Levantamento de necessidades: ConheƧa bem o cliente

Levantamento de necessidades: ConheƧa bem o cliente

1. ComunicaĆ§Ć£o: Quando utilizar perguntas fechadas
2. Atendimento: CaracterĆ­sticas da qualidade
3. Levantamento de necessidades: ConheƧa bem o cliente
4. Nova ediĆ§Ć£o do portal VendaMais
5. ComentƔrio da semana: JosƩ Cavalcanti
6. Frase da semana: PersuasĆ£o – Benjamin Franklin

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OlĆ”,

JĆ” tivemos, inĆŗmeras vezes, a experiĆŖncia de, em uma palestra ou seminĆ”rio, algum vendedor nos perguntar qual Ć© o segredo do sucesso em vendas. O estilo de perguntas mais freqĆ¼ente Ć©:

– Qual Ć© a maneira mais fĆ”cil de fechar uma venda?
– Qual Ć© a melhor forma de fechar uma venda?
– Qual Ć© a maneira mais rĆ”pida de fechar uma venda?

Temos sempre a mesma resposta para essas perguntas: depende, nĆ£o existe a bala mĆ”gica de prata, a maneira mais fĆ”cil, melhor e mais rĆ”pida de conseguir vender.

Existem milhƵes de formas diferentes e usar apenas um Ćŗnico sistema ou mĆ©todo Ć© bastante arriscado, pois ele nĆ£o funcionarĆ” em algumas situaƧƵes. Existem outros elementos que vocĆŖ pode agregar para enriquecer o seu trabalho.

O especialista Jeffrey Gitomer, da Buy Gitomer, separou 14 estratĆ©gias e princĆ­pios que vĆ£o ajudĆ”-lo a parar de pensar em fĆ”cil, melhor e rĆ”pido, focando sua energia no principal: conquistar a venda.

1. Assim como na vida, tudo comeƧa com sua filosofia.
2. A palavra mais importante que existe em vendas Ć© “vocĆŖ”.
3. Saiba por que vocĆŖ estĆ” vendendo.
4. A venda estƔ na sua cabeƧa.
5. Desenvolva um sistema de crenƧas indestrutƭvel.
6. Desenvolva um egoƭsmo saudƔvel.
7. Seja seu prĆ³prio Papai Noel.
8. Saiba o que vocĆŖ vende do ponto de vista do cliente e nĆ£o do seu.
9. Venda como se estivesse vendendo para sua famĆ­lia.
10. ConheƧa suas vantagens competitivas.
11. As pessoas compram pelas razƵes delas e nĆ£o pelas suas.
12. FaƧa as perguntas certas.
13. Desenvolva as perguntas de forma a fazer com que os prospects pensem sobre eles mesmos, mas respondam sobre vocĆŖ.
14. FaƧa a transiĆ§Ć£o de vendedor para recurso.

Vender Ć© um processo de aprendizagem contĆ­nuo. NĆ£o existe uma Ćŗnica forma certa de vender. Mas se vocĆŖ usar essas estratĆ©gias como sua base, e se concentrar na conquista da venda todas as tĆ©cnicas de vendas que aprender (e colocar em prĆ”tica) serĆ£o muito mais eficazes.

Um grande abraƧo,
RaĆŗl Candeloro
https://vendamais.com.br

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– Quebrando paradigmas
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1) ComunicaĆ§Ć£o: Quando utilizar perguntas fechadas

O que fazer quando o cliente Ć© tĆ£o falante que nĆ£o deixa vocĆŖ falar? O consultor Wilson Mileris recomenda que a tĆ©cnica mais eficiente, nesses casos, Ć© utilizar perguntas fechadas, pois esse tipo de pergunta conduz a conversa. Ɖ como se vocĆŖ assumisse o controle do diĆ”logo, dirigindo a negociaĆ§Ć£o para os tĆ³picos do seu interesse. A pergunta fechada tem por objetivo levar o cliente a responder em poucas palavras as suas perguntas. Exemplos de perguntas fechadas:

– Quem Ć© o felizardo(a)?
– Quem estĆ” querendo mais este produto?
– Qual Ć© a ocasiĆ£o especial?
– De qual o seu marido gostarĆ” mais?
– Onde serĆ” usado?
– Quando vocĆŖ decidiu que teria um?
– Como vocĆŖ gostaria que fosse seu sofĆ” novo, escuro ou claro?
– Quanto tempo falta para o casamento?

