E-commerce: Como o foco pode aumentar suas vendas online

Muitos e-lojistas chegam na internet pensando que ela é o paraíso das vendas. E ela pode mesmo ser, mas há algumas questões que precisam ser bem analisadas antes de sair vendendo tudo pela web…

Você pode vender o que você quiser na internet – desde que esteja tudo regulamentado, claro -, mas e-commerces não são como supermercados, onde você vende produtos de limpeza e alimentos no mesmo lugar. “Ahh, mas o Submarino vende livros e celulares”, você pode dizer. Sim, mas eles são peixes muito grandes – e presumo que você não tenha chegado lá ainda. Vamos com calma, amigo.

O que vender no seu e-commerce?

Certamente, a sua loja já tem um nicho de mercado, e dentro desse nicho, existe uma gama de produtos que você pode vender. Na hora de fazer a escolha de quais e quantos produtos você vai efetivamente ter disponíveis em sua loja virtual, lembre-se: menos é mais!

Não compre uma ou duas unidades de cada produto visando a variedade. Não faz sentido você gastar tempo e energia fazendo anúncio, descriação, foto, vídeo, de um produto que vai ter uma vida curta na sua loja, pois ele tem apenas uma unidade.

Pare e pense: Dessa forma, você gastará o mesmo tempo com um produto que vende 20 unidades e outro que vende apenas UMA. Muito errado, não é mesmo?

A lógica, então, é simples: invista em produtos que você pode comprar maiores quantidades, isso já pode lhe garantir descontos com fornecedores. Promova este produto, mostre para os clientes porque eles precisam dele e porque precisam comprar na SUA loja. Foque.

Quando se quer ter sucesso vendendo pela internet ter esse produto é fundamental. Tão fundamental que nós temos um termo especifico para esse tipo de produto, chamamos de Produto Estrela, que é o produto com melhor custo-benefício da sua loja, o produto que nenhum cliente deve comprar de outra loja, a não ser da sua.

Claro que seu e-commerce não vai ter apenas um produto, mas não tenha uma variedade tão grande no ínicio. Do que adianta ter camisetas de todas as cores, se você não tem todos os tamanhos de cada uma? Como você vai adivinhar qual o tamanho dos clientes que vão querer a camiseta azul e dos que vão querer a vermelha? E a amarela? E a verde?

Isso não aconteceria se você tivesse apenas camisetas azuis e vermelhas, pois você teria todos os tamanhos de cada cor. Neste vídeo nós explicamos detalhadamente o que é um produto estrela. Assista:

Mas, atenção, estude o mercado e escolha muito bem em qual produto você vai focar, pois a ideia aqui não é ficar com produtos encalhados. Veja o que os clientes estão procurando, evite produtos que já estejam saturados no mercado e avalie com seu fornecedor o quanto você consegue barganhar comprando quantidades maiores. Por último, não esqueça: menos produtos, mais opções!

E se o seu problema é a falta de um nicho de mercado, vale a pena assistir o vídeo abaixo e saber como escolher um:

E aí, preparado para conquistar o sucesso com seu e-commerce?

Marcio EugenioMarcio Eugênio

Formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico, atua no mercado de tecnologia desde 1997 e é um dos sócios da D Loja Virtual, em que é responsável pela área comercial e de marketing.

Imagem: Designed by Freepik

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima