publicado em 25/10/2011
Na semana passada, de 17 a 19 de outubro, tivemos mais uma edição da ExpoVendaMais, o maior evento de gestão em vendas da América Latina. Durante três dias, os participantes puderam conferir tudo o que há de mais novo e prático em ferramentas para conduzir equipes de vendas, bem como para utilizar na própria atuação como vendedor.
Volto a ressaltar que acho uma pena se você não pôde participar, porque com toda certeza teria absorvido, além de ferramentas, muitas grandes ideias para aplicar no dia a dia, da sua empresa.
Então, fica o convite para a ExpoVendaMais 2012 (aliás, já temos reservas antecipadas de lugares para o ano que vem!). Para você se animar, confira um pouquinho do que foi falado no evento e alguns depoimentos de quem esteve presente e aproveitou todas as novidades.
Tendências de mercado
Este foi o tema abordado por Ricardo Neves na primeira palestra do evento: o que esperar da próxima década – quando muita coisa vai mudar, seja por opção das pessoas ou por uma necessidade do planeta à beira de um colapso. Nesse futuro tão próximo, empresas e vendedores terão de se reeducar para produzir e vender mais, de maneira sustentável.
Diferenciação – O primeiro e o último contato da sua empresa com o cliente: sua equipe
Fernando Lucena nos mostrou, de uma maneira bem-humorada, como existem vendedores e empresas que ainda fazem um péssimo atendimento ao cliente, mesmo com tanta informação para aprender a fazer diferente. Além disso, ele ressaltou que de nada adiantam ferramentas, processos e instalações supereficientes e modernas, se não há valorização da equipe que está em contato direto com o cliente, pois é ela quem vai realmente diferenciar o atendimento da sua empresa do da concorrência.
Vendas e marketing na era digital
Uma das grandes lições deixadas por Francisco Britto, ao falar sobre esse assunto, é a de que, em geral, as pessoas têm medo de utilizar as ferramentas tecnológicas por acharem que poderão ser substituídas por elas, enquanto deveria acontecer o contrário – mas de maneira alguma uma ferramenta vai suprir o relacionamento humano. Britto também falou sobre simplicidade, não é só porque, em todo nível de informação, fala-se sobre usar, por exemplo, smartphones e tablets, que você deva entrar na onda. É preciso conhecer a aplicabilidade do objeto, e só então utilizar aqueles que sejam úteis para o seu negócio.
Excelência no relacionamento com clientes
Para encerrar o primeiro dia de fórum, Waldez Ludwig subiu ao palco para falar sobre essa relação. Abordando temas como planejamento, metas, liderança, diferenciação, inovação, entre outros, ele passou por todas as etapas às quais um vendedor deve dar atenção ao se relacionar com os clientes. Sua palestra, além de lições sobre vendas, trouxe também lições de vida, sendo aplaudido várias vezes, em pé, pela plateia.
Indicação
John Jantsch, no segundo dia de evento, além da simpatia ao ficar no estande da loja da Editora Quantum para autografar seus livros e tirar fotos com os participantes, deu um show de conhecimento em vendas. Ele falou sobre como as empresas e seus vendedores podem vender – e ganhar! – muito mais, utilizando as indicações (o boca a boca) de clientes satisfeitos, como estratégia de vendas.
Gestão em vendas – Liderança e processos/Equipes e clientes
Juntamente com Marcelo Caetano e Fábio Fiorini, na tarde do segundo dia do evento, fiz um workshop para falar sobre os pontos que envolvem uma gestão de vendas eficaz. Ressaltamos, entre outras coisas, a questão do posicionamento de uma empresa, porque se você não souber quem é, onde está e para onde quer ir, não há estratégia de vendas que funcione. Por isso, ter um posicionamento claro é o primeiro passo para gerenciar uma força de vendas eficiente.
Mudança e inovação
Com chave de ouro! Foi assim que Mario Sergio Cortella encerrou o ciclo de palestras da ExpoVendaMais 2011, trazendo ensinamentos e exemplos práticos que levaram os presentes a refletir sobre como lidam com os riscos e desafios naturais dos processos de mudanças. Com a pergunta: “Qual é a tua obra?”, repetida várias vezes na palestra, ele nos estimulou a pensar sobre o que fazemos com as nossas vidas: vivemos no presente e aproveitamos as oportunidades ou vivemos com os pés no passado, deixando a vida acontecer sem tomarmos as rédeas?
Bem, isso é só uma pequena pincelada do valioso conteúdo que a ExpoVendaMais proporcionou a quem participou – imagine então, a quantidade de ensinamentos e práticas levadas pelos mais de 500 participantes que estiveram no fórum! Por isso, no ano que vem, não quero que você fique de fora. Então, vá se programando, pois já estamos pensando em como preparar nossa sétima edição, ainda muito melhor!
Um abraço!
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
Visite a loja www.editoraquantum.com.br, que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram para o crescimento profissional.
São revistas, áudios, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.