5) PARA TERMINAR: Crédito x venda ? William Bernbach
?Não devemos apenas acreditar naquilo que vendemos. Devemos também
vender aquilo que acreditamos?
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Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões,
enviando sua mensagem para: [email protected]
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