Como o profissional liberal pode vender seus serviços?

Vendedor de serviços: seja a embalagem do que você vende e capriche nela, pois isso irá influenciar na decisão de compra do seu cliente

Embora seja comum ouvir dizer que vender isto ou aquilo é tudo a mesma coisa, a venda de serviços não só é diferente da de produtos como também é mais difícil e trabalhosa.

Pense comigo: o que é mais fácil ? vender um automóvel com cheiro inebriante de novo, pintura cintilante na cor desejada e um motor sereno capaz de embalar nossos sonhos ou um serviço do tipo ?sem?? Sem forma, sem cor, cheiro, imagem, embalagem…?

O vendedor de carros tem o produto ali presente, tangível, que pode ser visto, sentido e tocado pelo cliente. Se a cor do automóvel dos sonhos dele for verde, é só caminhar dentro da loja e o sonho será concretizado. O mesmo pode ser feito em relação à cor ou tipo de cobertura para o estofamento.

Agora, imagine que você é um expert em restauração de obras de arte. Como você poderá mostrar a qualidade do seu serviço aos colecionadores? Como eles vão lhe confiar uma obra que vale alguns milhões de reais com base apenas na sua conversa?

Você não acha que a diferença entre os dois tipos de vendas está clara agora? Enquanto um já tem um produto palpável para vender, você, vendedor de serviços, precisa usar sua criatividade para tornar esse produto tangível aos olhos do cliente. De que forma isso pode ser feito?

Você é a embalagem do produto! A primeira coisa que seus clientes irão avaliar é sua imagem. Até que não consiga dar uma forma real ao serviço que está oferecendo, você será olhado como a embalagem do serviço que vende. Sua imagem, postura e forma de falar serão julgadas pelo cliente que a partir das conclusões que tirar, aceitará ou não negociar com você. Assim, cuide da sua apresentação pessoal.

Antes de sair de casa, pegue sua pasta e se olhe no espelho, que é seu maior crítico. Qual é a mensagem que ele está lhe passando? Confie na sua intuição e faça o que ela diz.

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