[Raul Candeloro entrevista] Como freelancers podem ajudar pequenas empresas

26 junho, 2017 6:52 am Publicado por | Deixe um comentário

Não é incomum que área de marketing seja negligenciada pelas empresas, especialmente aquelas de menor porte. O motivo, muitas vezes, é a falta de conhecimento e de capital para formar uma equipe estruturada e investir em ações nessa área. Foi pensando em resolver esse problema que nasceu a Workana, plataforma que faz o intermédio entre pequenas empresas e freelancers para oferecer serviços especializados na área de marketing.

Para entender melhor como essa ferramenta funciona e como ela pode ajudar os empresários que precisam contratar profissionais de marketing, mas não podem formar uma equipe interna, Raul Candeloro entrevistou Guillermo Bracciaforte, co-fundador da Workana. Confira a entrevista e saiba como a proposta da Workana pode ser útil para a sua empresa.

freelancers - workana

Raul Candeloro: O que é exatamente a Workana? Como funciona a plataforma?

Guillermo Bracciaforte: Workana é uma plataforma de trabalho freelance por meio da qual empresários e freelancers podem se encontrar e trabalhar juntos.

O funcionamento é bem simples: o cliente publica um projeto na plataforma explicando o que precisa, e os freelancers enviam suas propostas. O cliente escolhe a que mais gostar, de acordo com a preferência pelo profissional e também com o orçamento que ele dispõe.

Quando a empresa realiza o pagamento, o valor fica retido na plataforma da Workana até o final do projeto, quando o cliente testa e aprova o trabalho realizado, liberando assim o pagamento ao profissional.

Como a Workana pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados especificamente nas áreas de vendas, marketing e/ou atendimento ao cliente?

Quase todas as empresas precisam ter uma área de vendas, marketing ou suporte ao cliente, mas poucas dispõem de recursos suficientes para contratar um profissional especializado.

Principalmente porque, muitas vezes, as empresas têm outras necessidades maiores, como a parte operacional, e acabam se conformando em não divulgar o seu negócio para crescer.

Por meio de plataformas como a Workana, as empresas podem contratar profissionais dessas áreas para divulgar o seu negócio e oferecer suporte aos seus clientes, tudo isso durante o tempo que precisar (pode ser três horas por dia durante todos os dias, ou cinco horas por dia, duas vezes por semana, por exemplo), e sem precisar aumentar a estrutura da empresa.

Ou seja, os empreendedores podem fazer o seu negócio crescer sem aumentar os custos fixos.

freelancers - workana

Você poderia dar um exemplo prático?

Na Workana, temos empreendedores que hoje contratam freelancers para trabalhar em suas redes sociais, precisando apenas de algumas horas de trabalho por semana. Com isso, conseguem ter uma presença muito mais forte na internet e captar mais clientes em potencial, o que consequentemente aumenta as suas vendas. Tudo isso pagando um valor justo, apenas pelo tempo e esforço aplicado.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste serviço?

Todas! Especialmente as PMEs e startups, que, com isso, podem ter mais apoio profissional para alavancar o seu negócio.

Da mesma forma, que tipo de situação sua plataforma NÃO se propõe a resolver?

Contratações fixas. Não é possível contratar um profissional da Workana para trabalhar em regime CLT para uma empresa.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação à contratação de freelancers?

  • Não gastam muito tempo entrevistando profissionais.
  • Algumas empresas dão preferência ao menor preço em vez da qualidade (mas estamos ajudando a mudar isso, inclusive lançamos a ferramenta Calculadora Freela, para ajudar os profissionais a entenderem o quanto devem cobrar de seus clientes).

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

A preferência ao menor preço em vez da qualidade, já que isso muitas vezes faz com que o projeto não saia como o esperado e seja necessário um retrabalho, além de um gasto maior na contratação de outro freelancer mais capacitado.

Baseado na sua experiência, quais seriam suas principais recomendações para quem quer maximizar seus resultados e aproveitar melhor as oportunidades nesta área (freelancers de vendas/marketing)?

Não tenha medo de aproveitar as ferramentas que a internet dispõe para divulgar o seu negócio. Graças à web e também ao trabalho freelance, hoje em dia é possível investir em uma boa campanha de marketing pagando apenas as horas necessárias para a execução do trabalho, e obter excelentes resultados de um profissional especialista em marketing com grande experiência na área.  

freelancers - workana

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes?

Além de sermos a primeira e maior plataforma de trabalho freelance da América Latina e incentivarmos fortemente o trabalho freelance na região, porque acreditamos no talento brasileiro e latino, a Workana é uma plataforma na qual você não precisa pagar para começar a trabalhar.

Qualquer usuário pode se cadastrar no site e começar a trabalhar como freelancer, ou criar um projeto na plataforma para contratar um profissional. É fácil e rápido.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

A mídia é muito amigável com a nova tendência freelance. No geral, concordamos sempre com o que estão falando. Sabemos que hoje existem muitos tipos de empresas que oferecem trabalho independente para as pessoas.

Nosso trabalho como plataforma é dar a entender para a mídia que a Workana tem coisas similares, mas outras bem diferentes das demais empresas. Por exemplo, a Uber é bem diferente no sentido de controle de projetos, já que o freelancer na Workana tem controle quase absoluto sob os projetos que deseja trabalhar. Além disso, o profissional também escolhe o preço e com quem vai trabalhar. Isso não acontece na Uber.

Parece uma diferença menor, mas para nós é muito grande. O pessoal na mídia às vezes pode entender que são todas plataformas para profissionais independentes, o que não deixa de ser verdade, mas nós vamos destacar as diferenças sempre.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre vocês pode encontrar informações e tirar dúvidas?

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

marketingAinda hoje, quem descobre a contratação de pessoas remotas pode desenvolver uma vantagem competitiva que vai fazer uma diferença grande a médio prazo.

Dispor de pessoas confiáveis e de grande talento, independente de onde elas vivem e de onde trabalham, é algo bem difícil de conseguir, mas com a Workana ou plataformas similares é muito mais fácil.

As agências podem ser muito caras para fazer o trabalho de marketing e design que PMEs precisam. Na Workana é possível encontrar pessoas em diferentes partes do Brasil que podem resolver tudo o que você precisa por um bom preço.

Temos clientes como o MisterSalad, que diminuiu os custos de marketing em quase 90% logo que encontrou a Workana, e ele só conseguiu os resultados que queria com a ajuda dos profissionais da Workana. Acho que é a hora de começar!

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Este artigo foi escrito porRaul Candeloro


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