Por Leandro Branquinho
Comprei uma camisa. Uma semana depois, recebi uma ligação da Vanessa, a vendedora. Ela disse:
– Branquinho, tĂŽ ligando sĂł para saber se a camisa ficou boa. O senhor ficou satisfeito?
– Sim, ficou Ăłtima. Muito obrigado! – eu respondi.
– Ah, que Ăłtimo! TambĂ©m quero te agradecer por ser cliente aqui da loja, tĂĄ bom? – ela emendou.
– Que legal, gostei!
Assim que desliguei o telefone, me veio um pensamento:
âEsse Ă© um Ăłtimo exemplo de ligação para se fazer no Dia do Cliente. Ă simples, simpĂĄtico, barato e tem um alto poder de deixar o cliente com um sorriso no rosto.â
(Foi assim que a Vanessa me deixou ao final da ligação.)
Dia 15 de setembro Ă© o Dia do Cliente!
Uma Ăłtima oportunidade para entrar em contato com seus clientes para fazer um agradecimento.
Caso vocĂȘ nĂŁo tenha preparado nada em sua empresa atĂ© agora, faça uma curva A, B, C de seus clientes e:
- Separe 15 clientes A (aqueles que mais compram e dĂŁo mais lucratividade).
- Separe 10 clientes B (aqueles que compram com uma certa frequĂȘncia, mas nĂŁo estĂŁo entre os melhores compradores)
- Separe 5 clientes C (aqueles que raramente compram).
E telefone para todos os 30 para fazer um agradecimento ou dar os parabéns pelo Dia do Cliente.
â Mas atenção, este Ă© apenas um plano de emergĂȘncia.
Caso sua empresa não tenha preparado nenhuma ação comercial para este dia, não tente vender nada para esses 30 clientes. O seu objetivo deve ser apenas conquistar um sorriso através do telefone.
VocĂȘ pode tambĂ©m utilizar: e-mail, SMS, WhatsApp, bilhetinhos de agradecimento dentro das sacolas de compras, acrescentar um doce ou um outro snack junto Ă s compras que forem feitas no dia, enfim… SĂŁo muitas possibilidades de causar uma Ăłtima impressĂŁo.
Apenas tome cuidado para que as mensagens de agradecimento tenham entusiasmo e, de preferĂȘncia, que nĂŁo sejam genĂ©ricas. Imprima o DNA de sua empresa na mente de seus clientes. Personalize as mensagens.
E para o ano que vem, jĂĄ coloque em sua agenda uma ação mais arrojada com materiais impressos, anĂșncios no site, em redes sociais… Tenha em mente que o clima de datas comerciais podem trazer mais alegria para o ponto de venda. E alegria, acredite, tem um alto poder de gerar novas vendas.
â Ah! TrĂȘs semanas apĂłs a ligação, a Vanessa me ligou para avisar que chegaram novidades na loja. Eu estava por perto quando ela telefonou e fiz mais uma compra.
Obs.: o Dia do Cliente foi criado originalmente pelo gaĂșcho JoĂŁo Carlos RĂȘgo. Hoje, 15 de setembro, Ă© data oficial na maioria dos estados brasileiros.
Leandro Branquinho
Vendedor, publicitĂĄrio e instrutor de atendimento e vendas e colunista da revista VendaMais.