Epicom cria plataforma para gestão de marketplaces

compra online plataforma de gestão de marketplace

Software permite disponibilizar produtos em múltiplos ambientes, realizar gestão de estoque e preços e é moldável aos padrões específicos de cada empresa contratante

Criada por profissionais do mercado digital, a maioria de varejo e alguns desenvolvedores de software, a Epicom surgiu da vontade de criar uma plataforma para gestão de marketplace escalável. O desafio era suportar um grande volume de dados e ao mesmo tempo dar vida a um produto flexível, capaz de se movimentar na velocidade que o mercado muda.

Hoje a Epicom transaciona 40 milhões por me e atende alguns dos principais players de varejo do mercado. E tem um audacioso objetivo: trazer o mundo físico para esse negócio, que de acordo com Dannyel Filgueiras, CEO da Epicom, está cada vez mais consolidado no Brasil. Confira a seguir como funciona a plataforma e dicas para usar o marketplace com todo o potencial que ele pode proporcionar.

O que vocês oferecem exatamente na Epicom? Como o seu serviço é diferente das outras empresas similares no mercado?

A Epicom é uma plataforma para gestão de marketplaces capaz de disponibilizar produtos em múltiplos ambientes. Ela realiza gestão de estoque e preço, se adaptando às regras e padrões específicos de cada um.

Num ecossistema onde não existe um padrão definido, utilizar nossa plataforma otimiza o tempo do vendedor, que tem que lidar com um painel de controle único, ao invés de um para cada marketplace que aderir.

Por ser um software independente, não precisa consumir informações de catálogo de nenhum outro sistema por integração. Isso torna muito rápido o processo de ativação (não há a complexidade técnica envolvida). Essa característica está fortalecendo nossa presença com o varejo físico e industrias, atendendo inclusive os que não desejam administrar um comercio eletrônico e concentrar sua atividade on-line em marketplaces. 

Alguns dos principais canais, inclusive, estão bastante orientados na inclusão deste perfil de seller (lojista de rua), pois é uma escala mais ampla do que somente daqueles com presença on-line. Exatamente aí está um de nossos grandes diferenciais: Ajudar na estruturação das informações de catálogo.

Como nosso time é oriundo do varejo, entendemos a importância de um bom cadastro para agilizar não somente o processo de aprovação do canal, como também para que o item ganhe relevância em alguns algoritmos de busca dos mesmos. Isso traz resultado mais rápido, gerando satisfação com a experiência.

Costumamos também atuar no onboarding, oferecendo um kit de boas práticas para cadastro e, eventualmente, colocando a mão na massa junto com o seller para estruturar a informação. A primeira carga massiva em nosso sistema é realizada por nosso time de suporte, que procura trabalhar com SLAs curtas para deixar tudo pronto!

Dannyel Filgueiras: CEO da Epicom, plataforma de gestao de marketplace
Dannyel Filgueiras: CEO da Epicom, plataforma de gestão de marketplace

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a Epicom pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

Exatamente pela característica de acompanhar o vendedor num momento tão importante, o de organizar as informações de produtos. Apesar de parecer simples, entendemos este como um fator indispensável para que o resultado ocorra. A HP, por exemplo, mundialmente conhecida pela qualidade de seus produtos, nos elegeu para uma de suas mais desafiadoras missões no Brasil: aumentar a exposição e melhorar sua presença e disponibilidade em alguns dos principais marketplaces brasileiros.

A estruturação de atributos dos produtos, junto a outras estratégias, foi fundamental para alcançar a relevância que a marca exige.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Toda e qualquer empresa que comercialize produtos ou serviços consumidos em marketplaces, de pequeno, médio ou grande porte. Não há restrições. Os canais querem a cauda longa, os sellers especializados. Tem muita oportunidade de escalar resultado!

Da mesma forma, que tipo de situação a Epicom NÃO se propõe a resolver?

Nós atendemos as demandas de vendedores que desejam disponibilizar seus catálogos em marketplaces, mas não os que precisam especificamente de um e-commerce. Para esses casos, costumamos recomendar alguns parceiros.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação ao uso eficiente de marketplaces?

É preciso ter uma estratégia bem definida e boa compreensão sobre quais canais poderão ser mais eficientes para o tipo de produto do vendedor. Partindo dessa premissa, outro ponto relevante é compreender que o resultado é fruto de um trabalho que começa com um bom cadastro. Leva algum tempo, não é instantâneo! Costumamos observar erros básicos de cadastro sendo repetidos, o que gera reprovação para subir o catálogo por parte do marketplace e frustra o vendedor.

Além disso, é importante estar atento à disponibilidade de estoque para não vender algo que não será entregue. Pois isso gera frustração por parte do consumidor final e queda na relevância da loja junto ao canal.

Esse é um negócio que necessita de acompanhamento próximo. É fundamental que se tenha o cuidado que uma operação como esta exige. Operando com boas ferramentas de gestão e atenção, o resultado vai acontecer!

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Não controlar o estoque é um pênalti. Se acontecer muito, coloca a loja em um ciclo negativo de reputação, o que vai desqualificando o vendedor na busca. E, por consequência, gera cada vez um número menor de pedidos. Isso vai tornando a experiência negativa para ambos, portanto, é um cuidado fundamental!

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a marketplace. Por onde ela deve começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

  • Mapear os canais e estabelecer relacionamento e acordo comercial com eles!
  • Depois disso, é importante ter bem definido o conceito de produto e SKU, para estruturar as variações de um item, produzir conteúdo com boas imagens, ficha técnica, texto promotor e todos os pontos relevantes de cadastro que já mencionei aqui.
  • Além disso, especificar uma pessoa responsável ou um time para “ser dono” do projeto.
  • E por fim, pesquisar e definir ferramentas que atendam a necessidade do negócio e, principalmente, que ofereçam suporte ágil para auxiliar nesta tarefa.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre o assunto do uso dos marketplaces com as quais claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

Considero dicas sempre validas, contato que as fontes sejam confiáveis.

Assim sendo, é preciso ter bom senso para apurar as informações e aprender com elas. Muito se fala deste tema, por isso consuma conteúdo de boas fontes. Compreenda e aplique aquelas que se encaixam melhor.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Epicom pode encontrar informações e tirar dúvidas?

Através de nosso site. Por lá divulgamos mais detalhes de alguns cases interessantes e disponibilizamos conteúdos relevantes em nosso blog. Nossos canais de relacionamento também estão disponíveis através do preenchimento de formulário e telefones.

Para saber mais

Leia também

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima