Qual é sua estratégia para vender mais?
Você tem aquela carta, geralmente escondida na manga, que o diferencia da concorrência, ou é apenas mais um entre os milhares de vendedores anônimos espalhados pelo Brasil?
Lincoln Gomes da Costa, representante da grife Morena Rosa, no Rio de Janeiro, não só tem essa carta como não a esconde de ninguém. “Minha estratégia é fazer a diferença”, conta Lincoln, que capacita gratuitamente os vendedores. “Realizo workshops sobre vendas, atendimento e vitrine para os vendedores e gerentes das lojas onde atuo. Esse trabalho, feito em uma, duas horas, é um dos diferenciais que trazem resultados”.
Achou pouco?
Espere até conhecer a cartada final do Lincoln.
Em agosto do ano passado, ele reuniu 150 vendedores de 45 lojas para um treinamento de moda e vitrine em um hotel carioca. Sem cobrar nada dos participantes e arcando com parte dos custos, Lincoln promoveu um desfile técnico em que as peças da grife paranaense e os detalhes de produção eram apresentados aos participantes. “O desfile foi um sucesso”, resumiu o vendedor.
Mas o que o chefe do Lincoln pensa sobre a iniciativa?
“Acreditamos no projeto dele, por isso uma equipe composta de profissionais das áreas de vendas, marketing e criação foi até o Rio de Janeiro. Apesar do ineditismo, a atividade foi muito proveitosa, já que notamos um aumento no volume das compras feitas pelos clientes que participaram do evento”, disse o gerente de vendas Leandro Rogério, que vai aperfeiçoar o treinamento criado por Lincoln e irá levá-lo para outras praças de atuação da empresa.
Sem falsa modéstia
“Tenho todas as características de um supervendedor. Sou determinado, motivado e persistente. Amo desafios, por isso não consigo descansar até atingir todas as minhas metas, além disso, amo o que faço”, finaliza Lincoln, que sinaliza algumas dicas para os vendedores que querem se destacar como ele: “Desenvolver um laço de amizade com o consumidor é fundamental para a fidelização dele. O atendimento de qualidade e o envolvimento com o empreendimento de seu cliente são pontos cruciais para uma parceria de longo prazo”.
Reportagem publicada originalmente na VendaMais de janeiro de 2009, por Mateus Redivo