Descubra por que os melhores vendedores estão saindo de sua empresa

entrevista de desligamento

Por Raul Candeloro

A entrevista de saída (ou de desligamento) é uma conversa que se tem com funcionários que optaram por deixar voluntariamente a empresa. Em vendas, ela pode ser especialmente importante para descobrir porque os melhores vendedores estão saindo e deixando a empresa.

Temos visto que poucas empresas têm um processo estruturado de:

  • Realizar as entrevistas de saída;
  • Coletar as informações decorrentes da conversa;
  • Analisar essas informações para encontrar possíveis tendências ou alertas;
  • Tomar decisões com base nessa análise.

Então resolvemos criar um questionário para ajudar gerentes e supervisores da área comercial a fazerem esse trabalho corretamente.

Recomendações para entrevistas de desligamento efetivas

  • Recomenda-se que a entrevista seja feita por um outro departamento/pessoa sem contato direto diário com a pessoa (RH, por exemplo).
  • Algumas empresas podem optar por fazer o questionário on-line. Isso facilita, reduz custos e estimula que a pessoa respondendo seja mais franca e honesta nas respostas.
  • Recomenda-se que o questionário seja respondido no máximo 48 horas após a pessoa ter pedido para sair. O ideal mesmo é que a entrevista seja realizada na última reunião do funcionário com o RH.
  • O questionário é aplicado apenas a pedidos de demissão voluntários. Ou seja, quando o funcionário toma a decisão de sair. Se a pessoa está sendo demitida o questionário não é aplicado.
  • Os resultados das pesquisas deveriam ser tabulados e discutidos trimestralmente, visando análise de possíveis falhas a serem melhoradas.

entrevista de desligamento

Roteiro para fazer a entrevista de saída

  • Nome
  • Data
  • Cargo
  • Data de admissão
  • Qual é o principal motivo da sua saída?
  • Além dessa, existem outras razões que o levaram a sair?
  • Alguma coisa em especial fez com que reforçasse seu desejo de sair?
  • Fale um pouco sobre as funções que vinha desempenhando.
  • Você sente que tinha as condições necessárias para atingir suas metas de vendas? Por favor, explique.
  • Como essas condições poderiam ser melhoradas?
  • Você acha que recebeu treinamento adequado suficiente para cumprir sua função?
  • Quanto tempo seu superior imediato passava diretamente com você por semana?
  • Você acha que o feedback que recebia do seu superior imediato era adequado para ajudá-lo a atingir suas metas?
  • O que seu líder poderia fazer para melhorar seus resultados na gestão da equipe?
  • Você acha o sistema de remuneração da empresa justo? Ele recompensa de maneira adequada os esforços dos vendedores?
  • O que você acha do sistema de estabelecimento de metas da empresa? Elas são estabelecidas e comunicadas corretamente?
  • Você recebeu uma proposta para ir trabalhar em outro local? Se sim, aonde e qual a proposta salarial?
  • Se você pudesse melhorar 3 coisas na função que está deixando, quais seriam essas 3 coisas?
  • Se você pudesse melhorar 3 coisas na empresa que está deixando, quais seriam essas 3 coisas?
  • De zero a dez, qual seria a nota que daria para a empresa que está deixando?

Veja que com essas perguntas a empresa também “aprende” com a saída de um funcionário. Muitas vezes, esses profissionais vão lhe dar boas e importantes dicas do que precisa ser mudado e/ou melhorado na empresa e na equipe.

Reconheça essa oportunidade de aprendizado para incentivar a sua cultura de melhoria contínua!

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