Lyoto Machida: conheƧa o lado empreendedor do lutador de MMA

Lyoto Machida: lutador e empreendedor

Astro de UFC, o lutador Lyoto Machida tambĆ©m Ć© um empreendedor nato. Aos 39 anos, alĆ©m de comandar uma academia no Brasil com mais de 1,5 mil alunos, Lyoto tambĆ©m estĆ” Ć  frente de um modelo inovadorĀ com sede em Los Angeles, que tem como objetivo priorizar a essĆŖncia do karatĆŖ. Para isso, investiu quase R$ 1 milhĆ£o e alcanƧou o break even com menos de um ano de existĆŖncia.Ā AlĆ©m disso, o atleta jĆ” visualiza outros negĆ³cios para o pĆ³s-carreira.

Em entrevista exclusiva para a VendaMais, conversamos sobre o que a arte marcial tem a ensinar para pessoas das mais diferentes idades, diferenciais e muito empreendedorismo. AlĆ©m, Ć© claro, de como treinar a equipe de vendas e investir na fidelizaĆ§Ć£o de clientes. Confira a seguir minha entrevista com Machida.

OlĆ” Lyoto, prazer em falar com vocĆŖ. Acompanho vocĆŖ hĆ” anos, um de meus lutadores de MMA favoritos. Mas hoje o assunto Ć© empreendedorismo e queria conversar com vocĆŖ sobre seu outro lado, de empreendedor, que pouca gente conhece e acompanha. Vamos falar primeiro sobre a Academia Machida, no BR. Quando surgiu? Como foi o comeƧo?

Lyoto MachidaA academia no Brasil Ć© um empreendimento junto com meus irmĆ£os, em BelĆ©m do ParĆ”. E essa academia tem, atualmente, 1,5 mil alunos. Ɖ voltada para o lado fitness e o karatĆŖ tradicional. Ela existe desde 2012.

Quem Ć© seu pĆŗblico-alvo e como vocĆŖs se diferenciam de outras academias de artes marciais? O que vocĆŖs fazem que Ć© totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

NĆ£o temos um pĆŗblico-alvo definido por faixa etĆ”ria. Nesse caso atendemos alunos de todas as idades. Nosso pĆŗblico-alvo Ć© dividido por propĆ³sito: o de se aperfeiƧoar como pessoa por meio dos conceitos e prĆ”tica de um uma arte marcial milenar. NĆ³s temos aulas destinadas tanto para crianƧas quando para pessoas da terceira idade.

O que faz com que as pessoas busquem a Machida Academy na verdade Ć© o conjunto de valores, conceitos e tĆ©cnicas que ensinamos. O que nĆ³s fazemos de diferente Ć© que a nossa arte marcial nĆ£o Ć© voltada para competiĆ§Ć£o em si, mas sim para a vida. Para que as pessoas possam utilizar a arte marcial no seu dia a dia. Na hora de um fechamento de negĆ³cios, em um momento de decisĆ£o na vida pessoal ou profissional. Para que a pessoa possa ter autoconfianƧa, autoestima. Nosso objetivo Ć© que a pessoa possa desenvolver as habilidades que estĆ£o dentro dela.

O que fazemos diferente Ć© buscar o lado filosĆ³fico junto com o lado marcial. Temos as classes ā€œLittle Dragonā€, que sĆ£o voltadas para crianƧas de atĆ© 6 anos. Nessa fase da vida estĆ” sendo formado o carĆ”ter da crianƧa e o karatĆŖ pode contribuir de forma positiva, por exemplo, para ensinar disciplina, resiliĆŖncia, determinaĆ§Ć£o. Usamos o karatĆŖ como um anti-bullying na escola, na rua. Depois temos alunos da adolescĆŖncia, que tambĆ©m Ć© um perĆ­odo de formaĆ§Ć£o da personalidade e, na fase adulta, onde as pessoas buscam se sentirem mais autoconfiante. E tambĆ©m temos alunos da terceira idade, que sĆ£o pessoas em busca de mais autoconfianƧa, de recuperar a autoestima, saber se defender e ganham isso com os treinamentos.

VocĆŖs tĆŖm MissĆ£o, VisĆ£o, Valores bem definidos? Se sim, quais sĆ£o?

Nossa missĆ£o Ć© transformar a vida das pessoas atravĆ©s das artes marciais. De crianƧas, adultos e da terceira idade tambĆ©m. Para que as pessoas se sintam mais aptas a viver uma vida mais digna no sentido emocional, na autoconfianƧa. AtravĆ©s da arte marcial, do sistema de defesa pessoal que a gente colocou, a gente trabalha e desenvolve esse lado das pessoas.

