Marcos Scaldelai indica: seja um Vendedor Falcão

Marcos Scaldelai indica: seja um vendedor falcão

Reconhecido como um dos jovens executivos de maior sucesso no Brasil, Marcos Scaldelai conta quais habilidades e atitudes são determinantes para se destacar no mercado e ser um vendedor falcão

Marcos Henrique Scaldelai nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo. Mudou para a capital do estado com o objetivo de estudar e ser um vencedor. Desde sempre, acreditou que poderia fazer as empresas pensarem diferente. Para isso, foi estudar Comunicação Social – Propaganda & Marketing, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

No mercado, começou como estagiário na ACNielsen, empresa de pesquisa de mercado. De lá seguiu para a General Mills, dona da marca de sorvetes Häagen-Dazs, onde se tornou gerente de marketing. Depois, tornou-se diretor da Bertin, dona das marcas Vigor, Danúbio e Leco. Em 2010, entrou para a Bombril. Três anos depois, aos 36 anos, assumiu a presidência da empresa que é sinônimo de palha de aço.

No ano seguinte, foi eleito pela revista Forbes um dos 12 jovens executivos de maior sucesso no Brasil. Foi também reconhecido como um dos 100 brasileiros “Que faz um Brasil melhor”, projeto desenvolvido pelo LIDE e pela Rádio Jovem Pan. Em 2015, lançou o livro “99,9% não é 100%. Você pode mais”, que atingiu logo nas primeiras semanas o primeiro lugar entre os mais vendidos do setor de negócios do Brasil. No mesmo ano, Marcos Scaldelai foi nomeado pela ABRAMARK (Academia Brasileira de Marketing) para ser integrante do Hall da Fama do Marketing no Brasil.

Em março de 2016 deixou a Bombril e virou empreendedor. Atualmente é Presidente do Lide Interior de SP – Região de São José do Rio Preto e tem sua empresa, a MHS Marketing & Sales Consulting, onde atua como escritor, palestrante, mentor e gerador de projetos de crescimento. Conheça a seguir mais sobre esta trajetória e a visão de Marcos Scadelai sobre vendas.

Marcos Scaldelai lança livro: Vendedor Falcão

O que significa ser um Vendedor Falcão? Qual a diferença em relação aos demais vendedores?

O Vendedor Falcão é aquele que em primeiro lugar acredita no seu potencial. Ele sabe que primeiro precisa saber se vender, vender seu propósito, para depois vender aquilo que se propõe. Quer “ser visto”, ser “o cara”. Sempre pensa além e supera as expectativas e não cria barreiras ou dificuldades para conseguir atingir o seu objetivo.

Por que você acha que a maior parte dos vendedores ainda não tem as atitudes/habilidades/resultados de um Vendedor Falcão?

Mais do que “vestir a camisa”, considero que as pessoas precisam ter no sangue o DNA da empresa. Isso faz toda a diferença. É necessário pensar como dono, olhar todos os detalhes e oportunidades para crescimento e fazer o que os outros não fazem, sempre pensando como um time para alcançar e superar os resultados.

Você poderia nos dar um exemplo prático extraído do seu livro ou palestra que exemplifique melhor seus principais conceitos?

Visão, velocidade e garra são os três principais conceitos. Além disso, algumas outras características eu considero extremamente importantes para crescer e têm tudo a ver com meus valores: brilho nos olhos, senso de urgência, espírito empreendedor e excelência.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação à essas questões?

Falta ousar mais, colocar a cabeça na guilhotina e pensar fora da caixa. As empresas precisam de funcionários inconformados por natureza, pois só sobrevive no mercado hoje quem inova.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Aquelas pessoas que só reclamam, que não tem atitude para fazer acontecer, que sempre têm uma desculpa na ponta da língua. Estas pessoas podem sugar a energia de outras pessoas e contaminar o time. Estas pessoas não podem fazer parte de um time vencedor.

Um empresário ou vendedor que está procurando melhorar seus resultados nessa área deve começar por onde? Quais as principais recomendações?

Foco! É preciso ter foco para resolver aquilo que precisa ser resolvido, iniciando pelo que impacta mais no resultado.

Falando um pouco do seu trabalho como consultor e palestrante. Que tipo de empresa geralmente contrata seus serviços? O que busca?

São pequenas e médias empresas que precisam desenvolver um posicionamento claro para suas marcas no mercado. Elas precisam desenvolver a estratégia para um crescimento consistente. Eu desenvolvo o PGC (Plano de Geração de Crescimento) nas áreas de marketing e vendas.

Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria não é adequado para você? Ou seja, que tipo de problemas/situações/treinamentos você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?

Nossos treinamento são baseados no desenvolvimento de atitudes e tenho um time com expertise em diversas frentes, como marketing, vendas e gestão de pessoas. O que não fazemos são treinamentos mais técnicos. Nesse caso, indico parceiros.

Qual seu diferencial em relação a outros consultores? Qual a sua “marca registrada”?

Eu busco crescimento, minha cabeça funciona pensando para frente e no crescimento. Não coloco barreiras para aquilo que precisa ser feito. Uso uma frase que uma amiga me disse uma vez: “eu não penso fora da caixa… eu nunca estive na caixa, nasci fora da caixa”! Esta é a minha personalidade, faço diferente e coloco a minha cabeça na guilhotina o tempo todo.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

A imprensa de maneira geral tem falado em pensar fora da caixa, não ter medo e enfrentar as situações difíceis, tempos de crise, etc. Porém tem profissionais que só pregam conceitos e não têm a vivência e experiência real, o que faz toda a diferença.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Que eles valorizem sua essência e que não a reneguem nem permitam que outras pessoas interfiram nas suas raízes. É preciso ser autêntico, claro que mantendo o equilíbrio, o respeito e a educação, mas sem abrir mão de ser genuíno.

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