Encontro marcado

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Olá.

Está chegando a hora de mais um encontro Small Giants Brasil (SGB). Para quem ainda não conhece o grupo, trata-se de uma reunião que fazemos em São Paulo com empresários que não estão focados no crescimento desordenado, que desejam alcançar a excelência, procurando contratar e reter colaboradores motivados, com processos eficientes, diferenciais competitivos, bom relacionamento com a comunidade, clientes fidelizados e rentabilidade acima da média.

Tudo começou com o estudo do americano Bo Burlingham, editor da consagrada revista de negócios Inc. Ele pesquisou a fundo o comportamento de empresas que optavam pela excelência, em detrimento do crescimento desordenado, e as batizou de Small Giants (pequenas gigantes, em português). Nós, da Editora Quantum, fomos até os EUA conhecer o conceito e fechar parceria. Hoje, representamos essa comunidade internacional no Brasil.

No nosso próximo encontro, que acontece nos dias 1 e 2 de março na Integração Escola de Negócios, em São Paulo, daremos início a um novo processo de transformação de empresas em Pequenas Gigantes. Juntos, Fábio Fiorini, especialista em branding e meu parceiro na Editora Quantum, eu e mais 25 empresários vamos trabalhar os dez passos necessários para que as Pequenas Gigantes realmente se diferenciem perante os clientes, saindo do ambiente de hiperconcorrência e vendendo mais, com maior valor e rentabilidade.

Para isso, usaremos a lógica do decálogo do cliente, ou seja, as dez maneiras que toda empresa que não é focada em preço baixo e pretende ter um diferencial competitivo no mercado pode utilizar. Para explicar um pouco sobre cada mandamento desse decálogo, acompanhe abaixo o que normalmente um cliente que se motiva por outros diferenciais que não preço (a esmagadora maioria, acredite!) diria ou pensaria ao procurar um produto ou serviço:

  1. Confiança – “Quero confiar que estou comprando algo que realmente vai resolver o meu problema”.
  2. Valor – “Quero pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar”.
  3. Significado – “Quero que você entenda que o produto ou serviço que estou adquirindo é importante para mim”.
  4. Contribuição – “Quero que você contribua com causas que me importem”.
  5. Conexão – “Quero fazer parte de um grupo de pessoas com ética, valores e princípios iguais aos meus”.
  6. Descoberta – “Quero ser surpreendido positivamente”.
  7. Atendimento – “Quero ser atendido por profissionais que entendem do assunto, gostam do que fazem e demonstram prazer em me atender”.
  8. Agilidade – “Quero ser atendido prontamente e sem demoras”.
  9. Encantamento – “Quero poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas”.
  10. Atenção – “Quero que você me valorize e me faça sentir especial”.
  • Algum cliente seu já fez perguntas como essas a você ou a outro vendedor da equipe?
  • Como você ou esse vendedor respondeu ao cliente?
  • Que ações sua empresa aplica para colocar em prática esses diferenciais?
  • E a pergunta mais importante que você deve fazer a si mesmo: esses diferenciais realmente existem e são fortes na organização ou fazem parte do temido “papo de vendedor”?

É com o objetivo de ajudar a solucionar falhas na relação e comunicação com o cliente e reconhecendo que não existem respostas prontas, mas sim a necessidade de debater problemas e encontrar soluções, que realizamos os encontros Small Giants. Cada participante traz suas questões e participa de palestras, seminários e dinâmicas que nos ajudam, como grupo, a pensar nesses problemas e encontrar soluções. Mas, mais que isso: nessas reuniões, encontramos formas criativas para se diferenciar no mercado.

Se você ainda não é uma Small Giant e gostaria de fazer parte desse grupo, entre em contato com Fábio Fiorini pelo e-mail: [email protected] ou, se preferir, converse com ele pelo telefone: (11) 2123-7800. Você também pode visitar a comunidade do Small Giants Brasil pelo endereço: www.smallgiantsbrasil.com.br e obter mais informações.

Um abraço, boa$ venda$ e nos vemos em São Paulo!

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro

P.S.: se você se interessou pelo Decálogo do Cliente, também há uma outra opção para conhecê-lo. Assine a revista Liderança, que aborda formas de liderar a empresa para o caminho da diferenciação, dando a real atenção aos clientes, funcionários e demais parceiros da sua organização.