Quais foram as maiores dificuldades nestes Ćŗltimos dois anos da academia no BR, com a economia em recessĆ£o?

Muitas vezes o trabalho de academia Ć© visto como supĆ©rfluo, mas a gente acredita que com o trabalho que desenvolvemos, isso passa a ser prioridade para vocĆŖ estar bem. EntĆ£o a gente usa a arte marcial nesse sentido, para enfrentar os desafios do dia a dia.Ā Esses dois anos de crise do Brasil realmente foram difĆ­ceis. Tivemos muita gente saindo da academia, mas tambĆ©m muita gente se mantendo na academia por esse motivo. EntĆ£o tivemos que fazer um trabalho muito forte de marketing e vendas do nosso trabalho e da nossa filosofia. A gente conseguiu se estabilizar e agora jĆ” deu a volta por cima. TĆ­nhamos mais ou menos 1.200 alunos. Quando a crise veio baixamos para 800 alunos e agora subiu para 1.500 alunos, entĆ£o na verdade tivemos um ganho nesse perĆ­odo.

Quais foram os principais sinais de sucesso que comeƧaram a aparecer, mostrando o acerto da estratĆ©gia e modelo de negĆ³cio das academias nestes Ćŗltimos meses?

Lyoto Machida: lutador e empreendedorEu acredito que os primeiros sinais de sucesso que aparecerem foram os feedbacks dos alunos, dos pais dos alunos, das pessoas e da sociedade em geral. A gente trabalha com convĆŖnio com muitos colĆ©gios tambĆ©m, e tivemos esse feedback. As pessoas melhoraram suas vidas no sentido de ter mais disciplina, autoconfianƧa e no cumprimento de tarefas. Isso mostrou que a gente estava no caminho certo, que a estratĆ©gia era certa, que o modelo de negĆ³cio Ć© muito bom.

Especificamente em relaĆ§Ć£o a Vendas (que Ć© nosso foco na VendaMais), como vocĆŖs treinam a equipe comercial para reforƧar seus diferenciais e nĆ£o cair na guerra de preƧos?

Falando em relaĆ§Ć£o Ć s vendas, claro que nossa equipe Ć© muito bem treinada, mas temos o nosso diferencial que Ć© esse lado da filosofia. Seguimos o conceito de marketing que fala sobre a estratĆ©gia do ā€œoceano azulā€ e do ā€œoceano vermelhoā€. Se vocĆŖ estĆ” no oceano vermelho vocĆŖ fica brigando por preƧos o tempo. PorĆ©m, quando vocĆŖ estĆ” no oceano azul vocĆŖ nada sozinho. EntĆ£o basicamente nossa estratĆ©gia Ć© essa ter um diferencial para nĆ£o estar na guerra de preƧo.

O que vocĆŖs tĆŖm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

NĆ³s ouvimos muito os alunos. Temos uma parte de telemarketing muito ativa que busca o feedback dos alunos para saber as necessidades dele. Se ele estĆ” na academia, a gente busca entender o que ele precisa desenvolver e se estamos atendendo essa expectativa. Se ele se afastou, buscamos entender o porquĆŖ. AĆ­ tomamos decisƵes sobre o que precisa ser modificado, no que investir.

E em termos de fidelizaĆ§Ć£o de clientes, algo em especial que faƧam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negĆ³cios com vocĆŖs?

Temos vĆ”rias estratĆ©gias de fidelizaĆ§Ć£o dos clientes, a que acabei de citar Ć© uma delas. TambĆ©m temos uma estratĆ©gia de gamificaĆ§Ć£o. Fazemos concursos com os alunos ao longo da trajetĆ³ria deles na academia. Isso ajuda no sentido de cumprimento de tarefas e receber premiaƧƵes. O prĆ³prio exame de faixa das artes marciais Ć© uma estratĆ©gia de gamificaĆ§Ć£o que fideliza o cliente, porque faz com que ele esteja engajado e busque evoluir. E fora tudo isso buscamos entender e valorizar o resultado que eles tĆŖm na vida deles.

Existe algo que era feito antes e que vocĆŖs PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisĆ£o, para atualizarem seu modelo de negĆ³cios?

