Entrevistas

27 março, 2012 12:00 am Publicado por | Deixe um comentário
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Entrevistas

Uma das colunas que mais tem feito sucesso ultimamente em nosso site é a de Entrevistas. Toda semana entrevisto o autor de um livro sobre vendas, motivação ou gestão e publico no site: www.vendamais.com.br/entrevistas#anteriores

Já tive o prazer e a honra de entrevistar:

Antônio Braga, autor de Quer vender bem, deixe de ser vendedor:
www.vendamais.com.br/artigo/51017-antonio-braga.html

José Ricardo B. Noronha, autor de Vendedores vencedores:
www.vendamais.com.br/artigo/51068-jose-ricardo-b-noronha.html

Alessandra Assad, autora do livro Atreva-se a mudar:
www.vendamais.com.br/artigo/51069-alessandra-assad.html

Roberto Recinella, autor de Eu sou o obstáculo:
www.vendamais.com.br/artigo/51070-roberto-recinella.html

Raul Marinho, autor de Prática na teoria:
www.vendamais.com.br/artigo/51038-raul-marinho.html

Oscar Schild, autor de Crônicas de um grande vendedor:
www.vendamais.com.br/artigo/51021-oscar-schild.html

Eugênio Sales, autor de As 60 ações inteligentes para o sucesso:
www.vendamais.com.br/artigo/51020-eugenio-sales.html

Em todas as entrevistas, questiono quais são as principais lições contidas nos livros, quais conselhos o autor daria para quem está começando na carreira, peço dicas para quem já é veterano, pergunto quais foram as situações mais engraçadas pelas quais os autores passaram, quais são as “verdades” que eles discordam… enfim, cada entrevista é, por si só, uma sucessão de grandes lições de sucesso na vida e no trabalho, resumidas de maneira rápida e interessante.

Muita gente tem recomendado para amigos e colegas, usando os botões do Twitter, do Facebook e do Google+. Claramente, um uso bem mais inteligente das mídias sociais do que muita coisa que temos visto por aí…

As entrevistas estão todas disponíveis, gratuitamente, em: www.vendamais.com.br/entrevistas#anteriores

Recomendo a leitura desse material por todos que queiram melhorar seus resultados – em 15 minutos você será capaz de extrair no mínimo três boas ideias de cada entrevista.

Essa é mais uma forma de cumprirmos com a nossa missão aqui na Quantum, de inspirar e desenvolver pessoas para que atendam melhor e vendam mais com atitude, paixão e entusiasmo, promovendo o trabalho de excelentes profissionais do Brasil. Leia, aprenda, comente e compartilhe!

A entrevista desta semana é com Roberto Vieira Ribeiro, autor de Assim é que se faz. Você pode lê-la clicando aqui: www.vendamais.com.br/artigo/51071-roberto-vieira-ribeiro.html

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S.: Se você é autor de algum livro da área e gostaria de ser entrevistado por mim, por favor, envie um e-mail para raul@editoraquantum.com.br

ENTREVISTA

Confira, a seguir, entrevista exclusiva com Roberto Vieira Ribeiro.

ARTIGO DA SEMANA

A arte de fazer vendas extras todos os dias

Por Evaldo Costa

Você deseja fazer pelo menos três vendas extras por dia e ganhar uma boa grana adicional? Se a resposta foi positiva, então continue lendo este artigo, pois ele dará boas dicas para que você alcance essa meta. O tema trabalhado é melhor explorado em meu livro cujo título é Como garantir três vendas extras por dia”, da editora Campus/Elsevier. Portanto, caso queira se aprofundar, não perca tempo e leia-o atentamente antes que seu concorrente o faça.

Em primeiro lugar você deve se lembrar de que vender é ciência e arte. Ciência porque o profissional de vendas precisa conhecer profundamente as características de seu produto ou serviço, assim como as técnicas recomendadas em todas as etapas do processo de vendas.

A arte é a forma como o profissional de vendas deve se comportar para que as expectativas do cliente sejam superadas. Imagine uma pessoa que irá fazer uma cirurgia plástica para corrigir a estética do nariz. O cirurgião precisará dominar os conhecimentos técnicos da medicina (ciência), mas precisará igualmente ter habilidade (arte) para que o nariz do paciente fique exatamente como ele deseja.

Imagine que a maior parte do comércio investe uma fortuna em dinheiro e esforços de marketing para levar os clientes até a loja. Você não pode perder a oportunidade de dar o seu melhor quando estiver com ele em sua frente. Lembre-se sempre de que prospectar é algo trabalhoso, difícil e oneroso. Então, trate de atender bem o cliente e fazer a venda, pois a próxima chance poderá demorar a surgir.

Quando realizar a venda do produto principal, pense que conseguiu apenas alcançar o primeiro degrau, pois a sua meta deve ser vender no mínimo mais três itens que compõem ou acompanham o produto. Por exemplo, se você vendeu um carro, deve vender seguro, licenciamento, garantia estendida, acessórios, como CD player, tapetes protetores do motor e tudo mais que puder. Muitas vezes o vendedor ganha mais dinheiro nos itens adicionais do que na venda do item principal.

Para fazer vendas extras, você precisa se preocupar em aprimorar as competências necessárias para se tornar um campeão. Lembre-se de que para ser um profissional completo em vendas é preciso deter conhecimento, habilidade e atitude de vencedor. Conhecer os princípios de vendas, dominar as melhores técnicas de cada etapa, desenvolver habilidades pessoais e alinhar-se com os processos é condição “sine qua non” para todos que desejam triunfar na profissão.

Fica um alerta para aqueles que pensam que ser bem-sucedido em vendas requer sólida formação universitária: isso não é verdade; o consultor de vendas deve se preocupar em ser bem informado e não necessariamente em ser formado. Querer vencer é o primeiro e mais importante passo na caminhada para o topo.

O profissional de vendas deve ser disciplinado, ter metas próprias e iniciativa para buscar os recursos necessários para suas conquistas. Para vencer na profissão é preciso pensar em longo e não em curto prazo. É como disse Brian Tracy: “A habilidade de disciplinar a si mesmo para adiar a gratificação de curto prazo, para desfrutar de recompensas maiores em longo prazo, é o requisito indispensável para o sucesso”.

Finalmente, lembre-se de que um ótimo profissional de vendas deve possuir motivação própria e ardente desejo de vencer. Em condições adversas, deve se lembrar sempre de que “quem quer alcançar o topo da montanha não pode dar importância às pedras do caminho”.

Pense nisso.

Evaldo Costa é diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, escritor, consultor, conferencista e professor.

O texto acima foi publicado no Blog VendaMais. Se você quer obter outras dicas, textos relevantes, práticos e diretos como esse ou, ainda, enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br, inscreva-se e publique seus artigos!

OPINIÃO DO LEITOR

Olá, Raúl, sempre recebo as newsletters da VendaMais e estou aprendendo muito com elas. Eu amo vender! Hoje fui aprovado em uma entrevista de emprego, tenho um novo desafio em frente. Fazendo uma autoavaliação, acho que me sai muito bem, superei as minhas expectativas, tudo isso graças às leituras que sempre faço. Parabéns pelo seu trabalho.

Eliseu Santos

PARA PENSAR

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na Terra está cumprida: se você está vivo, não está”.
Richard Bach é um escritor americano, autor do livro Fernão Capelo Gaivota.

Mande suas ideias ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br

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