Entrevista: especialista dá dicas sobre finanças pessoais e investimentos para o futuro

23 maio, 2017 1:29 pm Publicado por | 1 Comentário

Em todas as edições da VendaMais, procuramos entrevistar autoridades ligadas a vendas para que você possa extrair informações que o inspirem em seu dia a dia profissional e que contribuam para que você aprimore seu CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) de forma consistente. Desta vez, apesar de o objetivo ser o mesmo, a ideia não é mostrar caminhos para ajudá-lo a vender melhor, mas propor reflexões e trazer dicas a respeito de áreas que nem sempre recebem a atenção que deveriam: finanças pessoais, investimentos e futuro.

Independentemente das políticas econômicas do Governo Federal, a verdade é que você não pode terceirizar a responsabilidade sobre como vai viver quando estiver aposentado. Dependência é uma palavra perigosa – seja lá ao que ela esteja ligada. Portanto, é preciso ter o controle sobre suas finanças pessoais, rever (maus) hábitos de consumo e investir com consistência, conhecimento e olhos para o futuro.

Sabendo disso e pensando em colaborar também para a melhora da sua consciência financeira, convidamos Eliane Metzner, planejadora financeira, palestrante e autora do livro Finanças na prática (Editora KCM) para apresentar uma reflexão sobre o assunto e dar dicas práticas sobre como ter uma relação mais produtiva com o dinheiro e como investir visando o longo prazo. Acompanhe!

VendaMais – Por terem uma profissão em que a renda pode oscilar muito a cada mês, profissionais de vendas precisam ser bons em gerir seu dinheiro. Que dicas você dá aqueles que recebem remuneração variável?

finanças pessoais - Eliane Metzner 2Eliane Metzner O primeiro passo é não comprometer toda a renda mensal, deixar uma parte para administrar, pois como estamos tratando de média, haverá meses com receitas menores.

Para isso, a atenção aos custos fixos é fundamental; não os deixar elevados demais, pois podem trazer preocupações desnecessárias e “gap” de receita/despesa.

O segundo passo é fazer uma reserva. O ideal é depositar uma quantia por mês, mas ela também pode ser construída com os ganhos a mais recebidos em alguns meses.

O recomendado é constituir uma reserva de pelo menos seis vezes a sua renda mensal. Este valor é uma reserva para emergências e desencaixes. Traz maior segurança e administra a ansiedade em meses de menor faturamento.

Quais são os piores erros que profissionais de vendas cometem no que diz respeito ao dinheiro e finanças pessoais?

São vários. O principal é a falta de planejamento – tanto de orçamento como de aquisição de bens. Depois, vem comprometer tudo o que se ganha, parcelar as compras (aumentando o comprometimento mensal e se tornando escravo do salário. Ou seja, quando o dinheiro entra já está todo comprometido. Não há liberdade sobre o seu uso).

Tem, ainda:

  • Trocar de carro, celular, eletrônicos com mais frequência do que o necessário.
  • Não prever os meses de baixa temporada.
  • Excesso de confiança concentrando os negócios em poucos clientes.
  • E gastar toda a reserva em coisas que não são o objetivo.

É tudo questão de atitude.

Como um profissional de vendas deve se preparar para a aposentadoria, em tempos em que os direitos dos trabalhadores estão mudando drasticamente?

A aposentadoria social é utopia. A única segurança que temos é que, até chegar a nossa vez, a aposentadoria será o salário mínimo. Por isso, é essencial fazer um produto de previdência (PGBL ou VGBL) ou ter outras formas de rendas passivas, aquelas que não dependem do trabalho, como por exemplo investir em fundos imobiliários ou comprar imóveis de aluguel.

Outros exemplos:

  • Conheço pessoas que ganham menos de dois salários mínimos e conseguiram comprar quitinetes para alugar, garantindo uma renda mensal.
  • Outro caso é o de um profissional que usava seu carro apenas para se deslocar ao trabalho; ele passou a usar o transporte público e resolveu alugar seu carro para ter uma renda adicional.
  • Uma moça que adora fotografar colocou suas fotos à venda em um site de imagens.

As oportunidades estão em todos os lugares. A questão não é só o quanto você ganha, mas o que você faz com o seu dinheiro e com o seu tempo.

finanças pessoais

 .

Gostou das dicas da Eliane?

Deixe um comentário dizendo o que você faz para cuidar das finanças pessoais e investir no seu futuro.

E confira na edição de maio/junho de 2017 da VendaMais a entrevista completa com a especialista com ainda mais informações.

Leia também:

 


Gostou da matéria, acesse aqui e assine e a VendaMais

Tag: , , , ,

Categorizados em: , ,

Este artigo foi escrito porJoão Guilherme Brotto - Redação VendaMais


1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *