Livro “Seu sonho tem futuro” – errar é fundamental para ter sucesso

É importante ter sonhos, porém, algumas pessoas não sabem o que fazer para realizá-los. Não é por falta de talento ou desejo, mas por medo ou receio de errar. O que poucas pessoas entendem é que errar é humano. Faz parte do processo de aprendizado que levará ao sucesso. Afinal, são os erros que ajudam a construir e aprimorar novas ideias e projetos, seja na esfera pessoal ou profissional.

Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante, lançou o livro “Seu Sonho Tem Futuro”. A Kickante é a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil e responsável por mais de 50 mil campanhas, captando aproximadamente R$ 40 milhões. O objetivo da obra é auxiliar empreendedores a realizar projetos e concretizar sonhos. O livro é divertido, pedagógico, sintoniza com a nova economia e também utiliza das melhores práticas do mercado.

Confira a entrevista exclusiva da autora ao portal VendaMais (E atenção: há uma ação especial para quem participar da campanha promocional do livro. Com certeza ajudará algum leitor a realizar um sonho).

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Candice Pascoal, autora, fundadora e CEO da Kickante (Foto: divulgação)

Fale mais sobre “Seu sonho tem futuro”. Sobre o que trata o livro e porque escrevê-lo?

Decidi escrever “Seu Sonho Tem Futuro” (que está em 2º lugar no ranking geral do país e em 1º lugar na categoria de negócios) porque senti a necessidade de focar na quantidade enorme de capital humano e de talentos desperdiçados hoje no Brasil. Seja por estarem sem emprego (13,3 milhões de desempregados, segundo o IBGE) ou mal empregados (trabalhando com o que não amam).

Neste livro, com o qual estamos oferecendo um prêmio de R$ 35 mil (falo mais sobre isso na pergunta 5), eu proponho quebrar conceito do erro. O empreendedor precisa se permitir errar e abraçar este equívoco, tirando o máximo de experiência que puder dele. Falamos sobre isto no livro utilizando como exemplo o evento: FuckUp Nights, com depoimento do seu fundador mexicano. Este movimento começou no México, mas hoje está presente em todo o mundo.

Já a engenharia individual das pessoas que têm sucesso é um conceito difundido pela Fondazione Patrizio Paoletti, na Itália, onde já palestrei. Eu descrevo este método em uma linguagem clara e divertida, que é um sistema para alcançar nossos sonhos. Seja uma startup de sucesso internacional, começar um programa social na Holanda para levar arte para crianças refugiadas ou transformar um hobby (fotografia) em uma fonte de renda extra. É um método que torna o sonho possível e que pode ser replicado por qualquer pessoa.

Também abordo a Roda da Vida, que serve para reavaliar a vida e priorizar elementos diferentes do dia a dia sem culpa. Aqui, exploramos a ideia de aceitar áreas consideradas não tão bem sucedidas e de como isso é uma ferramenta indispensável ao sucesso. Mostramos como as pessoas podem visualizar a vida. Mostro ainda o passo a passo de como conseguir investimentos e dou o mapa para tirar um projeto do papel ou inovar na empresa que já está, mas sem investir dinheiro próprio.

Você poderia nos dar um exemplo prático extraído do livro?

Foto: divulgação

No livro há diversos exemplos de como o empreendedor pode fazer seu negócio decolar. Conto com a participação dos sócios da Kickante: Diogo Pascoal e Viviane Sedola. Também conto com mais uma dezena de especialistas em diferentes segmentos. Entre eles, a presidente global da SEMrush, Maryna Hradovich; Andrea Ioro, head do Tinder Brasil e seu sócio no Apps do Bem, Alessandro Telles; e Lígia Mello, sócia-proprietária da Hibou.

Um exemplo: no livro, explicamos detalhadamente ao empreendedor o que é necessário para identificar a persona e o público-alvo desejado. Uma das primeiras dúvidas que temos que levantar é: quem se engajará no meu projeto? Este é o público-alvo. Explico como detectá-lo e vou além, mostrando como identificar a persona. Àquela pessoa específica que precisa ser afetada pelo seu serviço ou produto.

Tem um trecho no livro no qual falo detalhadamente sobre isso, passo a passo. Gostaria de adiantar alguns desses insights para os leitores da VendaMais. A recomendação é que você tenha, inicialmente, no máximo quatro personas. Ou seja, quatro grupos de perfis/hábitos distintos que possam consumir, comentar e divulgar o seu projeto.