Saiba mais sobre a Liderança no site: www.lideraonline.com.br ou entre em contato com nossa central de atendimento pelos telefones: 4004-0174 (capitais) ou 0300 789-2010 (demais localidades).
 

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

7 dicas para o vendedor construir uma carreira de sucesso

Por André Silva

  1. Atitude positiva – É importante pensar, imaginar e desenhar sua carreira como um vencedor, mas não esqueça: é preciso agir, criar coragem e assumir responsabilidades. Você é o protagonista de uma história que pode ser vencedora, vai depender exclusivamente das suas atitudes para que isso aconteça. Você realmente almeja isso?
  2. Planejamento – Organize algumas perguntas abertas que façam o cliente falar das suas necessidades e desejos, crie duas argumentações para as principais objeções impostas pelos clientes, pesquise no site da empresa dados que fortaleçam sua argumentação, esteja com seu visual impecável, aprenda a ouvir com atenção e sem interromper, segure a ansiedade quando estiver demonstrando o produto/serviço e seja simpático e agradável. A melhor maneira de transmitir segurança para o cliente é quando estamos preparados e equilibrados emocionalmente. Então, planeje todas as suas vendas e seus resultados, no fim do mês, serão excelentes.
  3. Atualização constante – A informação é a ferramenta mais poderosa para o vendedor potencializar sua carreira profissional. O mercado está sempre mudando, os clientes estão bem informados, a concorrência está “acirrada” e, se o vendedor não acompanhar esse ritmo, vai ficar para trás perdendo vendas e achando que o mercado está ruim, que a empresa não o valoriza, etc.
  4. Metas audaciosas e definidas – As metas podem ser alcançadas, mas é preciso alguns ingredientes: não desanimar quando não fechar a meta do dia, gerenciar o tempo focando o cliente, aumentar o número de prospecção visando sempre a qualidade do contato, fazer pós-venda constantemente, realizar uma ligação a mais por dia, ler uma mensagem motivacional antes de visitar o cliente e ter alguém de confiança para vibrar com os resultados positivos. Mude sua atitude mental, pois o seu maior adversário pode ser você mesmo.
  5. Não perca o rumo – Muitas pessoas irão passar no seu caminho, mas preste atenção naquelas negativas que procuram colocar você para baixo, que são as invejosas, que não brilham e não deixam você brilhar. Com muita sutileza, afaste-se delas e busque pessoas que estejam na mesma sintonia que você, assim seus objetivos serão alcançados com maior tranquilidade. O mais importante é você não perder o foco, tenha claro aonde pretende chegar e visualize isso todos os dias, essa é uma ferramenta poderosa para construir uma carreira vitoriosa em vendas. 
  6. Construa uma marca – Construir uma imagem positiva no mercado leva anos, mas um simples deslize pode manchar sua carreira. Então, cuidado com as atitudes perante clientes, fornecedores, comunidade, amigos e colegas. A palavra-chave é adquirir a confiança das pessoas e procurar não desapontá-las.
  7. Motivação – Combustível para o sucesso, ela vem de dentro para fora e, para isso acontecer, você precisa estar conectado a resultados tanto de vendas quanto metas pessoais, como ascensão na carreira, atender cada cliente como se fosse o único do mundo, planejar para ser o número um do departamento e ajudar os colegas com seus conhecimentos. Não desamine, aprenda com adversidades: isso também traz experiência e sucesso na sua vida pessoal e profissional.

André Silva é palestrante de motivação e vendas.
E-mail: [email protected]
Site: www.palestranteandresilva.com.br

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como André Silva, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

“Cada vez que leio o assunto da matéria Pare de se lamentar da falta de tempo (capa da edição de junho/2010), vejo que já evoluí muito, mas ainda tenho muito a melhorar – meu perfeccionismo e incapacidade de dizer não. Chegarei lá! A VendaMais para mim é um mantra para não voltar com antigos hábitos e me atualizar.”
Carlos Nishiyama – Nacional Company

PARA PENSAR

“Não esqueça e não deixe ninguém na sua empresa esquecer que a atividade de vendas é uma atribuição da força de vendas, mas a missão de vender é uma responsabilidade de todos!”
Luis Paulo Luppa

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