10 livros que todo vendedor deveria ler – e que não são de vendas

11 abril, 2017 7:28 am Publicado por | Deixe um comentário

Eu trabalho em marketing hoje, mas passei uns bons anos da minha carreira em vendas. Para um cara que não é originalmente de vendas, entrar na área não é tão fácil quanto parece. Tive que ler e estudar muito. Isso não foi trabalho para mim, pois sempre fui viciado em ler. Hoje, como um cara que ama vendas, mas acabou trabalhando em marketing, gostaria de compartilhar com vocês alguns livros que não são de vendas, mas vão te ajudar a se tornar um vendedor melhor. Esses livros vão te ajudar a melhorar suas habilidades de liderança, relacionamento com cliente, negócios, produtividade e descobrir os segredos das grandes empresas. Vamos nessa?

10 livros que todo vendedor deveria ler

#1) Good to Great – Jim Collins

Este livro investiga o motivo de algumas corporações se destacarem e se tornarem incríveis. É possível construir uma empresa com DNA feito para o sucesso desde o começo e Jim Collins explica como fazer isso.

Uma das características que as grandes organizações têm em comum é a liderança primorosa e inovadora. A disciplina é outro aspecto que fez toda a diferença nas empresas estudadas, além da ética empreendedora presente na cultura organizacional.

#2) Drive – Daniel H. Pink

Daniel investiga aqui o que nos motiva. Ele acredita que a motivação tem três pilares: a necessidade humana de controlar o seu destino, a necessidade de nos tornarmos melhores nas coisas que nos interessam e fazer algo que tenha um significado para nós e também para o resto do mundo.

Ele deixa explícito que não adiantam incentivos financeiros ou punições para motivar as pessoas. Elas não querem apenas suprir as necessidades básicas, como se alimentar e se vestir. A motivação teve mudanças entre as gerações e agora procuramos autonomia, excelência e propósito. Por isso, quem vende precisa acreditar no propósito da empresa para gerar melhores resultados.

livros que todo vendedor deveria ler - exponential organizations#3) Exponential Organizations – Salim Esmail

As organizações exponenciais são um novo modelo de empresa que não se baseia em matéria prima ou estruturas físicas para crescer. São corporações como o Airbnb ou Uber: basta que as pessoas tenham smartphones e se inscrevam para que cresça.

Essa nova forma de negócio mudou o mindset das empresas e quem vende tem que se adaptar. Tecnologias como a de interfaces (Adwords) e dashboards para acompanhar o trabalho das equipes foram incorporadas no dia a dia das organizações e todos têm que estar em sintonia com esse processo. Além disso, a autonomia também passou a ser mais valorizada.

livros que todo vendedor deveria ler - rework#4) Rework – David Heinemeier & Jason Fried

Este livro tentar fugir um pouco das dicas tradicionais dadas a quem quer empreender, como montar plano de negócios. Com uma abordagem simples e direta, David e Jason dão conselhos para quem tem esse sonho e mostram que simplificar os processos é o caminho.

O segredo é esquecer um pouco a quantidade de conselhos e informação e colocar a mão na massa. Hoje, as empresas que mais prosperam têm isso no seu cerne. Comece a fazer e erre, mude a forma de fazer e tente de novo. Essa é a filosofia.

Outra dica importante é criar um produto que você mesmo compraria. Empresas que trabalham sem entender muito bem o próprio produto ou serviço ou sem querer trabalhar com aquilo realmente acabam perdendo a motivação.

livros que todo vendedor deveria ler - getting things done#5) Getting Things Done – David Allen

David Allen é meu guru de produtividade. Nesse livro, ele explica que uma das principais coisas que travam a produtividade é a falta de definição das prioridades.

