Como incentivar a equipe de vendas?

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Como incentivar a equipe de vendas?

Olá.

Faltam 6 dias para a ExpoVendaMais 2010 e já temos 454 inscritos!

Hoje, quero debater um assunto polêmico e delicado com você: qual é o limite entre uma reunião para incentivar vendedores e uma humilhação pública?

Uma grande empresa do ramo de bebidas foi condenada a pagar uma indenização de R$16 mil por dano moral a um de seus ex-vendedores. A empresa foi processada porque obrigava seus funcionários a cantar hinos de guerra, até mesmo com palavrões, no início da jornada de trabalho. A decisão foi dada pela 2º Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Distrito Federal.

O que você, pensa a respeito de uma decisão como essa? O que, para você, vale na hora de incentivar os funcionários, o que te motiva? E o que, definitivamente, não funciona? Como sua empresa costuma fazer isso?

Muitas vezes, na tentativa de colocar brilho nos olhos de seus vendedores, os gerentes acabam extrapolando a dose e fazendo o inverso. Por outro lado, há funcionário que fica esperando a primeira mancada de um gerente para falar mal dele e processar a empresa. Como evitar que situações como essas aconteçam?

Participe dando sua opinião! Você pode ser um dos próximos a publicar um depoimento na revista VendaMais. E, mais que isso, pode ajudar sua empresa e muitas outras a encontrarem um caminho para incentivar seus funcionários, sem desagradá-los, sem exceder limites. Envie um e-mail para: [email protected].

P.S.: quer conferir na prática o que os especialistas Paul Spiegelman, Luiz A. Costacurta, Walter Longo, Edison Talarico, Fábio Fiorini, João Baptista Vilhena e cerca de 500 empresários, gerentes e vendedores pensam sobre o incentivo à equipe de vendas? Então, venha participar da quinta edição da ExpoVendaMais, que acontecerá na semana que vem, em Curitiba. Restam poucas vagas para conferir de perto esse evento, que tem como objetivo trazer dicas e informações para você aumentar a rentabilidade de sua empresa (há alguma dúvida de que os funcionários interferem diretamente nesse ponto?). Para mais informações, acesse o site: www.expovendamais.com.br.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

As 7 chaves de ouro para motivar uma equipe de vendas

Por Diego Berro

Confira, a seguir, sete atitudes que você pode tomar para motivar os vendedores de sua empresa:

  1. Busque, primeiramente, o autoconhecimento e desenvolva suas competências comportamentais, como a habilidade de comunicação e o relacionamento interpessoal.
  2. Deixe claro aonde você pretende chegar. Além disso, é importante mostrar para a equipe os desafios que precisam ser superados.
  3. A flexibilidade e a humildade são habilidades-chave para exercer a liderança de uma equipe de vendas. É fundamental se relacionar com o grupo, respeitar as diferenças e desenvolver estratégias motivacionais específicas a cada vendedor e à equipe.
  4. Forneça e solicite feedbacks. Em vez de mencionar as pessoas, refira-se aos resultados ou aos comportamentos. Avalie os indivíduos de uma forma positiva, destacando as virtudes, qualidades e méritos de seus vendedores e colaboradores.
  5. Disponibilize aos seus profissionais de vendas as ferramentas e as tecnologias necessárias para o bom desenvolvimento de suas funções.
  6. Crie um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu funcionário. Proponha alvos reais e dê incentivos, prêmios e brindes por metas alcançadas. Isso irá gerar mais vendas devido à sustentação do tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.
  7. E, principalmente, conquiste um alto grau de confiança, prestígio, respeito e autoridade. Como líder, seja congruente. O alinhamento do discurso às atitudes é fundamental para mobilizar o grupo a alcançar as metas.

Diego Berro é palestrante e treinador em vendas.
Visite o site: www.diegoberro.com.br.

Esse texto foi extraído da Comunidade ExpoVendaMais. Lá, estão publicados alguns conteúdos para fomentar discussões entre os participantes e fazer um aquecimento para o evento, que acontecerá a partir do dia 19 de outubro. Garanta já a sua inscrição para a ExpoVendaMais 2010 e participe desse grupo. Para saber mais, visite o site: www.expovendamais.com.br.

OPINIÃO DO LEITOR

“A estrutura do local, a qualidade dos palestrantes e o nível dos participantes fazem da ExpoVendaMais o melhor evento dos quais já participei. Três dias de imersão nos tira daquele pensamento rotineiro e dos problemas operacionais do dia a dia para nos fazer pensar a empresa de forma ‘macro’, a médio e a longo prazos. Nunca havíamos feito um planejamento estratégico. Depois da ExpoVendaMais, nos reunimos e elaboramos um plano de ação focado na busca pela excelência no atendimento aos nossos clientes. Passamos a promover treinamentos internos, estabelecemos metas, modelos de cobrança, avaliação e incentivos. Depois de três meses, decidimos mensurar os resultados das práticas adotadas. Nossas vendas haviam aumentado em 80% no período!”
Letícia Sampaio Ferreira – Proprietária da Divinor Divisórias, Forros e Luminárias

PARA PENSAR

“Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis”
René Descartes

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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