A felicidade está ao nosso alcance. Vamos aproveitar tudo de bom que a natureza e a vida nos oferecem.
Sobre o que trata exatamente seu livro Os Bípedes Também Deixam Rastros? Qual seu público-alvo e a grande mensagem?
Esse livro é uma coletânea de textos inéditos. Aborda vários temas. O titulo da crônica que o intitula – “Como se livrar de um executivo incômodo”, conta histórias de bons executivos que foram demitidos devido a sua visibilidade e ciúmes profissionais do chefe. O meu público-alvo não se restringe a administradores porque as histórias são autênticas e podem ser lembradas por qualquer profissional.
Qual a primeira coisa que você gostaria que alguém fizesse ao terminar de ler o livro? Por onde começar?
O livro pode ser lido aos poucos. Ao terminar, gostaria que o leitor sorrisse ao se lembrar que ele próprio passou pelas situações descritas. Prestará, assim, mais atenção a suas atitudes.
Como você começou na área de Desenvolvimento Comportamental?
Sou professora e comunicadora. Publiquei crônicas, entrevistas, reportagens. Trabalhar com desenvolvimento comportamental – palestras e oficinas – foi uma consequência natural de meu trabalho como headhunter.
Referências
Quais são seus livros de negócios ou autores preferidos?
A minha leitura é eclética. Leio porque gosto e aprendo. Não tenho autores preferidos, mas já li muito. Ultimamente, gostei muito do “Na toca dos leões”, sobre o w/Brasil e o mundo da publicidade.
Sobre Liderança
Qual é o maior erro que você nota nos líderes ao motivar suas equipes hoje em dia?
Não prestar atenção nas críticas e sugestões das próprias equipes. Outro erro é não perceber que às vezes não basta insistir em vender, é preciso fazer um recall do produto ou melhorar alguns aspectos.
Porque você acha que tantas reuniões e treinamentos são chatos ou improdutivos? O que poderia ser feito para melhorar isso?
Preparar uma agenda com duração razoável e enviá-la com antecedência aos participantes, evitando surpresas e controvérsias. Monitorar as reuniões para evitar excessos de piadas e histórias. Nos treinamentos, abordar situações simples e de fácil abordagem; os participantes perdem o interesse rapidamente.
Qual seu treinamento, palestra ou aula mais memorável, a que mais lhe marcou?
Uma palestra no ambiente luxuoso do banco central. O objetivo era transmitir uma visão positiva do futuro para os funcionários que provavelmente recomeçariam a vida e o trabalho em outras situações.
Qual a situação mais desastrosa ou engraçada que já ocorreu numa das suas palestras/eventos ou treinamentos?
Uma oficina sobre inteligência emocional na associação de administradores de imóveis: não sabia manipular o power point, não me deram suporte e acabei trabalhando sozinha 12 horas em 3 dias, sem nenhum mérito.
Conselho: que grande conselho ou dica você daria para alguém que quer melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida, focando principalmente em Desenvolvimento Comportamental?
Melhorar o seu autoconhecimento, estudar sempre, prestar atenção aos outros, escutar, fazer um trabalho voluntário.
Algum último recado que queira dar aos nossos leitores?
A felicidade está ao nosso alcance. Vamos aproveitar tudo de bom que a natureza e a vida nos oferecem.
Informação de contato:
- Site: www.lillypaesbarreto.com.br
- Facebook: Lilly Paes Barreto ou [email protected]
- Linkedin: [email protected]
- E-mail: [email protected]
Lilly Paes Barreto é administradora de empresas, licenciada em letras: UFRJ, graduada em comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda. Planeja e realiza palestras e cursos in-company, de pequena duração, abertos, fechados e à distância, direcionados para: otimizar o trabalho do staff, obter uma qualidade melhor de vida e diminuir problemas de relacionamento.