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2) Atendimento: CaracterĆ­sticas da qualidade

O consultor Walter Medeiros sugere seis caracterĆ­sticas da qualidade no atendimento ao cliente:

1. Considerar que o cliente vive, durante a compra, um momento de satisfaĆ§Ć£o.
2. Sempre cumprimentar e responder ao cumprimento do cliente.
3. Lembrar que o cliente se encanta quando se sente bem atendido.
4. Levar em conta que sĆ³ se consegue cliente cativo com simpatia, atenĆ§Ć£o e Ć©tica.
5. Atender, todo dia, com a melhor disposiĆ§Ć£o.
6. Observar que o mau atendimento repercute muito mais que o bom atendimento.

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3) Levantamento de necessidades: ConheƧa bem o cliente

Juedir Teixeira Ć© vice-presidente de marketing do Sindicato dos Lojistas e coordenador da CĆ¢mara Setorial de Lojistas em Shopping Center do Rio de Janeiro. Ele explica que, apĆ³s abordar o cliente, com brilho nos olhos e sorriso nos lĆ”bios, o melhor Ć© sondar suas necessidades usando todos os sentidos:

1. Pela forma de apresentaĆ§Ć£o, o vendedor pode identificar o estilo de vida do cliente para oferecer o produto certo.
2. AtravƩs do comportamento do cliente (inquieto, paciente), Ʃ possƭvel descobrir se ele estƔ apressado ou com calma para ser atendido.
3. Identifique o que o cliente realmente procura, fazendo perguntas abertas. Se o cliente diz que estĆ” sĆ³ olhando, pergunte: “Olhando especificamente o quĆŖ? CalƧa ou camisa?”. Se camisa, social ou esporte? Com isso, o vendedor chega ao que o cliente realmente procura.
4. Identificada a necessidade, Ć© sĆ³ conhecer bem o que vocĆŖ vende, para demonstrar seus benefĆ­cios e caracterĆ­sticas e fechar uma excelente venda.

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4) APROVEITE A NOVA EDIƇƃO DESTA SEMANA,

Esta semana, temos nova ediĆ§Ć£o do portal VendaMais entrando no ar. Veja sĆ³ as novidades:

a) Atendimento: Atendimento diferenciado – Dalmir SantĀ“Anna
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41805

b) Carreira: O nĆ£o jĆ” estĆ” garantido – Por Vinicius Pereira
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41806
*MatƩria Golden

c) GestĆ£o: 14 regras para conquistar venda – Por RaĆŗl Candeloro
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41807

d) Marketing: O crescente mercado do consumidor idoso – Por Arnaldo Correa Neto
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41808

e) NegociaĆ§Ć£o: O uso da criatividade no processo de negociaĆ§Ć£o – Por Maria InĆŖs Felippe
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41809
*MatƩria Golden

f) Telemarketing: Dicas de telemarketing – Por Carlos Alexandre Gomes
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41810
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g) Varejo: O multiplicador – Por Moacir Moura
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41811
*MatƩria Golden

h) Vendas: Politicamente correto – Por Alex de Miranda
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41812

*DisponĆ­vel apenas para assinantes dos produtos da Editora Quantum e clientes que adquiriram a revista “VendaMais” nas bancas, com acesso restrito apenas para o mĆŖs de vigĆŖncia da publicaĆ§Ć£o adquirida.

5) COMENTƁRIO DA SEMANA – JosĆ© Cavalcanti

ParabĆ©ns pela Ć³tima revista “VendaMais”, que tem bons artigos e demonstra respeito para com os leitores. HĆ” revistas que se preocupam em editar uma supercapa, mas tem conteĆŗdo fraco, ao contrĆ”rio da “VendaMais”, a capa nem sempre Ć© muito atrativa, mas em conteĆŗdo Ć© nota dez. Um abraƧo, continuem firmes nessa determinaĆ§Ć£o de surpreender seus leitores com Ć³timos artigos.

PARA TERMINAR: PersuasĆ£o – Benjamin Franklin

“Quando vocĆŖ quiser convencer, fale de interesses, em vez de apelar Ć  razĆ£o”

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mande suas idƩias por e-mail ou contribua com sugestƵes, enviando sua mensagem para:
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