Dicas fundamentais para quem está começando a empreender

Na semana passada fui entrevistado por Jerônimo Mendes, amigo pessoal e um dos maiores especialistas em empreendedorismo do Brasil.

Jerônimo é autor de vários livros sobre o assunto (Empreendedorismo para Jovens, Manual do Empreendedor, entre outros) e vai lançar em breve um site inovador na área (aguarde mais novidades!). Ainda não posso contar nada, mas prometo avisar quando seu novo site ficar pronto e já vou adiantando: está ficando excelente e não tem nada parecido no Brasil.

Em relação à nossa entrevista, a última pergunta que Jerônimo me fez foi: “qual grande dica eu daria para quem está começando a empreender”.

Esse é o tipo de assunto que eu não consigo dar só uma dica, então criei uma lista. Veja o que você acha (e se colocaria algo mais na lista).

Dicas fundamentais para quem está começando a empreender:

  • Defina claramente seus VALORES e como eles influenciarão tudo que será feito na nova empresa.
  • Defina claramente qual vai ser seu Posicionamento e quais vão ser seus diferenciais.
  • Defina claramente qual é o seu PCI – Perfil do Cliente Ideal.
  • Defina claramente qual é o problema que você ajudará seu PCI a resolver.
  • Use todas as formas possíveis de comunicar-se com seu PCI.
  • Desenvolva sempre novos canais de vendas.
  • Prospecte novos clientes o tempo inteiro.
  • Ouça sempre o cliente – faça pós-venda e use o que aprender para se adaptar rapidamente.
  • Cobre bem e valorize seu trabalho, seus produtos, seus serviços.
  • Não tenha vergonha nem medo de ser muito lucrativo. Você merece. O lucro de hoje permite realizar os projetos de amanhã!
  • Invista em marketing educativo. Eduque seu cliente e ensine-o a comprar melhor, a reconhecer qualidade, a ser mais exigente.
  • Procure sempre trabalhar com os melhores.
  • Terceirize sempre que puder tudo que não seja realmente necessário fazer internamente.
  • Mantenha o foco e aprenda a dizer ‘não’ a tudo que não estiver alinhado com seus Valores, seu Posicionamento, seu PCI.
  • Divirta-se no processo.
  • Nunca pare de aprender e de tentar coisas novas. Empreender é estar confortável na zona de desconforto.
  • Nunca se esqueça de que a família e sua saúde física, mental e espiritual são as coisas mais importantes da sua vida.

E você, o que acha? Qual dica daria para alguém que está começando a empreender? Clique aqui  e poste seu comentário!

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

Entrevista

Sérgio Buaiz e Raúl Candeloro conversam sobre como reconhecer e evitar as picaretagens. Confira a matéria Marketing Multinível x Pirâmides

Artigo da semana

Tipos de Compradores – Sob o Ponto de Vista dos Vendedores

Por Julio Cesar S. Santos

Como lidar com compradores que não se comunicam? Como ser ouvido? E com as pessoas dominadoras? 

Durante os anos em que desenvolvi atividades comerciais em várias empresas fabricantes de bens de consumo, certamente me deparei com inúmeros tipos de compradores que marcaram sua presença positivamente e outros, infelizmente, nem tanto. No meu caso, vender poderia até ser bem divertido não fosse alguns “tipos” que encaramos no nosso cotidiano. Mas você pode melhorar seu relacionamento com essas pessoas, basta seguir as seguintes estratégias: 

A) PESSOAS QUE NÃO QUEREM SE COMUNICAR. São aqueles sujeitos de quem é difícil arrancar uma frase inteira. Costumam comunicar-se apenas por monossílabos. Para lidar com eles: faça sempre perguntas abertas – aquelas que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”. Então sente perto da pessoa em questão e espere pela resposta. Não perca a paciência e resista a tentação de responder você mesmo à pergunta. 

B) PESSOAS QUE NÃO QUEREM LHE OUVIR: Demonstram não estar dando a mínima atenção ao que você está dizendo. Geralmente estão muito ocupadas e não param o que estão fazendo para ouvi-lo. Ou então são do tipo “distraído” e não conseguem assimilar o que foi dito. Para lidar com elas: ao passar seu recado, peça para a pessoa repetir o que você disse, para ter certeza que ela entendeu e, se for necessário, passe o assunto por escrito. 

C) PESSOAS QUE NÃO SABEM DIZER NÃO: Não são assertivas. Dizem que podem cumprir determinada tarefa e, ao final do prazo, ficará provado que não tinham tempo ou competência para tal. Esse tipo é bastante perigoso, pois pode causar sérios problemas não só para eles próprios, mas também para seu trabalho e para toda a empresa. Para lidar com elas: faça você ou sugira ao seu chefe que reveja a lista de atribuições dessa pessoa. E passe para ela um trabalho em que possa manter-se com afinco até terminá-lo, sem interrupções. Isso dará a ela confiança para recusar outros trabalhos que não façam parte de suas atribuições. 

D) PESSOAS QUE TENTAM DOMINAR: Gostam de controlar ou se mostrarem superiores. Também são pessoas perigosas, pois são vistas por outros como “corajosas” ou “espertas” servindo de mau exemplo. Para lidar com elas: antes de tudo, mantenha a calma. Lembre-se que geralmente esse tipo de pessoa é, na verdade, pouco autoconfiante, e é a insegurança que a faz agir dessa maneira. 

E) PESSOAS QUE DIZEM UMA COISA, MAS TENCIONAM, OU FAZEM OUTRA: Não são nem um pouco confiáveis, pois não se sabe o que esperar delas. 

Para lidar com elas: não arrisque, coloque tudo no papel. Assim terá provas para mostrar quem está falando a verdade. 

F) PESSOAS QUE PENSAM QUE SABEM TUDO SOBRE TUDO. São as “donas da verdade”. São teimosas como mulas e, normalmente, é difícil fazê-las verem que não estão certas. E quando isso acontece, pode ter certeza que não se darão por vencidas, pois colocarão a culpa em outra pessoa. Para lidar com elas: não entre no seu “jogo”. Só rebata com veemência quando tiver certeza do que está falando. Outra maneira de lidar com esse tipo é dando a ela a chance de se tornar uma expert em alguma área específica, deixando-a de fora das outras áreas da empresa. 

OBSERVAÇÃO: É claro que os seres humanos tendem a ser muito mais complexos do que apenas esses “tipos” apresentados aqui. Porém, acreditamos que as personalidades descritas acima representam uma parcela substancial do que o vendedor irá encontrar no seu dia de trabalho. 

Julio Cesar S. Santos – (www.comunidadevendamais.com.br/artigo/ver/4142/tipos-de-compradores-sob-o-ponto-de-vista-dos-vendedores)

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Opinião do leitor

A revista VendaMais este mês tá um arraso.
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Para pensar

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