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo, por exemplo, não leva a lugar nenhum. No método descrito no livro, ele ajuda você a selecionar as prioridades e manter um ritmo bom de produtividade.Em resumo, a técnica ensina a colocar as coisas em um papel ou se preferir outra ferramenta virtual e tirar aquilo da sua cabeça. Enquanto você se preocupa com uma coisa, gasta energia com ela, que poderia ser revertida para o que está fazendo no momento.

livros que todo vendedor deveria ler - mindset#6) Mindset – Carol S. Dweck

Carol Dweck fala em seu livro sobre as atitudes mentais que nos levam para o sucesso. São formas de pensar que podemos ter para produzir mais e ser mais felizes. Situações difíceis são inevitáveis e vão acontecer no decorrer da vida. O que muda é a forma como as enfrentamos.

Não basta ter apenas a inteligência e as habilidades para alcançar o sucesso. Também é preciso buscar o que a autora chama de atitude mental progressiva. É um padrão de pensamento que nos ajuda a ter controle sobre nossa própria vida. A obra é importante para qualquer pessoa que queira avançar na carreira.

livros que todo vendedor deveria ler - o poder do hábito#7) Poder do Hábito – Charles Duhhigg

Mudar seus hábitos é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo. Quando nos acostumamos com uma rotina de hábitos ruins, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, tudo piora.

Para mudar, precisamos acrescentar hábitos bons, coisas que se faz todos os dias e que têm o potencial de mudar nossas vidas. No livro, ele conta a história de um paciente que perdeu a memória de forma irreversível. Um dia, saiu de casa e se perdeu, mas conseguiu voltar. Para explicar isso, só o poder do hábito.

livros que todo vendedor deveria ler - rápido e devagar#8) Rápido e devagar – Daniel Kahneman

Daniel Kahneman mostra aqui uma visão inovadora sobre como a mente funciona. Ele é ganhador do Prêmio Nobel de Economia e tem a teoria de que a tomada de decisões não é puramente lógica.

São duas formas diferentes, uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Cada tipo de pensamento tem um peso diferente e serve para situações específicas. Uma das técnicas mais interessante do livro é sobre como se proteger das falhas mentais na hora de tomar decisões. Muito importante para quem tem cargos de gestão.

livros que todo vendedor deveria ler - the subtle art of not giving a fuck#9) The subtle art of not giving a fuck – Mark Manson

Muitos livros, especialmente os de auto ajuda, nos falam que precisamos pensar de forma positiva para alcançar nossos objetivos. Mark Manson é de outra opinião. Ele fala que para ter sucesso é preciso aceitar suas próprias limitações e trabalhar para tentar corrigi-las.

O que faz diferença é o quanto você se preocupa com as coisas. Diantes de situações difíceis da vida, tudo depende da forma como agimos. É preciso escolher com o que se importar e gastar energia apenas nisso. Escolha o que vale a sua energia. Aceitar o fracasso também é o primeiro passo para ver as coisas com mais clareza e ter mais chances de fazer escolhas acertadas.

livros que todo vendedor deveria ler - deep work#10) Deep Work – Cal Newport

Falar sobre o poder de mergulharmos de cabeça no trabalho;

Uma das habilidades mais valorizadas no mercado e na vida é a capacidade de se livrar de distrações e se concentrar totalmente no trabalho. Cal Newport ensina aqui a desenvolver o foco profundo.

Além disso, ele explica os perigos de executar várias tarefas ao mesmo tempo. O trabalho com ritmo e foco deve ser a sua principal prioridade. Quando você consegue alcançar o foco perfeito, tem mais chances de conquistar sua realização pessoal e se sentir mais produtivo.

Gostou? Tem mais dicas? Mande para nós nos comentários! Quase todos os livros da lista estão na plataforma do 12Minutos um app gratuito que sumariza livros clássicos de negócios.

livros que todo vendedor deveria ler - diego gomes

 

Diego Gomes é fundador e diretor de marketing da Rock Content e do 12minutos. Nas horas livres ele posta em seu blog pessoal, chamado Webholic e no Twitter @dttg. Email: diego@rockcontent.com


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Este artigo foi escrito porRedação VendaMais


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