Sim, apesar de manter viva a tradiĆ§Ć£o da disciplina e da hierarquia oriental, investimos em algumas modificaƧƵes no trabalho para aproximar o aluno e os professores. Isso funciona melhor na atualidade. Um exemplo prĆ”tico sĆ£o os modelos de aula. No karatĆŖ Ć© utilizado o shinai, uma vara de bambu, com a qual o professor toca o aluno para corrigir o treinamento. PorĆ©m isso assustava alguns alunos e pais. Para atualizar o nosso modelo, por exemplo, nĆ£o utilizamos esse elemento tĆ£o tradicional nas artes marciais.

Em quais Ć”reas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Academia Machida? NĆ£o sĆ³ em termos de dinheiro/investimentos, mas revisĆ£o de processos, aumento de eficiĆŖncia, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco eĀ energia?

Investimos principalmente na Ɣrea de vendas e marketing para que a empresa crescesse. Colocamos muito foco nessas Ɣreas para poder alavancar a academia.

Quais os prĆ³ximos passos? Ou seja, o que estĆ£o planejando para o futuro? Qual o prĆ³ximo grande objetivo? Andei vendo que abriram a Machida Karate Academy em Los Angeles…

Como os modelos de negĆ³cios do Brasil e dos EUA sĆ£o diferentes, nossos prĆ³ximos passos tambĆ©m mudam em cada um dos lugares. Nosso objetivo Ć© investir na expansĆ£o em nĆŗmero de academias no Brasil. Ɖ onde trabalhamos um modelo de negĆ³cios que estĆ” voltado mais para a parte tĆ©cnica, tradicional do karatĆŖ e tambĆ©m para a parte fitness.

Em Los Angeles, onde desenvolvemos uma metodologia de ensino Ćŗnica, com toda a proposta de filosofia, nosso objetivo Ć© aumentar o nĆŗmero de associados ao nosso trabalho. Pessoas que passam um perĆ­odo conosco e se credenciam para usar a metodologia de metodologia de ensino Machida Karate em seus espaƧos. JĆ” temos associados dentro dos EUA, na Europa e em outros paĆ­ses da AmĆ©rica Latina.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se comeƧa (arrisca…) ou nĆ£o?

O conselho que eu daria para um empreendedor Ć©: se vocĆŖ sabe o que estĆ” fazendo, se acredita no seu potencial, se vocĆŖ tem um objetivo de vida, eu acho que vocĆŖ tem que arriscar. Acredito que a vida Ć© tĆ£o curta, a gente precisa arriscar para alcanƧar grandes resultados. Meu conselho para vocĆŖ Ć©: crie metas por etapas, vĆ” cumprindo essas etapas, mas coloque em prĆ”tica! Outro conselho que eu daria Ć© que, alĆ©m de acreditar, vocĆŖ tenha aĆ§Ć£o e use a sua imaginaĆ§Ć£o. Pense em coisas positivas, pense como vocĆŖ vai chegar lĆ”, imagine vocĆŖ chegando lĆ”. Isso faz parte, tanto na luta como nos negĆ³cios. VocĆŖ tem que imaginar para traƧar uma estratĆ©gia e chegar lĆ” da melhor forma.Ā 

Existe algum livro, vĆ­deo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetĆ³ria pessoal/profissional e que vocĆŖ recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Os livros do Napoleon Hill sĆ£o muito bons, gosto muito deles. TambĆ©m indicaria os vĆ­deos do Bob Proctor, um palestrante. SĆ£o conteĆŗdos que influenciaram muito a minha trajetĆ³ria e que me ensinaram muito. Sendo que eu cheguei nesses autores porque meu pai jĆ” havia me falando: ā€œVocĆŖ tem que ler Napoleon Hillā€. Hill foi um cara que estudou a mente dos milionĆ”rios e como eles pensavam e, a partir daĆ­, comeƧou a tirar as provas de como a mente das pessoas funciona, como conhecer a forma que o seu cĆ©rebro reage, como pensa, como atinge o seu objetivo a partir do seu pensamento. Porque o pensamento tem uma forƧa muito grande, Ć© partir dele que tudo comeƧa e com ele vocĆŖ tem uma aĆ§Ć£o e um resultado.

Algum comentƔrio final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Queria agradecer a oportunidade. Para mim Ć© sempre uma honra poder falar dos meus projetos, minha vida como empreendedor e ajudar as pessoas a realmente acreditar no que elas desejam fazer, no potencial delas, se juntar com as pessoas do bem, para juntas definir e buscar um objetivo. Muito obrigado.

Para saber mais

Leia tambƩm:

ConteĆŗdos Relacionados

Todo bom vendedor Ć© um Masterchef

Todo bom vendedor Ć© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um ā€œmini programaā€ do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĆ£o escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĆŗri (no caso, o capitĆ£o do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima