Desafio de vendas – parte 2

Desafio de vendas – parte 2

Olá.

Na semana passada, fiz um desafio às equipes de vendas. E fui surpreendido!

Estou acostumado a ter, felizmente, bastante participação de vocês, contando histórias, emitindo opiniões e dividindo comigo os desafios do dia a dia. Mas, dessa vez, não foi o que aconteceu.

A participação foi muito menor, o que me levou a pensar em duas hipóteses:

  1. Não me expressei claramente e, consequentemente, a mensagem não foi compreendida.
  2. Os vendedores de todo o Brasil estão com dificuldades para colocar a criatividade para fora, para fugir da rotina do dia a dia e pensar: o que mais posso fazer? Onde posso ir além?

Como não posso permitir que nenhuma das duas hipóteses aconteça (quero que você me compreenda e minha principal função é estimular o seu desenvolvimento, e não deixá-lo cair na zona de conforto), resolvi compartilhar com você algumas das respostas que tivemos, como um incentivo para você criar desafios a si mesmo e a sua equipe de vendas. Garanto que isso trará resultado muito rápido. Vamos lá:

  • Prospectar 5 clientes novos por dia durante uma semana.
  • Atingir no mínimo 7% da meta todos os dias durante um mês (note que, ao final do mês, se você trabalha 5 dias por semana, terá superado a meta).
  • Vender todo o mix de produtos e serviços da empresa a um cliente.
  • Reverter 3 clientes insatisfeitos da empresa no mês.
  • Preencher todo o cadastro dos clientes que atender desse mês (sei que muitos vendedores acabam não perguntando informações necessárias por pressa ou até mesmo vergonha. Que tal desafiar a sua equipe a fazer isso?).
  • Montar uma lista com perguntas que podem ajudá-lo a fazer o correto levantamento de necessidades e, consequentemente, vender mais.
  • Não pedir desconto durante dois meses (Difícil? Porém uma boa lição – e extremamente necessária!).
  • Fazer um relatório sobre os preços e as estratégias de venda da concorrência (material importantíssimo para você e sua equipe irem além da concorrência).
  • Focar as vendas desse mês em apenas um nicho de mercado (esse desafio, se você atende muitos nichos, ajuda a entender melhor como gerencia quando olha a sua carteira com menos clientes. Muitas vezes, por incrível que pareça, isso aumenta as vendas!).

Agora é com você: que outros desafios alguém na sua equipe já criou ou que você pode criar para aumentar as suas vendas e de toda a equipe e o amor pela profissão? O que um verdadeiro profissional de vendas pode/deve fazer para ter direito a colocar na estante um troféu de supervendedor ou uma medalha simbolizando que ele faz parte da elite em vendas? Coloque agora mesmo sua criatividade para funcionar – e nos conte! Mande um e-mail para: [email protected]

Ah, e antes que algum vendedor pense: “Isso é coisa para o gerente de vendas fazer, é função dele”, quero dizer que estou falando também com você, vendedor! Todo mundo pode agregar algo diferente para a sua rotina de trabalho e para os demais profissionais. Isso, além de um baita exemplo do que é trabalhar em equipe, ainda ajuda você a se comprometer mais com o que faz e a trazer mais retorno às suas vendas. Pense nisso!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
 

DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas

Quando perguntamos a qualquer empresário, presidente, diretor, gerente, supervisor ou chefe o que ele mais deseja de seus colaboradores, a resposta é imediata: “Gostaria que eles fossem mais comprometidos”.

Mas afinal o que é de fato “ser uma pessoa comprometida”?  Veja as 10 coisas que nos disseram:

  1. Uma pessoa comprometida procura sempre colocar-se no lugar das outras, sentir o que as outras sentem.
  2. Uma pessoa comprometida faz tudo com atenção aos detalhes. Ela presta atenção em tudo o que faz, detalhe por detalhe.
  3. Uma pessoa comprometida termina o que começa, não deixa as coisas pela metade.
  4. Uma pessoa comprometida vem com solução, e não com mais problemas quando tem uma tarefa a cumprir.
  5. Uma pessoa comprometida pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber.
  6. Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários.
  7. Uma pessoa comprometida não vive dando desculpas por seus atos nem procura culpados pelos erros cometidos.
  8. Uma pessoa comprometida não vive reclamando da vida e falando mal das pessoas. Ela age para modificar a realidade.
  9. Uma pessoa comprometida não desiste facilmente. Ela não descansa enquanto não resolver um problema. Ela vai atrás da solução.
  10. Uma pessoa comprometida está sempre pronta para colaborar com as outras. Ela participa. Dá ideias. Você pode contar com ela.

E você, é uma pessoa realmente comprometida?

João Paulo Contessoto é vendedor e publicou o texto acima na Comunidade VendaMais.

Se você quer obter outras dicas relevantes, práticas e diretas como essas ou enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br e inscreva-se! Para ler o artigo de João Paulo na íntegra, acesse a Comunidade e leia o texto 10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas.

OPINIÃO DO LEITOR

“Raúl,
Obrigado pela mensagem, especialmente pelas informações precisas e pertinentes ao Dia dos Pais. As informações que você tem me enviado são extremamente úteis e fundamentadas. Você tem sido um canal de aperfeiçoamento profissional para todos os leitores da revista VendaMais”.
Janes Santos

PARA PENSAR

“O melhor vendedor é aquele que cria amigos o tempo todo e, apesar disso, eles ainda compram com ele”
Marcelo Ortega
 

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima