Comunicação: 10 dicas para fazer uma apresentação de sucesso

1) Mitos em vendas – A verdade sobre quatro deles
2) Comunicação – 10 dicas para fazer uma apresentação de sucesso
3) Confira os novos artigos publicados no site VendaMais
4) Mantenha a motivação
5) Comentário da semana: Alan Santiago
6) Frase da semana: Perfeição – Michelangelo

Olá.

?Nem todas as águas dos oceanos, nem todos os perfumes do mundo
limparão a cor e o cheiro da sua traição
?. Shakespeare (Macbeth)

Uma das coisas mais dolorosas que pode acontecer na vida de um ser
humano é ser traído. A dor da traição ocorre em grande parte pela
surpresa, ou seja, somos traídos por alguém que não esperávamos que
fizesse isso conosco. Alguém em quem investimos, depositamos nossa
confiança e, ingenuamente, achávamos que seríamos correspondidos.
Quando isso não acontece, vêm a surpresa e a decepção, depois a
tristeza e finalmente a dor e a constatação da nova realidade.

Na área comercial, é comum se falar sobre ?fidelidade? de clientes.
Especialistas como Reichheld dizem que o termo está completamente
errado. O correto seria falar de lealdade de clientes, porque fidelidade é
coisa de amor, laços eternos, juramentos, etc. Outros especialistas
(Sérgio Almeida é um deles) defendem o contrário: que é correto, sim,
falar sobre fidelidade comercial.

Seja qual for sua opinião, a verdade é que todos nós já passamos pela
situação de fazer tudo o que um cliente quer e investir nele, só para
levar uma rasteira. Falta de ética, mentiras, cinismo… sim, isso também
acontece no mundo das vendas (infelizmente). E dói também. É uma dor
diferente da traição amorosa, logicamente, mas incomoda muito.

Estamos procurando histórias como essas para a VendaMais. Histórias
de vendedores que foram ?traídos? por clientes. Não estamos falando
dos que trocaram de fornecedor porque encontraram um preço melhor,
condições de pagamento melhores, etc. Isso faz parte do jogo e
do dia-a-dia do profissional de vendas. Perder clientes de vez em
quando é normal. O que estamos falando é de sacanagem mesmo ?
clientes que, na maior cara-de-pau, passam a perna no vendedor e
queimam a relação para sempre.

Se você tem uma história dessas, vamos adorar ouvi-la (tente ser
breve). Mande um e-mail para: [email protected] até o dia
17/09 e nos conte o que aconteceu.

Abraço e boas vendas (de preferência com clientes leais e fiéis),

Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br


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para: (11) 3323-7596.
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1) Mitos em vendas ? A verdade sobre quatro deles

1. No mercado, sempre há lugar para bons profissionais
Verdade: não existe mais lugar para os bons, só para ótimos! Seja um
craque para se destacar.

2. Os clientes não são mais fiéis
Verdade: os clientes não têm tido motivos para serem fiéis. Portanto, dê
razão para que eles sejam. Quem é bem atendido é fiel.

3. Qualquer um sabe vender
Verdade: vender agora é assunto para profissionais. Acabou a era do
amadorismo em vendas. É preciso estudar, ler e fazer cursos. Todos nós
precisamos nos aperfeiçoar na arte de vender.

4. Quem espera sempre alcança
Verdade: quem espera vai ficar esperando. O mundo não é mais de
quem sabe, e sim de quem faz. Cada vez mais, o que farão diferença
será a atitude e o desejo das pessoas.

Eduardo Tevah é bacharel em Administração de Empresas com
especialização em Gestão de Equipes, além de empresário, palestrante
e autor de livros.
Visite o site: www.eduardotevah.com.br

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2) Comunicação ? 10 dicas para fazer uma apresentação de sucesso

