Feedback para vendedores: Checklist para dar feedback inteligente, produtivo e motivador

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Reuniões periódicas de feedback para vendedores são não apenas obrigação e dever de um líder de vendas, mas também uma grande ferramenta de melhoria contínua e motivação da equipe comercial.

Uma boa conversa – franca, aberta, objetiva – é MUITO produtiva e faz com que essas reuniões passem a ser altamente motivadoras.

A energia é alta, a criatividade flui, os vendedores sentem-se valorizados.

Uma boa reunião com seu gerente ou diretor pode ser o ponto alto do mês de qualquer vendedor  numa empresa – se bem conduzida. Se não, passa a ser apenas um entrave burocrático desmotivador, algo que é visto como pura perda de tempo.

Para evitar que isso aconteça, a VendaMais criou um checklist de feedback para vendedorerecomendado para essas horas.

Se você é líder, a ideia é usar essa lista como ‘pauta’, usando a sequência para dar ritmo e foco à conversa.

Se você é liderado, utilize essa sequência para fazer uma apresentação ao seu chefe. Com certeza ele/ela ficará muito impressionado com sua assertividade e profissionalismo.

Feedback para vendedores: checklist prático

  • Comemoração: Quais foram 3 vitórias/conquistas pessoais ou profissionais nos últimos 30 dias?
  • Dificuldades: Quais foram as 3 maiores dificuldades, pessoais ou profissionais, pelas quais você passou nos últimos 30 dias?
  • Prioridades: Quais são as 3 coisas mais importantes sobre as quais precisamos ter 100% de certeza de abordar nesta reunião?
  • Projetos: Quais são os projetos/clientes/oportunidades mais importantes nos quais você está trabalhando? Como está o andamento e quais são os resultados?
  • Decisões: Quais são as decisões mais importantes que você tomou no mês passado? Quais foram os resultados?
  • Revisão de números: % de alcance da meta, mix de produtos/serviços trabalhados, % média de desconto, etc.
  • Conclusões: Analisando esses números, quais as principais conclusões?
  • Melhoria: O que deve ser feito para manter ou melhorar esses números?
  • Ajuda: Quais são as decisões mais importantes que você precisa tomar este mês e como posso ajudá-lo/a a pensar na melhor resposta?
  • Pendências: Quais são as decisões que você NÃO tomou e/ou que está demorando para resolver? Alguma pendência?
  • Sugestões: O que não está funcionando na nossa empresa e pode ser melhorado?
  • Oportunidades: Qual é uma grande oportunidade que você acha que existe na qual ainda não estamos trabalhando?
  • Iniciativa: O que podemos fazer para começar a desenvolver essa oportunidade?
  • Encerramento/recapitulação:
    • Quais são seus principais objetivos para este próximo mês?
    • Quais são as coisas mais importantes a fazer para atingir esses objetivos?
    • Plano de ação

Veja que conversa produtiva acabamos de ter. Melhor ainda: fica tudo documentado, o que permite facilmente recuperar essas informações no mês seguinte, antes da próxima conversa.

Comece a usar este checklist e veja a produtividade das suas reuniões de vendas disparar.

Raul Candeloro

P.S. Em agosto de 2015, os assinantes da VendaMais receberam uma edição digital da revista 100% dedicada ao tema feedback. São 30 páginas de conteúdo exclusivo. Além da revista, os assinantes terão acesso a um video em que Marcelo Caetano e eu debatemos o assunto por quase 30 minutos. Se você deseja ter acesso, seja nosso assinante. Como dar um feedback de verdadepara seus vendedores

VendaMais Digital – 04 – Como dar feedback de verdade para sua equipe de vendas

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