Início em vendas

Início em vendas
Olá.

Há alguns dias, recebi um e-mail de um vendedor me pedindo para auxiliá-lo a passar mais segurança aos clientes na hora de fechar uma venda. Ele contou que algumas pessoas costumam achá-lo muito novo e acabam deixando que a pouca idade interfira negativamente na negociação. Identifiquei-me muito com a história desse vendedor, pois, eu mesmo, já passei por isso quando comecei minha carreira. Contei a ele como resolvi essa questão e gostaria de dividir com você a minha experiência. Quem sabe também pode ajudá-lo?

  • A primeira coisa que fiz foi assumir que muita gente poderia me achar novo e passei a lidar com isso sem problemas. Em outras palavras: não deixe que isso o incomode.
  • Passei a me vestir de maneira mais séria, ou seja, esporte fino, no mínimo.
  • Procurei usar vocabulário sem gírias. Português corretíssimo.
  • Procurei ser sério nos primeiros contatos e só usar o humor quando tinha mais intimidade, ou seja, nada de estilo ?garotão?. Sem exageros, lógico. Também não dá para virar uma múmia.
  • Comecei a me concentrar em entender bem o que o cliente precisava e o que o deixaria satisfeito, ou seja, 100% de profissionalismo. Essa palavra é o que mais vale em vendas.
  • Trabalhei mais que os outros. Isso vale para toda a vida, claro, mas é ainda mais importante no início da carreira em vendas.
  • Um último conselho: li os livros de Tom Hopkins e Joe Girard. Ambos foram os melhores vendedores de carro da história e eles dão dezenas de dicas sobre como mostrar o profissionalismo.

Aliás, conhecer o início em vendas de outros vendedores pode ajudar muito você a entender as dificuldades iniciais da carreira e a descobrir formas de solucionar esses problemas. Pensando nisso, a revista VendaMais de outubro traz uma capa bastante especial. Ela fala da primeira vez em vendas de vários vendedores que hoje são referência nacional. Corra até as bancas para descobrir o que eles aprenderam na primeira vez em que efetuaram uma venda. Se você é assinante, melhor ainda, não esqueça de ler essa matéria! Entre as histórias, estão a minha primeira vez e a de Cláudio Diogo, outro palestrante que você confere, nesta semana, na ExpoVendaMais, em Curitiba, PR.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

10 mandamentos da excelência no atendimento

Por Rosival Fagundes

  1. Mantenha o profissionalismo.
  2. Resolva o problema do cliente.
  3. Diga a verdade.
  4. Ouça o consumidor sempre.
  5. Domine a arte da paciência.
  6. Elimine a linguagem corporativa.
  7. Aprimore a arte do atendimento.
  8. Conheça o produto, a empresa e o cliente.
  9. Aprenda sempre.
  10. Encante seus consumidores.

Rosival Fagundes é especialista em marketing, empreendedorismo e gestão de empresas. Além de palestrante e consultor do Sebrae, BA, é coautor do livro Empreendedorismo e gestão mercadológica.
E-mail: [email protected]

Para conferir esse artigo na íntegra, acesse: ?Os 10 mandamentos da excelência no atendimento?, que está disponível na Comunidade VendaMais (http://www.comunidadevm.com.br).

OPINIÃO DO LEITOR

?Parabéns pela revista! Ela é um mecanismo que, sendo usado, é um passaporte para o mercado. Pena que muitas pessoas somente leem e não aplicam, nem ao menos refletem sobre as informações úteis nela expressadas! Quero agradecer a você e seus colaboradores pela brilhante experiência passada para nós, os leitores?
Lindomar Siqueira

PARA PENSAR

?A necessidade é a mãe da criatividade, portanto, jamais devemos nos deixar levar pela falta ou escassez de recursos?
Leitor Danilo de Azevedo

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

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