Outro case bacana é o trazido pela Viviane Sedola. Ela explica como fechar um negócio considerado impossível. Não posso contar tudo ou essa parte do livro perde a graça, mas vou adiantar que tem muito a ver com saber qual a pessoa certa para se falar e demonstrar empatia: a outra pessoa precisa simpatizar com suas ações.

Quais são os erros mais comuns que você vê as pessoas cometendo em relação à essas questões?

Quando trabalhava em Nova York, na indústria da música, detectei a queda de diversas empresas da área. Por que não sabiam como lidar com o mundo digital? Depois disso, trabalhei em Amsterdam com arrecadação de fundos para grandes ONGs, como Médico Sem Fronteiras e Greenpeace. Neste trabalho, eu me relacionava com pessoas de dezenas países e de todos os continentes. Sempre me chamou atenção o fato das sociedades errarem de maneira similar em seus respectivos ambientes de trabalho. Com esta experiência, constatei que é primordial separar tempo para a revisão de estratégias e coragem para inovar (além de ter punho forte para manter os processos em execução na velocidade correta). Estes são os pilares para o sucesso de qualquer time de ponta, em qualquer lugar do planeta e em qualquer idioma.

Por onde uma pessoa que procura melhorar seus resultados pode começar?

Falando especificamente sobre financiamento coletivo, disponibilizamos dois e-books gratuitos para quem adquire o livro “Seu Sonho Tem Futuro”. Dessa forma, qualquer pessoa pode ter sucesso com o crowdfunding, em qualquer que seja a plataforma.

Vemos no Brasil como o crowdfunding tem um potencial transformador de realidades. Queremos que um número cada vez maior de pessoas perceba o quão fácil pode ser testar a aceitação e aderência de um produto. Ou mesmo um lançando por meio de uma campanha neste formato. É uma pré-venda e um teste de mercado, sem risco algum para o empreendedor.

Pelo crowdfunding você consegue fazer a chamada “arrecadação das multidões”. Não é necessário ter uma grande contribuição de uma única pessoa. As pessoas como um todo, colaborando com o que podem, conseguem levantar e ajudar a campanha. Além disso, pelo financiamento coletivo você tem uma forma eficaz e positiva de apresentar seu projeto, inclusive verificando como ele é aceito pelos consumidores. É um teste de mercado sem custo. Vale também ressaltar a possibilidade de fazer uma pré-venda sem risco ou custo inicial, contando com uma equipe de experts gratuitamente.

Há dois tipos de campanhas: a “Flexível” e “Tudo ou Nada”. Na “Flexível”, o criador da campanha mantém os valores arrecadados mesmo que não atinja o seu objetivo final. Já na “Tudo ou Nada”, o criador da campanha só recebe os valores arrecadados se atingir ou superar a meta estabelecida. Caso não atinja, as contribuições são devolvidas para os contribuidores. Todos nossos projetos têm um objetivo de arrecadação e metas específicas (01 e 60 dias), que não poderão ser alterados uma vez submetidos. E temos um baú de ideais, cheio de informação para ajudar a lançar campanhas e fazê-las um sucesso.

Sempre explicamos para os criadores que o que determina o sucesso do projeto – independente da categoria que ele faz parte – é a garra e dedicação do empreendedor. Para uma boa captação via crowdfunding é necessário muito esforço de divulgação. E também de relacionamento. Na Kickante, o criador conta com uma assessoria gratuita de marketing digital, que o acompanha durante toda a campanha. Isso dá total apoio aos projetos com estratégia, acompanhamento e dicas para que a campanha tenha sucesso. No entanto, o esforço também tem que partir do criador. É preciso investir um tempo diário na divulgação para estimular e fazer com que mais pessoas a colaborem durante o período em que a campanha estiver ativa.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

“Seu Sonho Tem Futuro” ensina a transformar o conhecimento adquirido em um novo empreendimento. Estamos ofertando um prêmio de R$ 35 mil para que alguém possa viver o seu sonho, seja esse qual for: abrir uma empresa, ajudar o próximo, visitar a Europa ou o Vale do Silício, melhorar seu currículo ou qualquer outro objetivo de vida.

Para participar, faça uma foto mostrando a capa do livro. Depois basta postar no Instagram ou Facebook com a hashtag #seusonhotemfuturo. Com esse movimento, desejamos fazer os brasileiros falarem abertamente dos seus sonhos nas redes e com isso, usarem as ferramentas e dicas práticas do livro para serem bem sucedidos. As três fotos mais curtidas serão apresentadas na página da Kickante para votação e a mais votada levará o prêmio.

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