    1. Controle o medo e a insegurança antes de começar a falar com seus
      ouvintes. Esses sentimentos são freqüentes e atacam quando você
      menos espera.
    2. Estabeleça os objetivos de sua fala, dizendo por que está fazendo a
      apresentação.
    3. Pesquise bem o assunto que irá abordar. Mergulhe no tema e tente
      estabelecer vínculos com sua própria vivência. Não poupe tempo ou
      esforços e obtenha o máximo de dados que puder.
    4. Planeje e organize a apresentação, dividindo-a em: introdução,
      desenvolvimento e conclusão. Logo no início da fala, transmita imagem
      positiva, aparência adequada e atitude madura e equilibrada, pois a
      introdução é o momento em que se conquista e ganha a confiança do
      público.
    5. Adéqüe a linguagem ao tipo de público. Não adianta falar bonito ou
      utilizar palavras sofisticadas se as pessoas não entenderem.
    6. Lembre-se de que o processo de comunicação é dividido em verbal
      e não-verbal e que, segundo pesquisas, a linguagem não-verbal
      (expressão facial, corporal e a inflexão da voz) equivale a 93% do
      processo de comunicação e a linguagem verbal (palavras) somente
      a 7%.
    7. Utilize bem os recursos audiovisuais. Pesquisas revelam que
      apresentações são mais efetivas quando são usados recursos visuais
      como retroprojetor, projetor multimídia, etc.
    8. Seja simples, mas eficiente.
    9. Tenha autoconfiança, fale com emoção e acredite em você e no
      tema que irá expor.
    10. Fale com entusiasmo sempre.
      Anderson Rocha é pesquisador do comportamento humano e especialista em Comunicação Verbal e Não-verbal, além de professor e conferencista.

Visite o site: www.andersonrocha.com.br


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1° CONGRESSO BRASILEIRO E 2º CONGRESSO GAÚCHO DE
REPRESENTANTES COMERCIAIS
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O Sindicato dos Representantes Comerciais de Caxias do Sul realizará,
nos dias 26 e 27 de setembro deste ano, o 1° Congresso Brasileiro e 2º
Congresso Gaúcho de Representantes Comerciais no Intercity Hotel em
Caxias do Sul, RS. O tema de qualificação do evento será: a principal
ferramenta de vendas é o representante. Para mais informações, ligue
para: (54) 3028-6223 ou acesse o site: www.sirecom.com.br
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3) Confira os novos artigos publicados no site VendaMais

Atenda bem ao telefone e os resultados virão

O lado sombrio da força do marketing

Você é uma pessoa criativa? – Parte I

4) Mantenha a motivação

Quando se quer motivar a equipe de vendas, muitas empresas apelam
para uma daquelas palestras-show ou planos de incentivo. Entretanto,
as melhores equipes se mantêm sempre motivadas. Confira algumas
dicas para você motivar seu grupo:

    • Se possível, pague um salário ? Vendedores que só recebem comissão
      sofrem um estresse muito grande, o que pode gerar vários problemas de
      saúde, faltas no serviço e turnover elevado. Tente pagar um salário que
      seja bom o bastante para dar a eles uma certa segurança todos os
      meses, mas que, ainda assim, gere a necessidade de se conseguir uma
      boa comissão.
    • Veja o pacote inteiro ? Mostre a seus vendedores que a empresa se
      importa com eles e que reconhece seu esforço de vendas com
      benefícios: 14° salário, parcerias com planos de saúde e academias de
      ginástica ou um simples ?obrigado?. Tudo isso conta, e muito, tanto para
      manter a motivação da organização como para evitar que os talentos
      queiram sair dela.
    • Treine seu pessoal ? Mostre a seus vendedores que você valoriza a
      carreira deles. Pague cursos de vendas, estimule-os a fazerem aulas de
      línguas ou pós-graduação.
    • Respeite as regras do jogo ? A melhor maneira de desestimular sua
      equipe de vendas é estabelecer uma meta impossível de ser atingida ou,
      pior, criar uma meta para a qual seus vendedores se esforçam para
      atingir e quando eles estão quase chegando lá, você a altera. Respeite
      seus vendedores e não mexa nas regras do jogo.


Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de consultoria e treinamento de gestores e co-fundador da National Association for Employee Recognition (Associação Nacional para Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso estão 1001 Maneiras de Premiar seus Colaboradores e Faça o que Tem de Ser Feito. É presença confirmada na ExpoVendaMais 2008.   

5) Comentário da semana ? Alan Santiago

?Se a Amazônia é o pulmão do mundo, a revista VendaMais tem sido e
sempre será o pulmão dos vendedores. Nela, sempre encontramos
aquele fôlego que precisamos na hora H. Um forte abraço a todos que
fazem parte dessa Amazônia.?

6) Para terminar: Perfeição ? Michelangelo

?Detalhes fazem a perfeição e perfeição não é um detalhe?

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enviando sua mensagem para: [email protected]
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